2018 2018 2018 A nossa escolha Alentejo Gastronomia Notas de Prova Os melhores Provas de Vinhos Rankings Regiões Vinhos Vinhos Tintos Wines

Pousio Reserva Tinto 2014

Foi provado o vinho Pousio Reserva Tinto 2014, produzido na Região do Alentejo pela Herdade do Monte da Ribeira.

Acompanha o prato preferido de Frank Sinatra, Almôndegas de carne com parmesão.

Frank Sinatra, “The Voice” que adorava boa comida e bons vinhos

Sabores de Itália

images_burned

Alto, magro, com um olhar penetrante e enigmático, ficou conhecido pela sua magnífica e inconfundível voz.

Frank Sinatra nasceu na América no seio de uma família italiana e cresceu num bairro pobre de emigrantes, no coração de Nova Iorque.

Nunca gostou de estudar, foi um fura-vidas e, talvez, um homem com sorte.

Sianrta e comida

Cedo alguém o descobriu e fez dele uma estrela mundial.

Frank Albert Sinatra imortalizou-se pela sua voz e a forma como dava corpo às músicas e letras.

Apesar de ser americano, as suas raízes e grandes amizades eram italianas, talvez por isso os seus gostos gastronómicos estivessem associados ao país dos seus pais.

Pousio Reserva Tinto 2014
Sinatra e a gula pelas pastas e massas

Tinha gostos simples no que toca a preferências culinárias, no livro

Cook With The Stars”, declarou que as suas preferências eram “almôndegas temperadas com queijo parmesão e pasta, pois claro.

E há melhor prato que este!

Disse ainda que este prato lembrava-lhe as refeições que a avó preparava com sabor a Itália.

Nos concertos, pedia para ter no camarim bebidas destiladas, vinho tinto, 24 camarões e pastilhas para a tosse.

Dados Sobre o Vinho

Região: Alentejo
Produtor: Herdade do Monte da Ribeira
Castas: Alicante Bouchet, Touriga Nacional, Petit Syrah
Álcool: 14º

Solo: Argiloso
Clima: Clima mediterrânico associado a alguma continentalidade. Precipitação média anual de 400 a 450mm.
Denominação: Regional

Estágio: 12 meses em barricas de carvalho francês

Notas de Prova

• Aspeto: Côr violácea opaca e profunda
  • Aroma: Apresenta notas de frutos silvestres, pimentos verdes, especiaria, nariz muito complexo, tosta em equilíbro com cacau que emana todo o seu carácter.
  • Boca: Apresenta taninos domesticados, sedosos, corpo muito concentrado, vinho a mastigar, notas fumadas, resinosas, fruta preta madura e enorme complexidade.
  • Final: Termina com longa persistência.

Classificação: 95

ficha Pousio Reserva Tinto 2014

Temperatura de Serviço: 18ºC

Harmonização (Wine Pairing)

As almôndegas e molhos italianos como de tomate, unidos à intensidade picante queijo parmesão tornam o prato complexo e pleno de sabor.

Como tal, harmoniza conjugalmente com um vinho muito encorpado, complexo, resinoso mas ao mesmo tempo sedoso.

Almôndegas de carne com parmesão

Almôndegas de carne com parmesão_burned

• 600 g de almôndegas de carne de vaca
  • 200 g de massa penne
  • 40 g de queijo parmesão
  • 3 tomates
  • 1 cebola
  • 1 dl de azeite + 1 fio de azeite
  • Polpa de tomate q.b.
  • Sal e pimenta q.b.

Preparação

Tempere as almôndegas com sal e pimenta.

Leve uma frigideira ao lume com 0,5 dl do azeite, deixe aquecer, junte as almôndegas e deixe-as fritar até ficarem douradinhas.

Faça o molho:

Descasque e pique finamente a cebola, deite para um tacho, adicione o restante azeite, leve ao lume e deixe refogar até ficar douradinha.

Junte os tomates pelados e cortados em cubos pequenos e deixar cozinhar durante 5 minutos.

Retire do lume, triture com a varinha mágica e adicione um pouco de polpa de tomate até ficar um molho cremoso.

Coza a massa penne em bastante água temperada com sal e o fio de azeite e deixe ferver durante 9 minutos.

Depois escorra, deite em pratos, adicione as almôndegas e regue com o molho de tomate.

Junte o queijo parmesão em lascas e sirva decorado a gosto.

Ficheiro para download

Almôndegas de carne com parmesão – PDF

Brindemos a Frank Sinatra, das melhores vozes que apareceram no mundo do espetáculo !

Pousio Reserva Tinto 2014
Bons vinhos, boa comida e boa companhia.

Oiçamos uma melodia acompanhada deste fabuloso Pousio Reserva Tinto 2014.

E assim seremos “Strangers in the night” ou montemos o cenário em modo “My Way”!

Um brinde à sua saúde !