QUANDO OS SABORES SÃO UMA ARTE

Em Lamego a gastronomia é uma Arte e uma Festa. Uma grande parte dos pratos e da doçaria tradicional tem uma história velha de séculos e as suas receitas passaram de geração em geração. Muitos dos doces mais conhecidos e apreciados tiveram origem nos conventos e foram criados no segredo dos deuses.

bôla-de-Lamego

É essa sabedoria e essa arte que as gentes de Lamego se orgulham de possuir. Por isso uma refeição tradicional, acompanhada de um bom vinho, é sempre um privilégio e uma satisfação para quem aprecia o mais autentico da gastronomia típica.

0_big

Para petiscar é obrigatório saborear as bolas. De presunto, fiambre, vinha d’alhos, frango, atum, sardinha ou bacalhau, cai sempre bem. O presunto e os enchidos desta terra, bem conhecidos em todo o país, constituem também um excelente aperitivo.

cabrito

Para a refeição principal, o ideal é o cabrito assado com batatas e arroz de forno. Este é o prato mais representativo da gastronomia lamecense. Também se pode optar pelos milhos com entrecosto, pelas trutas de escabeche, ou, para quem aprecia a caça, coelho assado no forno.

 Coelho assado no forno

À sobremesa, vale a pena provar uma tarte de maçã, um biscoito da Teixeira,  ou um doce de ovos.

 Doçaria conventual no Museu de Lamego

Qualquer que seja a ementa escolhida, para acompanhar é imprescindível um bom vinho maduro da região, seja tinto ou branco. Nos dias de festa, um brinde com uma taça de espumante natural aqui produzido dá o toque de requinte a qualquer refeição.

Fuimados de lamego

… e um cálice de Vinho do Porto vai saber bem a qualquer hora…..

PRATOS TÍPICOS

Cabrito com batatas assadas

Coelho assado no forno

Trutas de escabeche

milhos com carne de vinha d’alhos

PETISCOS

Bolas de presunto, fiambre, vinha d’alhos, frango, atum, sardinhas e bacalhau

Presunto com azeitonas

Queijinhos

Carnes de porco fumadas

Enchidos

Gastronomia-Douro

DOCES

Peixinhos de chila

Doce de ovos

Pão-de-ló

Pasteis “Lamegos”

torta de lamego

VINHOS

Branco e tinto de mesa

Espumantes naturais

Vinho do Porto