Vinhos apresentados:

(clique nas referências para aceder às respetivas notas de prova)

 

Ingredientes (para 2 pratos como entrada ou prato principal) 1 boa alheira de caça 200 gramas de grelos cozidos 2 dentes de alho 2 fatias de presunto 1 figo roxo grande Aromáticas picadas ou rebentos Preparação: Se usar grelos frescos, lavar e arranjar. Se usar congelados, deixar a descongelar o tempo suficiente num passador de rede. Em ambos os casos, pôr água a ferver com sal e branquear os grelos e dois dentes de alho durante 4 minutos. Escorrer e reservar. Lavar e cortar o figo em rodelas, sem descascar. Reservar até à montagem final. No tabuleiro: Encaixar a alheira no veio central do tabuleiro da Actifry, depois de bem picada. Programar 10 minutos. Adicionar os grelos e os dentes de alho, programar mais 5 minutos. Retirar o tabuleiro e empratar a gosto, adicionando as rodelas de figo, o presunto e a decoração.

Ingredientes
(para 2 pratos como entrada ou prato principal)
1 boa alheira de caça
200 gramas de grelos cozidos
2 dentes de alho
2 fatias de presunto
1 figo roxo grande
Aromáticas picadas ou rebentos
Preparação:
Se usar grelos frescos, lavar e arranjar. Se usar congelados, deixar a descongelar o tempo suficiente num passador de rede. Em ambos os casos, pôr água a ferver com sal e branquear os grelos e dois dentes de alho durante 4 minutos. Escorrer e reservar.
Lavar e cortar o figo em rodelas, sem descascar. Reservar até à montagem final.
No tabuleiro:
Encaixar a alheira no veio central do tabuleiro da Actifry, depois de bem picada. Programar 10 minutos. Adicionar os grelos e os dentes de alho, programar mais 5 minutos.
Retirar o tabuleiro e empratar a gosto, adicionando as rodelas de figo, o presunto e a decoração.

Ingredientes 2 lombos de pescada fresca sem espinha, com pele (escamada) 8 batatas bem pequenas descascadas e torneadas 1 couve pak choi 1 cenoura grande em lâminas 1 pitada de baunilha moída ou uma colher de chá de essência Maionese Limão Azeite Preparação: Arrepie de sal os lombos de pescada. Arrepiar é salgar no sentido contrário ao da escama. Reservar. Numa tigela deitar 3 colheres de sopa de maionese, juntar o sumo e a raspa de meio limão. Reservar no frio até à hora de servir. Introduzir na cuba as batatas, a cenoura em lâminas compridas, as folhas de pak choi e cobrir de água, temperar de sal e baunilha. Introduzir o cesto de cozedura a vapor, dispôr o peixe e programar cozedura rápida ou usar o programa pré definido para “Caldeirada de bacalhau – 2 pessoas”. No final da cozedura, tirar o cesto, escorrer os vegetais e empratar por camadas, juntando a cada uma um pouco da maionese de citrinos. Finalize com o peixe, pingue de azeite se gostar e um pouco de pimenta.

Ingredientes
2 lombos de pescada fresca sem espinha, com pele (escamada)
8 batatas bem pequenas descascadas e torneadas
1 couve pak choi
1 cenoura grande em lâminas
1 pitada de baunilha moída ou uma colher de chá de essência
Maionese
Limão
Azeite
Preparação:
Arrepie de sal os lombos de pescada. Arrepiar é salgar no sentido contrário ao da escama. Reservar.
Numa tigela deitar 3 colheres de sopa de maionese, juntar o sumo e a raspa de meio limão. Reservar no frio até à hora de servir.
Introduzir na cuba as batatas, a cenoura em lâminas compridas, as folhas de pak choi e cobrir de água, temperar de sal e baunilha. Introduzir o cesto de cozedura a vapor, dispôr o peixe e programar cozedura rápida ou usar o programa pré definido para “Caldeirada de bacalhau – 2 pessoas”.
No final da cozedura, tirar o cesto, escorrer os vegetais e empratar por camadas, juntando a cada uma um pouco da maionese de citrinos. Finalize com o peixe, pingue de azeite se gostar e um pouco de pimenta.

Ingredientes (para duas pessoas) 2 Pernas de pato 250 gr de arroz agulha 50 gr de funcho (bolbo) picado 100 gr cebola picada 20 gr Alho 100 gr de cenoura aos cubos 75 gramas de chouriço em rodelas finas 3 colheres de sopa de molho de soja 100 ml de vinho branco Juntar todos os ingredientes na Cookeo à excepção do chouriço e do arroz. Juntar água até cobrir tudo, sensivelmente um dedo acima. Fechar a tampa e programar em cozedura rápida 35 minutos. Quando findar o tempo e for possivel abrir a tampa em segurança, provar o tempero e ajustar a gosto se necessário. Proceder de igual forma com a quantidade de caldo do pato. Se achar que é pouco para cobrir o arroz ou se o gosto for mais cozido e menos al dente, acrescentar um pouco de água quente. Juntar o arroz e por fim o chouriço às rodelas. Fechar a tampa e programar na função Arroz&Cereais, o programa Arroz Branco, 300 gramas, 9 minutos. No final empratar em prato fundo com a perna de pato por baixo do arroz, deixando o coto de fora e as rodelas de chouriço por cima.

Ingredientes (para duas pessoas)
2 Pernas de pato
250 gr de arroz agulha
50 gr de funcho (bolbo) picado
100 gr cebola picada
20 gr Alho
100 gr de cenoura aos cubos
75 gramas de chouriço em rodelas finas
3 colheres de sopa de molho de soja
100 ml de vinho branco
Preparação
Juntar todos os ingredientes na Cookeo à excepção do chouriço e do arroz.
Juntar água até cobrir tudo, sensivelmente um dedo acima.
Fechar a tampa e programar em cozedura rápida 35 minutos.
Quando findar o tempo e for possivel abrir a tampa em segurança, provar o tempero e ajustar a gosto se necessário. Proceder de igual forma com a quantidade de caldo do pato. Se achar que é pouco para cobrir o arroz ou se o gosto for mais cozido e menos al dente, acrescentar um pouco de água quente.
Juntar o arroz e por fim o chouriço às rodelas.
Fechar a tampa e programar na função Arroz&Cereais, o programa Arroz Branco, 300 gramas, 9 minutos.
No final empratar em prato fundo com a perna de pato por baixo do arroz, deixando o coto de fora e as rodelas de chouriço por cima.

Ingredientes 1 frasco de manteiga de amendoim 200 gr “chocolate” branco 1 pacote de natas 100 ml de leite 1 colher de extracto de baunilha açúcar mascavado a gosto (o “chocolate” branco adoça um pouco) 1 ovo inteiro Na Bimby Juntar todos os ingredientes, processar primeiro com alguns golpes para desfazer os pedaços de “chocolate” branco. A seguir , passar para a velocidade 4, a 50º, 8 minutos. Passar o creme para dentro de uma caixa com tampa e levar ao congelador ou abatedor de temperatura. No fogão Bater o ovo e juntar aos restantes ingredientes. Em banho maria, juntar todos os ingredientes, mexendo sempre com uma vara de arames para emulsionar bem as gorduras. Quando o “chocolate” branco estiver derretido e bem emulsionado com o resto dos ingredientes, tirar do lume e proceder da mesma forma – passar o preparado para uma caixa com tampa e abater temperatura, no congelador ou abatedor. É só esperar que atinja a temperatura desejada.

Ingredientes
1 frasco de manteiga de amendoim
200 gr “chocolate” branco
1 pacote de natas
100 ml de leite
1 colher de extracto de baunilha
açúcar mascavado a gosto (o “chocolate” branco adoça um pouco)
1 ovo inteiro
Na Bimby
Juntar todos os ingredientes, processar primeiro com alguns golpes para desfazer os pedaços de “chocolate” branco.
A seguir , passar para a velocidade 4, a 50º, 8 minutos.
Passar o creme para dentro de uma caixa com tampa e levar ao congelador ou abatedor de temperatura.
No fogão
Bater o ovo e juntar aos restantes ingredientes.
Em banho maria, juntar todos os ingredientes, mexendo sempre com uma vara de arames para emulsionar bem as gorduras. Quando o “chocolate” branco estiver derretido e bem emulsionado com o resto dos ingredientes, tirar do lume e proceder da mesma forma – passar o preparado para uma caixa com tampa e abater temperatura, no congelador ou abatedor.
É só esperar que atinja a temperatura desejada.