Estremadura Vinhos Vinhos de Lisboa Wines

Apresentação do Livro “Aguardentes Vinícolas – Tecnologias de produção e envelhecimento. Controlo de qualidade”

LOGO APL AVL

O livro ontem à tarde apresentado. A sessão teve lugar no Salão Nobre dos Paços do Município da Lourinhã, onde marcaram presença inúmeros técnicos, produtores, autarcas e a Colegiada de Nossa Senhora da Anunciação, que receberam com entusiasmo uma obra técnica que sistematiza, de forma clara e precisa, todo o processo de produção de aguardentes vínicas.

Da autoria de Pedro Belchior, Sara Canas, Ilda Caldeira e Estrela Carvalho, a publicação é fruto do vasto conhecimento adquirido pelos autores no trabalho desenvolvido, desde 1968, na Quinta de Almoínha – Dois Portos do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), I.P.

Dando as boas vindas à Lourinhã a todos os presentes, o vice-presidente da Câmara Municipal endereçou votos de parabéns aos quatro técnicos que elaboraram a nova publicação, não só por este contributo mas por todo o trabalho realizado ao longo de anos em prol da Aguardente DOC e da Região Demarcada da Lourinhã. Aproveitando a presença de técnicos, produtores e do presidente da Comissão Vitivinícola Regional de Lisboa, anunciou que, em 2016, serão lançadas, pelo Município, as bases do Plano Estratégico da Aguardente DOC Lourinhã, o que permitirá delinear o futuro da única região demarcada do país para produção de Aguardentes Vínicas de Qualidade.

Por parte da Publindústria, editora especializada em conteúdos de agronomia, o seu representante espera que a obra contribua para a valorização da Região Demarcada, opinião partilhada pelos quatro co-autores que referem ainda que era importante o registo histórico de todo o processo de produção, uma vez que, quando começaram o trabalho de investigação, não existia qualquer tipo de literatura técnica.
Aliás, o presente trabalho assume especial importância numa época em que a tendência é começar a trabalhar em larga escala, como forma de responder à procura do mercado, pelo que o registo dos métodos tradicionais de produção se constitui como uma extensa base de trabalho.

No final da apresentação houve lugar a uma prova de Aguardente DOC Lourinhã oferecida pela Adega Cooperativa da Lourinhã e a uma degustação de diversos produtos onde a Aguardente DOC Lourinhã está incorporada como Pastéis de Aguardente (Pastelaria Lourinius), Bombons de Aguardente (Doce Lourinhã), Doce de Pêra Rocha do Oeste em calda de Aguardente DOC Lourinhã (Pêras & Companhia).

Deixe o seu comentário