Távora-Varosa

TÁVORA VAROSA
REGIÕES VITIVINÍCOLAS PORTUGUESAS – TÁVORA VAROSA: DOP TÁVORA VAROSA E IGP TERRAS DE CISTER
DOP TÁVORA VAROSA IGP TERRAS DE CISTER Fazendo fronteira entre as regiões “Duriense” e das “Terras do Dão”, encontramos a IG “Terras de Cister” e a DO “Távora-Varosa” que sendo uma região de pequena dimensão, é todavia muito relevante na produção de espumantes, embora também nela se produzam vinhos brancos frescos e tintos suaves. A região que fica situada no sopé das encostas da Serra da Nave, entre os rios…
Bife do lombo corado, crocante de batata e maçã, compota de chouriço e vinagrete de especiarias e tomate seco
Terras do Demo Reserva Tinto 2009 – Notas de Prova
Harmonizado com Bife do lombo corado, crocante de batata e maçã, compota de chouriço e vinagrete de especiarias e tomate seco, do Chef Vítor Sobral. Fonte: Casa do Azeite. Partilhar isto:Carregue aqui para partilhar no Twitter (Opens in new window)Click to share on Facebook (Opens in new window)Click to share on Google+ (Opens in new window)
TÁVORA-VAROSA – Vinhas de Císter
ROTAS DOS VINHOS – TÁVORA-VAROSA – Vinhas de Císter
A sul do Douro há inúmeros encantos a descobrir. Em terras de Cister, nome que deriva da antiga Ordem Religiosa que se instalou na região, há paisagens soberbas e uma arquitectura histórica para ver. Há também festas e romarias, nas quais poderá provar alguns petiscos da gastronomia da região. A região de Távora-Varosa é essencialmente famosa por produzir alguns dos melhores espumantes do país, no entanto, a produção de castanha…
logo ps e tv
PRODUTORES DE VINHO – PENÍNSULA DE SETÚBAL E TÁVORA VAROSA
Excerto do Guia de Produtores de Vinho já apresentados pelo Clube de Vinhos Portugueses. Confira os produtores de vinhos já apresentados das regiões Península de Setúbal e Távora-Varosa. PENÍNSULA DE SETÚBAL CASA ERMELINDA FREITAS – Um exemplo a seguir COOPERATIVA AGRÍCOLA DE SANTO ISIDRO DE PEGÕES     TÁVORA VAROSA CAVES DA RAPOSEIRA COOPERATIVA AGRÍCOLA DO TÁVORA – Entre Vinhos, maçãs bravo de Esmolfe e Terras Do Demo Quinta da Seara – Espumantes…
bôla-de-Lamego
Sabores de Lamego
QUANDO OS SABORES SÃO UMA ARTE Em Lamego a gastronomia é uma Arte e uma Festa. Uma grande parte dos pratos e da doçaria tradicional tem uma história velha de séculos e as suas receitas passaram de geração em geração. Muitos dos doces mais conhecidos e apreciados tiveram origem nos conventos e foram criados no segredo dos deuses. É essa sabedoria e essa arte que as gentes de Lamego se…
tdd
Menu Beira Alta Com Vinhos Terras Do Demo
Antepasto: Bacalhau com Couve Troncha no forno; 1º prato: Miga Esturricada; 2º prato: Cabrito no Pote; Sobremesa: Bolo de Maçã Com Canela. Bacalhau com Couve Troncha no forno / Espumante Terras Do Demo Malvasia-Fina Branco Bruto 2011 Ingredientes: 2 postas de bacalhau 6 batatas grandes 2 ovos 1 couve troncha 1 cebola grande 3 dentes de alho Miolo de 1/3 de pão rústico 1 ramo de cebolinho 1 ramo de aneto Pimenta…
Moimenta da Beira – Entre o Dão e o Douro, nas margens do Rio Távora
Moimenta da Beira é uma vila portuguesa no Distrito de Viseu, Região Norte e subregião do Douro, com cerca de 2 400 habitantes. É sede de um município implantado numa zona granítica com 219,75 km² de área e 11 074 habitantes (2001), subdividido em 20 freguesias. O município é limitado a nordeste pelo município de Tabuaço, a sueste por Sernancelhe, a sul por Sátão, a oeste por Vila Nova de…
Chef José Avillez
Combinação gastronómica entre José Avillez e Espumantes Boa Parte
Trata-se dum repasto completo que combina o Grande Chef José Avillez e Espumantes Boa Parte. Exato! Uma refeição completa só com espumantes. ENTRADA: Filetes de Cavala Sobre Escabeche de Legumes. PRATO PRINCIPAL: Tártaro de Polvo SOBREMESA: Crumble de Morango e Baunilha com Iogurte Grego Gelado Filetes de Cavala Sobre Escabeche de Legumes com Espumante BOA PARTE BRANCO Bruto   Tártaro de Polvo com Espumante Familia Hehn Velha Reserva Crumble de Morango e Baunilha com…
AMM
Vila de Armamar
Armamar é uma vila portuguesa no Distrito de Viseu, Região Norte e sub-região do Douro, com cerca de 1 200 habitantes. É sede de um município com 117,24 km² de área1 e 6 297 habitantes (2011),2 3 subdividido em 14 freguesias.4 O município é limitado a norte pelo município do Peso da Régua, a nordeste por Sabrosa, a leste por Tabuaço, a sueste por Moimenta da Beira, a sudoeste por…
Quinta da Seara – Espumantes Boa Parte
Em São Cosmado, Armamar fica o projeto familiar Hehn da exploração vínicola Boa Parte. A quinta fica na região do DOC Távora Varosa, uma micro-região com terroir muito próprio, conforme já tive ocasião de descrever anteriormente. Foi um produtor surpreendente, visto que com o que me fez chegar, cada vez mais me convence que dos desconhecidos chegam grandes surpresas ao palato. Deixo desde já o meu profundo agradecimento ao Sr.…
logotipo
DOC Távora-Varosa
A REGIÃO   A região Távora – Varosa A produção de vinho espumante na região Távora – Varosa remonta ao século XVII, ano de 1678, pelos monges de Cister. Os monges brancos cistercienses, de forma a corrigir os desvios ao ascetismo, á obediência e á penitencia, que terão manchado os beneditinos, fundados sob o signo de «Ora e Labora», regra fundamental de são Bento, seu patrono. Os monges de Tarouca…