Bacalhau Gastronomia Vinhos Wines

O início da pesca do bacalhau e o prato de Bacalhau à Brás

capa-inicio

O início da pesca do bacalhau e o prato de Bacalhau à Brás

Não é possível estabelecer com exatidão a época em que os portugueses se iniciaram na pesca do bacalhau.

Teremos pelo menos a noção do que foi o início da pesca do bacalhau !

No entanto, “pelo tratado de 1353 entre Pedro I de Portugal e Eduardo II de Inglaterra”, era autorizado aos residentes de Lisboa e Porto, pescarem na Inglaterra por cinquenta anos.


Receita

Bacalhau à Brás

Chefe Pedro Marques

bacalhau-a-bras

Ingredientes

  • Sal Marinho
  • Pimenta q.b.
  • 400g de bacalhau desfiado demolhado Lugrade
  • 8 ovos
  • 500g de batatas palha
  • 20g de salsa
  • 150g de cebolas em meias luas
  • 20g de alho picado
  • 2dl de azeite
  • 50g de azeitonas pretas sem caroço

Confeção

Leve ao lume o azeite com o alho picado e a cebola em meias luas muito finas.

Deixe alourar. Tempere com sal e pimenta.

Deixe refogar durante 5 minutos, para a cebolada ficar bem mole.

Junte o bacalhau, envolva e deixe cozinhar bem. Adicione a batata palha e os ovos batidos. Junte a salsa e mexa tudo rapidamente.

Sirva numa travessa, decore com azeitonas pretas e acompanhe com um pouco de salada.

Vinhos Recomendados

Curiosidade

Este prato típico português de bacalhau, que consiste em bacalhau desfiado, batata frita e ovo mexido, terá sido criado por um taberneiro do Bairro Alto em Lisboa, de seu nome Brás.

bab

A sua popularidade atravessou fronteiras e hoje é possível encontrar esta receita na ementa de alguns restaurantes espanhóis sob designação “revuelto de bacalao a la portuguesa”


Confirma-se assim, que os Portugueses já procuravam o Atlântico Norte para pesca, área muito próxima da Noruega e das águas ricas em bacalhau.

Antigo mapa da Terra Nova da Idade Média
Antigo mapa da Terra Nova da Idade Média

O século XV marcou o início da pesca na Terra Nova, altura em que foi descoberta por John Cabot ao serviço de Henrique VII de Inglaterra em 1497, apesar dos portugueses concederem essa descoberta a João Vaz Corte Real, antes de 1474, integrado num a expedição enviada pelo rei Cristiano I da Dinamarca, a pedido de D. Afonso V.

John Cabot
John Cabot

Apesar do período áureo ter sido iniciado no século XVI com a demanda de cem caravelas por ano, “por alvará do rei D. Manuel I em 1506, em 1588, sob o domínio Filipino, esta bonança culmina, devido à perda da maior parte dos barcos, retomando a actividade significativa apenas no século XIX”.

No entanto, esta suspensão, até ao século XIX, não se deveu apenas ao poderio Filipino, mas também, e principalmente ao maior interesse por parte da corte em apoiar as viagens às índias e ao Brasil, prova disso é que com a restauração da República a pesca de bacalhau na Terra Nova, não ressurgiu.

E em 1924, os principais portos de armadores: Aveiro e Viana do Castelo, não dispunham de nenhuma embarcação para a pesca do bacalhau.

Mapa de distribuição de Bacalhau gadus morhua
Mapa de distribuição de Bacalhau gadus morhua

Deixe o seu comentário