ADEGA DE OURÉM – DIVINIS

Com os tempos modernos, a Adega de ourém partiu para a atualidade, fundando então a DIVINIS, uma empresa que além de vinhos se dedica igualmente a azeites, ampliando a sua oferta e conceito comercial.

AO123456789
A Adega de Ourém foi adquirida em 2006 por um conjunto de empresários, decididos a manter a tradição de produzir vinhos em Ourém. Vinhos históricos, onde se produz o Vinho Medieval de Ourém, e que graças à sua iniciativa a Adega de Ourém pôde continuar a respirar e a sua atividade.

Único no mundo, o ‘Medieval de Ourém’ é um vinho que continua a ser produzido exclusivamente no concelho de Ourém, segundo os métodos praticados pelos Monges de Cister, há mais de 800 anos.

A designação de Vinho Medieval de Ourém foi criada com o intuito de preservar o método original, ensinado pelos Monges de Cister às pessoas de Ourém no séc. XII, e está regulamentado pela portaria nº 167/2005 de 11 de Fevereiro, publicado em Diário da República. Os Vinhos protegidos por essa portaria devem provir de vinhas certificadas, a vindima é obrigatoriamente feita à mão, as adegas devem estar inscritas e aprovadas para o efeito e ficam sujeitas ao controlo da entidade certificadora.

Desta forma, este vinho histórico tornou-se património do Concelho, e a sua degustação deve ser entendida como um acto cultural, em que se destaca aquilo que é diferente, mas que é genuíno e digno.