Turismo Vinhos Wines

Madalena do Pico – Cidade Portuguesa do Vinho 2017

madalena-cidade-vinho-medium

Um destino exótico em Território Português!

Tendo sido eleita Cidade Portuguesa do Vinho 2017, Madalena do Pico propõe-se levar a cabo um vastíssimo conjunto de eventos, no sentido de promover o seu Património Mundial da UNESCO, as vinhas!

Nesse sentido, marquei presença na Ilha do Pico para um conjunto de ações.

SAÍDA DO FAIAL

CHEGADA AO PICO

Na qualidade de autor do Clube de Vinhos Portugueses e já com algum trabalho de campo por mim realizado, como por exemplo com a CVR de Lisboa em trabalho conjunto com produtores e o Dr. Vasco d’Avillez, o Dr. José Arruda (AMPV) convidou-me a estar presente no Salão Nobre da Câmara da Madalena, a fim de se debater questões como o programa de atividades para 2017, a criação da Rota dos Vinhos dos Açores e Enoturismo, este último muito importante, alvo de uma extraordinária apresentação por parte de Ivane Favero.

Marcou presença, além do Dr. José Arruda, a Dra. Maria de Lurdes Vaz da Câmara de Oeiras, vereadores locais e eu, na qualidade de autor desta página.

dsc08400

Numa ação de minha iniciativa, fui excelentemente acompanhado por Marco Faria, responsável da Curral De Atlântis (projeto com quase 20 anos), numa visita às espantosas e despidas vinhas Património Mundial (podadas e ainda sem folhagem).

VINHAS DESFOLHADAS

dsc08417

VINHAS DO PICO NA PRIMAVERA

Algum portfólio da Curral De Atlantis
Algum portfólio da Curral De Atlantis

Seguiu-se uma prova vertical do famoso licoroso produzido com Verdelho e Arinto dos Açores. Tudo sob comando enológico do Eng. Paulo Laureano. Uma experiência única!

AS BARRICAS

PROVA VERTICAL DE LICOROSO

Grande destaque para as colheitas 2007 e 2003; a última mereceu bem o chocolate. O que resta de uma velha Pipa que além de quase vazia, e como sabemos, nos licorosos evapora sempre uma percentagem todos os anos, designada Parte do Anjo.

Com Eng Paulo Laureano, no Ritz Four Seasons em Lisboa
Com Eng Paulo Laureano, no Ritz Four Seasons em Lisboa

Pelo meio, reuni com o sr. Presidente da CVR Açores, Eng. Vasco Paulos, que me revelou alguns dos projetos e idéias, revelando-se profundo conhecedor do vinho do Pico, sua terra-natal.

Finalizei com uma visita ao Atlântico Winehouse do Sr. Pedro Saraiva, um setubalense aqui radicado e que se sente já um picoto. Provaram-se vinhos e assim dei por findada a minha ação.

atlantico-logo

Vale a pena visitar todo o conjunto de vinhedos da Ilha do Pico.

Uma paisagem única, com vinhos únicos!

Deixe o seu comentário