VDS

‘Muxagat Os Xistos Altos Rabigato branco 2011’, ‘Quinta da Touriga Chã tinto 2011’ e ‘Quinta do Vesúvio Porto Vintage 2012’ foram os três grandes vencedores da 3ª edição do ‘Concurso de Vinhos do Douro Superior’, que decorreu este fim-de-semana no âmbito do ‘Festival de Vinhos do Douro Superior’, em Vila Nova de Foz Côa.

 Um alargado painel de jurados avaliou centena e meia de vinhos oriundos da sub-região do Douro Superior. O painel era composto maioritariamente por jornalistas da especialidade e proprietários de lojas de vinho. Os 26 provadores avaliaram brancos, tintos e vinhos do Porto durante toda a manhã de Sábado, dia 31 de Maio. Os três vinhos mais pontuados em cada uma das três categorias passaram à finalíssima. Estes nove vinhos foram depois avaliados por todos os jurados, que escolheram os vencedores. Estes receberam o galardão “Melhor Vinho” em cada categoria.

 Destaque para a categoria de tintos, onde o ‘Quinta da Touriga Chã’ conseguiu destronar o ‘Quinta do Vale Meão’, marca que tinha ganho a categoria de tintos nas duas últimas edições. O vinho vencedor é produzido por Jorge Rosas, mas a enologia está a cargo de Fernando Lázaro e João Brito e Cunha. Nos brancos, a casta Rabigato deu origem ao campeão, a uma das três medalhas de ouro e a ainda a duas medalhas de bronze (e é mais que provável que entre no lote de outros vinhos premiados). O vinho vencedor foi criado por Mateus Nicolau de Almeida, produtor e enólogo da empresa Muxagat. Finalmente, na categoria vinho do Porto, foi com alguma surpresa que um Vintage de 2012 conseguiu superar um fantástico tawny colheita de 1989 e vários tawnys com 10, 20 e 30 anos. No total, a organização atribuiu 12 medalhas de ouro, 17 de Prata e 26 de Bronze.

RESUMO DOS PRÉMIOS

vinhos douro superior