Chefs Compras Ribatejo Vinhos Vinhos do Tejo Wines

SEIS GRANDES CHEFES HARMONIZAM COM VINHOS DO CASAL DO CONDE

Terras do Vale Merlot Tinto 2011

Pois é, dada a grande variedade e versatilidade de propostas que o Casal do Conde tem para nos oferecer, o Clube de Vinhos Portugueses optou por escolher seis chefes diferentes com seis propostas diferentes. Seis atores diferentes contracenam com seis vinhos diferentes.

Massada de Salmao com bacon tomate manjericao e molho de iogurte

RECEITA

Ingredientes
Número de porções: 4

300 g Salmão da Noruega
320 g massa
8 fatias bacon
2 dente(s) alho
125 g tomate cereja
100 g ervilhas congeladas
10 folha(s) manjericão
azeite virgem extra qb
sal qb
pimenta qb
Molho
1 iogurte grego
1 c. sopa cebolinho
sumo de limão qb
sal qb
Procedimento
Coza a massa num tacho grande em água a ferver temperada com sal seguindo as instruções da embalagem (8 a 10 minutos).
Numa frigideira antiaderente, salteie o bacon num pouco de azeite até ficar estaladiço. Junte os cubos de salmão e o alho picado. Salteie por mais 2 minutos.
Coza as ervilhas e no final escorra. Reserve.
Escorra a massa e adicione o bacon, o salmão, o tomate, o manjericão e as ervilhas. Envolva bem e rectifique os temperos.
Envolva o iogurte com o cebolinho, o limão e o sal. Coloque por cima da massa a gosto.
Sirva de imediato.
Pode usar qualquer tipo de massa cortada, como por exemplo, capeletti, penne ou macarrão.

Azevias de Bacalhau com Grão

RECEITA

Ingredientes
Farinha: 250 g
Banha: 40 g
Água: 10 ml
Sal fino: 10 g
Vinho branco: 90 ml
Bacalhau (cozido e desfiado): 160 g
Grão-de-bico (cozido): 250 g
Puré de alho: 12 g
Pimenta preta em grão: 1 g

Preparação
Envolver e misturar todos o ingredientes. Deixar descansar a massa no frigorífico durante 30 minutos. Depois esticá-la na laminadora das massas, até ao nº 6, cortar triângulos compridos e rechear. Para ajudar a colar, pincelar com um pouco de água. Triturar o grão-de-bico com o azeite e o puré de alho. Juntar o bacalhau desfiado e rectificar temperos. Arrefecer e reservar. Fritar em óleo quente. Rabiscar com redução de Vinagre Balsâmico.

Polvo Frito com Maionese de Pimentos

RECEITA

Ingredientes
Tentaculos de Polvo cozido
Farinha
Pão ralado

1 Pimento Vermelho
3 c.sopa Maionese Paladin
2 c.sopa Agua
1 Dente Alho

Cortar os tentáculos em pedaços.
Num saco plástico misturar a farinha e o pão ralado.
Juntar o polvo, fechar o saco e sacudir bem para que a mistura adira bem ao polvo (um truque que uso para não sujar muito).
Fritar em oleo quente, escorrer sobre papel absorvente e reservar.

Limpar o pimento de sementes e picar grosseiramente.
Colocar no liquidificador e juntar o dente de alho descascado, a maionese e a agua.
Triturar até obter uma mistura cremosa.

Servir o polvo com a maionese e salada a gosto.

Truta Assada Com Tomilho

Ingredientes:
-1 truta grande
-2 mancheias de tomilho fresco, escolhido
-sal marinho e pimenta acabada de moer
-3 colheres de sopa de azeite
-2 limões
-4 folhas de louro, fresco se possível (claro, que é possível Jamie, o meu é fresco)
Pré-aqueça o forno na temperatura máxima. Lave a truta por dentro e por fora e seque com papel de cozinha. Num almofariz, triture o tomilho, uma colher de chá de sal marinho o azeite. Tempere com a pimenta. Esfregue a truta com esta mistura. Espalhe o sabor na cavidade da barriga e na pele.
Corte os limões ao meio e retire as pontas para ficarem planos. Com a ponta da faca. faça uma incisão no interior de cada metade do limão e introduza uma folha de louro. Coloque a truta e os limões num tabuleiro para assar e meta no forno durante cerca de 10 minutos. Para verificar se a truta está bem cozinhada, experimente separar o peixe da espinha na parte mais espessa da truta. Se o conseguir fazer facilmente, está cozinhada, se não, volte a colocá-la no forno durante mais uns minutos. Quando a truta estiver cozinhada, a pele deve estar estaladiça. Os limões assados devem estar doces. É uma óptima forma de cozinhar os limões, pois o louro também infunde o seu sabor característico.

Servir com umas batatas salteadas e uma salada verde.
Batatas salteadas com tomilho:
Lave muito bem umas batatas com a casca e leve a cozer com sal marinho e uma pernada de tomilho. Quando cozidas corte-as em quartos com casca. Deite numa frigideira de fundo espesso 2 colheres de (sopa) de azeite, quando quente juntei as batatas tomilho esfarelado e pimenta preta acabada de moer, e salteie as batatas até começarem a ficar loiras.

Posta Mirandesa

Ingredientes
Vitela Mirandesa DOC da Rabada: 350 g
Azeite virgem 0,3 acidez: 100 cl
Sal grosso: 30 g
Batata branca de Chaves: 400 g
Grelos frescos do dia: 200 g
Pickles caseiros: 50 g (se possível)
Alecrim fresco: q.b. para enfeitar
Óleo: 200 cl
Sal refinado: 10 g

Preparação
Limpa-se a rabanada de vitela de veios e nervos e tempera-se com sal grosso. Deixa-se descansar com sal durante 10 minutos. Descascam-se as batatas e cortam-se em cubos de 1,5 cm por 1,5 cm, fritando em óleo quente. Reserva-se no quente. Limpam-se a arranjam-se os grelos, lavando-os muito bem em água corrente e cozendo em água a ferver já temperada com sal. A cozedura dos grelos é muito rápida e o cuidado e atenção são factores obrigatórios porque estes legumes têm de manter a cor verde, da clorofila, para ficarem com um aspecto agradável. Depois de cozidos os grelos, escorrem-se rapidamente e reservam-se quentes para a montagem do prato. Coloca-se a carne a grelhar, se possível em brasas e vira-se apenas uma vez. É necessário algum cuidado com o ponto de cozedura, porque deverá ser servida em ponto médio, ou de preferência mal passada, isto é, a carne fica crua no seu centro, largando um suco que será o molho a servir depois. Empratamento final Coloca-se uma forma de empratamento cilíndrica, em inox, de 12 cm de diâmetro, por 5 cm de altura, no centro do prato e encher até meio com batata frita, calcando-a com uma colher até atingir a forma cilíndrica. De seguida, colocam-se os grelos em cima da batata e calca-se, também, até encher quase até ao topo da forma. Depois da carne estar no ponto e de ter descansado um pouco numa travessa, lamina-se em fatias grossas, na diagonal, e ao suco largado na travessa, adiciona-se azeite em cru e pickles. Passa-se para uma caçarola pequena e leva-se ao lume para que saia bem quente. Se as batatas ou os grelos estiverem pouco quentes, pode-se introduzir as formas com os preparados dentro de um forno e aquece-se a 180ºC durante 6 minutos para que saia para a mesa bem quente. A carne, que não deve ir ao forno, só deve ser laminada quando tudo estiver bem quente. Coloca-se três fatias grossas em cima das batatas e dos grelos e, depois de se ter retirado a forma cilíndrica. Enfeita-se com um pezinho de alecrim e, quando o molho já com os pickles estiver bem quente, coloca-se no prato a gosto.

Arroz de Cabidela

Ingredientes (2 pessoas)

1/2 frango do campo (pequeno)
1 chávena (120ml) de arroz carolino
100ml de sangue de frango
20 gr de bacon em cubos
1 cebola pequena picada
2 dentes de alho laminados
2 tomates pelados cortados em cubos
1 dl de vinho tinto
vinagre de vinho tinto q.b.
750ml de caldo de galinha (aprx)
1 folha de louro
salsa
1 cravinho
0.5 dl de azeite
sal e pimenta q.b.

Preparação:

Coloque o frango partido em pedaços numa marinada durante 2 horas com os seguintes ingredientes: alho, louro, salsa, vinho tinto, azeite, sal e pimenta.
No final deste tempo escorra o frango e core-o num pouco de azeite. Junte o bacon ao frango, a cebola picada, o tomate e o craviho. Refresque com a marinada e o caldo de galinha e deixe cozinhar.
Retire o frango e desfie-o. Junte ao estufado o arroz e, se necessário mais caldo.
No momento de servir junte o frango desfiado, ligue com o sangue e perfume com o vinagre a gosto e folhas de salsa.

 

Deixe o seu comentário