2018 2018 2018 A nossa escolha Douro Gastronomia Notas de Prova Os melhores Rankings Regiões Vinhos Vinhos Tintos Wines

Villaroco DOC Douro Colheita Tinto 2013

apreciacao Villaroco DOC Douro Colheita Tinto 2013

Villaroco DOC Douro Colheita Tinto 2013

Foi provado o vinho Villaroco DOC Douro Colheita Tinto 2013, produzido na Região Demarcada do Douro, zona de São João da Pesqueira, pelos vinhos Villarôco.

Acompanha o prato preferido de Virginia Woolf, Bacalhau Fresco com bacon e ervilhas.

Virginia Woolf, uma escritora muito gulosa

Villaroco DOC Douro Colheita Tinto 2013 2
Virginia Woolf

Inglesa, nascida numa família de classe média-alta, filha de um editor, sempre contactou com o universo literário.

Apesar de só ter começado a falar aos três anos de idade, cedo descobriu o fascínio pelos livros.

Assim é o retrato simplificado da complexa escritora Virginia Woolf.

Toda a sua vida foi dedicada à literatura, fundou com o seu marido a editora Hogarth Press e revelou o famoso escritor T.S. Eliot.

Depressiva e esquizofrénica, Virginia encontrava na comida um refúgio para colmatar as suas angústias.

Se estava bem, comia, se estava mal, parava de comer.

Sofreu de anorexia e a sua relação com a comida era bastante complicada.

Chegou a convencer-se que ficava doente por ser gulosa, mas depois dizia que os chocolates a curavam.

Uma mente conturbada, que habitou um mundo seu, muito próprio.

Era doida por chocolate, maçãs e pão.

virg wolf

Em criança, uma torta de ameixa fazia feliz.

O seu sucesso literário não a preenchia, sempre sentiu um vazio que não sabia explicar.

Acabou por colocar termo à vida.

Dias antes de se suicidar, escreveu uma frase que define bem o quanto gostava de comer:

Ter interesses é essencial.
E agora, com toda a certeza, percebo que são 19 h e devo preparar o jantar, bacalhau e linguiças…

Vinificação

Vindima manual.

Fermentação prolongada em lagares tradicionais.

Dados Sobre o Vinho

Região: Douro
Produtor: Vinhos Villarôco
Castas: Touriga Nacional, Touriga Franca, tinta Roriz, Bastardo, Tinta Barroca, Tinta Amarela, Rufete e Souzão.
Álcool: 13,5º

Solo: Xistoso
Clima: Clima mediterrânico associado a alguma continentalidade. Precipitação média anual de 400 a 450mm.
Denominação: DOC Douro

Notas de Prova

• Aspeto: Côr granada profunda e brilhante
  • Aroma: Apresenta notas balsâmicas, resinosas, frutos silvestres, amora, suave tosta, florais e bouquet de enorme expressão
  • Boca: Apresenta grande complexidade, taninos de luxo, bem suaves, vinho muito personalizado, mastigável, com notas achocolatadas e ginja no final.
  • Final: Termina com muito longa persistência.

Classificação: 92

Ficha Villaroco DOC Douro Colheita Tinto 2013

Temperatura de Serviço: 16ºC

Harmonização (Wine Pairing)

Temos um prato delicado mas complexo de diversidade de sabores e temperos ligeiros.

Harmoniza conjugalmente com este vinho igualmente complexo, sedoso e muito gastronómico.

Bacalhau Fresco com bacon e ervilhas

Bacalhau fresco com bacon e ervilhas

• 500 g de bacalhau fresco
  • 400 g de ervilhas congeladas
  • 70 g de bacon fresco
  • 2 dentes de alho
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 1,2 dl de natas
  • Sal e pimenta q.b.

Preparação

Coza as ervilhas em água temperada com sal, deixe ferver durante 3 minutos, escorra-as, passe-as por água fria abundante e deixe escorrer.

Num tacho, ferva as natas com os alhos descascados.

Reserve uma colher de ervilhas inteiras, adicione as restantes ao tacho, reduza a puré com a varinha e tempere com sal e pimenta.

Salteie o bacon em pedacinhos numa frigideira, sem adicionar gordura, até ficar douradinho.

Corte o bacalhau e retire-lhe a espinha central de modo a separar os filetes.

Leve uma frigideira ao lume brando com o azeite, deixe aquecer, adicione o bacalhau temperado com sal e pimenta e deixe alourar de ambos os lados.

Coloque num pirex e leve ao forno pré-aquecido a 200ºC durante cerca de 4 minutos.

Envolva o bacon e as ervilhas inteiras no puré de ervilha, coloque o bacalhau por cima e sirva decorado a gosto.

Ficheiro para download

Bacalhau fresco com bacon e ervilhas – PDF

Pensando em literatura, também poderá apreciar uns goles deste maravilhoso Villaroco DOC Douro Colheita Tinto 2013, associando a uma obra desta extraordinária escritora que foi Virginia Woolf.

Bom apetite e bom vinho.

À sua saíde !!!