
A Vinhos Norte é uma empresa de cariz familiar, que luta pela qualidade dos seus produtos e a satisfação de todos os seus clientes.








Este trabalho foi reconhecido através da certificação do SGQ em 2002, mas essencialmente foi reconhecido pela empresa e clientes no que concerne à melhoria contínua dos serviços e produtos. Em simultâneo a empresa concebeu e implementou um sistema HACCP, referente à segurança alimentar.
Com o objectivo de se tornar uma empresa cada vez mais vertical e poder assim garantir, quer a qualidade dos produtos quer a satisfação das necessidades dos clientes, a empresa apostou na construção de um centro de vinificação (que iniciou a sua actividade nas vindimas de 2005) que lhe permite manter de uma forma mais consistente as características dos seus produtos.
Ao fim de dois anos de laboração, o centro de vinificação cumpre a sua missão, permitindo à empresa apresentar aos seus clientes uma gama mais alargada de vinhos através da produção de monocastas, nomeadamente Vinhão, Espadeiro e Loureiro, as principais castas do Vinho Verde.
No inicio de 2007, a empresa sofre uma alteração na sua estrutura de capital, dá-se a saída do sócio José Carlos Guimarães Lima e a entrada de três novos sócios, Graciete Guimarães Lima, Vera Guimarães Lima e Vítor Guimarães Lima. Assim, o ano 2007 é uma mudança de paradigma na história da empresa: teve como grande desafio a “globalização” e desta forma, começou a dar os primeiros passos para a sua internacionalização. Com base na sua cultura, a empresa sempre privilegiou a área produtiva como o seu core-business e temos, em 2008, como resultado a renovação total da linha de engarrafamento e a implementação de duas novas linhas (espumantes e bag-in-box) – através da incorporação das mais recentes tecnologias no sector, o que permite continuar a inovar quer ao nível do processo quer do próprio produto.
Dados importantes sobre a Empresa:
• Centro de Vinificação:
150.000 L Vinho Tinto
500.000 L Vinho Branco
• Potencialidade de engarrafamento:
o Linha de garrafa 1: 18.000 L
o Linha de garrafa 2: 30.000 L
o Linha de garrafão: 40.000 L
o Linha Bag-In-Box: 16 cx/minuto
• Número total de trabalhadores: 36
• Países de exportação:
o Andorra
o França
o Alemanha
o Bélgica
o Suíça
o Brasil
o Angola
o Cabo Verde
o China
• Marcas Comercializadas:
o Aldeão
o Cruzeiro
o Pérola da Vinha
o Miogo
o Norte
o Tapada dos Monges
o Valbarco
..como consumidor final, acho importante que seja revisto a maneira de atribuição do selo de zona demarcada…para securisar o consumidor e preservar a qualidade..pois muitos não são mais que refrescos…e até há agora rosés !!