Chefs Douro Vinhos Wines

SUGESTÃO DE DOMINGO: Almoço com receitas do Chef Hernâni Ermida e vinhos da Quinta Seara d’Ordens

Ingredientes (para 5 pessoas):

500 g de camarão tigre descascado Deluxe
5 dentes de alho
3 dl de natas Milbona
50 g de manteiga Lactolus
1 dl de Vinho do Porto Quinta Seara d'Ordens Tawny
Fatias de pão de forma Certossa q.b.
Salsa picada Kania q.b.
Sal Castello q.b.
Pimenta Kania q.b.
Preparação:

Aprox. 20 minutos

Descasque e pique os alhos. Leve ao lume uma frigideira com a manteiga, deixe aquecer, junte os camarões previamente descongelados e os alhos, deixando cozinhar durante 3 minutos.

Adicione depois as natas e o Vinho do Porto, tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar até obter um molho cremoso.

Retire e sirva como entrada, polvilhado com salsa picada e acompanhado com fatias de pão.

FONTE DAS RECEITAS: Lidl

VINHOS APRESENTADOS ( clique nas referências para aceder às respetivas notas de prova e receitas alternativas ):

 

Ingredientes (para 5 pessoas): 300 g de arroz carolino bem cozido 100 g de bacon 100 g de chouriço de Lamego 100 g de presunto 1/2 pimento vermelho 1/2 pimento verde 1 lata pequena de milho 1 ovo 30 g de pão ralado Salsa picada Sal e pimenta q.b. Ovo batido Pão ralado Óleo para fritar Preparação: Aprox. 40 minutos Pique o chouriço, o bacon e o presunto e deite para uma tigela. Retire as peles brancas e as pevides aos pimentos, corte tudo em cubos pequenos e junte aos fumados. Junte o arroz e misture. Junte o ovo, o pão ralado, a salsa e o milho e misture bem. Verifique o sal, junte uma pitada depimenta e misture. Retire pequenas porções da mistura e molde pequenas bolinhas. Passe-as pelo ovo batido e a seguir por pão ralado. Depois frite-as em óleo quente até ficarem douradinhas. Retire, deixe escorrer e sirva.
Ingredientes (para 5 pessoas):
300 g de arroz carolino bem cozido
100 g de bacon
100 g de chouriço de Lamego
100 g de presunto
1/2 pimento vermelho
1/2 pimento verde
1 lata pequena de milho
1 ovo
30 g de pão ralado
Salsa picada
Sal e pimenta q.b.
Ovo batido
Pão ralado
Óleo para fritar
Preparação:
Aprox. 40 minutos
Pique o chouriço, o bacon e o presunto e deite para uma tigela. Retire as peles brancas e as pevides aos pimentos, corte tudo em cubos pequenos e junte aos fumados.
Junte o arroz e misture. Junte o ovo, o pão ralado, a salsa e o milho e misture bem. Verifique o sal, junte uma pitada depimenta e misture.
Retire pequenas porções da mistura e molde pequenas bolinhas. Passe-as pelo ovo batido e a seguir por pão ralado. Depois frite-as em óleo quente até ficarem douradinhas. Retire, deixe escorrer e sirva.
Ingredientes (para 5 pessoas): 500 g de camarão tigre descascado Deluxe 5 dentes de alho 3 dl de natas Milbona 50 g de manteiga Lactolus 1 dl de Vinho do Porto Quinta Seara d'Ordens Tawny Fatias de pão de forma Certossa q.b. Salsa picada Kania q.b. Sal Castello q.b. Pimenta Kania q.b. Preparação: Aprox. 20 minutos Descasque e pique os alhos. Leve ao lume uma frigideira com a manteiga, deixe aquecer, junte os camarões previamente descongelados e os alhos, deixando cozinhar durante 3 minutos. Adicione depois as natas e o Vinho do Porto, tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar até obter um molho cremoso. Retire e sirva como entrada, polvilhado com salsa picada e acompanhado com fatias de pão.
Ingredientes (para 5 pessoas):
500 g de camarão tigre descascado Deluxe
5 dentes de alho
3 dl de natas Milbona
50 g de manteiga Lactolus
1 dl de Vinho do Porto Quinta Seara d’Ordens Tawny
Fatias de pão de forma Certossa q.b.
Salsa picada Kania q.b.
Sal Castello q.b.
Pimenta Kania q.b.
Preparação:
Aprox. 20 minutos
Descasque e pique os alhos. Leve ao lume uma frigideira com a manteiga, deixe aquecer, junte os camarões previamente descongelados e os alhos, deixando cozinhar durante 3 minutos.
Adicione depois as natas e o Vinho do Porto, tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar até obter um molho cremoso.
Retire e sirva como entrada, polvilhado com salsa picada e acompanhado com fatias de pão.
Ingredientes (para 5 pessoas): 2 lombinhos de porco (limpos) 15 chalotas 3 dentes de alho 5 colheres (sopa) de azeite 1 dl de vinho branco 1 dl de vinho do Porto Sal q.b. Pimenta acabada de moer q.b. Puré de castanhas: 500 g de castanhas 1 colher (sopa) de manteiga 1 dl de leite 1 pitada de canela (facultativo) Sal e pimenta q.b. Preparação: Deite as castanhas para um tacho, cubra-as com água fria, tempere com uma pitada de sal e leve ao lume a cozer durante cerca de 20 minutos. Depois escorra e reserve. Tempere os lombinhos com sal e pimenta. Leve ao lume um tacho com o azeite e quando este estiver quente junte os lombinhos, deixando-os cozinhar até ficarem dourados de ambos os lados. Acrescente os alhos, previamente descascados e esmagados, assim como o vinho branco. Tape e deixe cozinhar durante cerca de cinco minutos. Adicione de seguida as chalotas descascadas e o vinho do Porto. Tape o tacho e deixe cozinhar em lume brando durante aproximadamente mais uns 15 minutos, sacudindo o tacho de vez em quando. Descasque as castanhas e reduza-as a puré. Junte a manteiga e mexa. De seguida, acrescente o leite, aos poucos, mexendo sempre, e polvilhe com um pouco de canela. Mexa bem. Sirva os lombinhos cortados em pedaços, acompanhados com o puré de castanhas e legumes a gosto.
Ingredientes (para 5 pessoas):
2 lombinhos de porco (limpos)
15 chalotas
3 dentes de alho
5 colheres (sopa) de azeite
1 dl de vinho branco
1 dl de vinho do Porto
Sal q.b.
Pimenta acabada de moer q.b.
Puré de castanhas:
500 g de castanhas
1 colher (sopa) de manteiga
1 dl de leite
1 pitada de canela (facultativo)
Sal e pimenta q.b.
Preparação:
Deite as castanhas para um tacho, cubra-as com água fria, tempere com uma pitada de sal e leve ao lume a cozer durante cerca de 20 minutos. Depois escorra e reserve.
Tempere os lombinhos com sal e pimenta. Leve ao lume um tacho com o azeite e quando este estiver quente junte os lombinhos, deixando-os cozinhar até ficarem dourados de ambos os lados.
Acrescente os alhos, previamente descascados e esmagados, assim como o vinho branco. Tape e deixe cozinhar durante cerca de cinco minutos. Adicione de seguida as chalotas descascadas e o vinho do Porto. Tape o tacho e deixe cozinhar em lume brando durante aproximadamente mais uns 15 minutos, sacudindo o tacho de vez em quando.
Descasque as castanhas e reduza-as a puré. Junte a manteiga e mexa. De seguida, acrescente o leite, aos poucos, mexendo sempre, e polvilhe com um pouco de canela.
Mexa bem.
Sirva os lombinhos cortados em pedaços, acompanhados com o puré de castanhas e legumes a gosto.
Ingredientes (para 8 pessoas): 1\2 bolo mármore Confiserie Firenze 350 g de morangos congelados Green Grocer’s 180 g de framboesas congeladas Green Grocer’s 230 g de açúcar 1 limão 100 g de mirtilos 2 bananas 4 dl de natas para bater Lactolus Chocolate para culinária q.b. Creme: 5 dl de leite meio-gordo Lactolus 1 casca de limão 2 colheres (sopa) de farinha Castello 150 g de açúcar 4 gemas Preparação: Aprox. 30 minutos + tempo de arrefecimento e de frio Deite os morangos e as framboesas congeladas para um tacho, junte o sumo de meio limão e 150 g de açúcar. Leve ao lume e deixe ferver durante 10 minutos. Desligue e deixe arrefecer. Prepare o creme: Leve ao lume um tacho com o leite e a casca do limão e deixe ferver. Numa tigela, misture as gemas com o açúcar até obter uma mistura clara. Acrescente a farinha, o leite já morno e em fio, mexendo sempre. De seguida passe esta mistura pelo coador de rede fina para um tacho. Leve ao lume, mexendo sempre, até levantar fervura. Quando obtiver um creme liso, retire do lume e deixe arrefecer. Corte o bolo mármore em pequenos pedaços e coloque metade no fundo de uma taça de vidro transparente. Cubra com uma camada do preparado de frutos vermelhos, metade dos mirtilos e as bananas cortadas em rodelas. Regue com o sumo da outra metade do limão, cuba com metade do creme e repita a operação. Reserve no frio. Bata as natas com 80 g de açúcar até ficarem firmes, espalhe-as por cima da última camada de creme e decore com raspas de chocolate. Sirva fresco.
Ingredientes (para 8 pessoas):
1\2 bolo mármore Confiserie Firenze
350 g de morangos congelados Green Grocer’s
180 g de framboesas congeladas Green Grocer’s
230 g de açúcar
1 limão
100 g de mirtilos
2 bananas
4 dl de natas para bater Lactolus
Chocolate para culinária q.b.
Creme:
5 dl de leite meio-gordo Lactolus
1 casca de limão
2 colheres (sopa) de farinha Castello
150 g de açúcar
4 gemas
Preparação:
Aprox. 30 minutos + tempo de arrefecimento e de frio
Deite os morangos e as framboesas congeladas para um tacho, junte o sumo de meio limão e 150 g de açúcar. Leve ao lume e deixe ferver durante 10 minutos. Desligue e deixe arrefecer.
Prepare o creme: Leve ao lume um tacho com o leite e a casca do limão e deixe ferver. Numa tigela, misture as gemas com o açúcar até obter uma mistura clara. Acrescente a farinha, o leite já morno e em fio, mexendo sempre. De seguida passe esta mistura pelo coador de rede fina para um tacho. Leve ao lume, mexendo sempre, até levantar fervura. Quando obtiver um creme liso, retire do lume e deixe arrefecer.
Corte o bolo mármore em pequenos pedaços e coloque metade no fundo de uma taça de vidro transparente. Cubra com uma camada do preparado de frutos vermelhos, metade dos mirtilos e as bananas cortadas em rodelas. Regue com o sumo da outra metade do limão, cuba com metade do creme e repita a operação. Reserve no frio.
Bata as natas com 80 g de açúcar até ficarem firmes, espalhe-as por cima da última camada de creme e decore com raspas de chocolate. Sirva fresco.

 

 

 

Deixe o seu comentário