AÇORDA DE SÁVEL

Ingredientes: – 1 Kg de Sável – 7 dentes de alho – 1 ramo de coentros – 1 dl de Azeite – 240 g de pão duro – 1 l de água – Sal e vinagre De véspera, corta-se o sável às postas e tempera-se com sal, um golpe de vinagre e um dente de alho picado. Cozem-se a cabeça e as ovas do sável. Escoa-se a água de cozer o peixe. À parte, picam-se os dentes de alho e os coentros. Num tacho, leva-se ao lume a água da cozedura do sável, o azeite, os dentes de alho e os coentros. Deixa-se ferver e deita-se o pão cortado às fatias, que ferve até enxugar. Serve-se em travessa, com as ovas desfeitas por cima e o sável frito à volta, (cortado às postas muito finas).

Ingredientes:
– 1 Kg de Sável
– 7 dentes de alho
– 1 ramo de coentros
– 1 dl de Azeite
– 240 g de pão duro
– 1 l de água
– Sal e vinagre
De véspera, corta-se o sável às postas e tempera-se com sal, um golpe de vinagre e um dente de alho picado. Cozem-se a cabeça e as ovas do sável. Escoa-se a água de cozer o peixe. À parte, picam-se os dentes de alho e os coentros.
Num tacho, leva-se ao lume a água da cozedura do sável, o azeite, os dentes de alho e os coentros. Deixa-se ferver e deita-se o pão cortado às fatias, que ferve até enxugar.
Serve-se em travessa, com as ovas desfeitas por cima e o sável frito à volta, (cortado às postas muito finas).

ARROZ DE LAMPREIA

Ingredientes: – 1 lampreia com cerca de 1 Kg – 150 g de toucinho gordo – 2 dl de vinho branco – 2 colheres de sopa de vinagre – 2 cebolas – 3 dentes de alho – 1 ramo de salsa – 1 colher de chá de colorau – Piripiri – Sal e pimenta Amanha-se a lampreia e aproveita-se o sangue para uma tigela com o vinagre. Mexe-se para não coagular. Depois, num tacho de barro, põem-se as cebolas os dentes de alhos, o sal, a pimenta, o piripiri, a salsa e o colorau, e colocam-se bocados de lampreia a cobrir. Por cima da lampreia os mesmos temperos. Rega-  se tudo com vinho e com as ovas se as tiver. À parte, numa frigideira, derrete-se o toucinho cortado aos bocadinhos. Deita-se a gordura sobre a lampreia. Põe-se o tacho ao lume e logo que comece a ferver reduz-se. Quando estiver pronta adiciona-se três colheres de sangue.Levanta fervura e serve-se acompanhado de arroz branco, onde se misturou o restante sangue.

Ingredientes:
– 1 lampreia com cerca de 1 Kg
– 150 g de toucinho gordo
– 2 dl de vinho branco
– 2 colheres de sopa de vinagre
– 2 cebolas
– 3 dentes de alho
– 1 ramo de salsa
– 1 colher de chá de colorau
– Piripiri
– Sal e pimenta
Amanha-se a lampreia e aproveita-se o sangue para uma tigela com o vinagre. Mexe-se para não coagular. Depois, num tacho de barro, põem-se as cebolas os dentes de alhos, o sal, a pimenta, o piripiri, a salsa e o colorau, e colocam-se bocados de lampreia a cobrir. Por cima da lampreia os mesmos temperos. Rega- se tudo com vinho e com as ovas se as tiver. À parte, numa frigideira, derrete-se o toucinho cortado aos bocadinhos. Deita-se a gordura sobre a lampreia. Põe-se o tacho ao lume e logo que comece a ferver reduz-se. Quando estiver pronta adiciona-se três colheres de sangue.Levanta fervura e serve-se acompanhado de arroz branco, onde se misturou o restante sangue.

MIGAS CARVOEIRAS

Ingredientes: – 1 pão de trigo caseiro – 2 dentes de alhos – 500 gr de batata cozida – 200 gr de toucinho – Água q.b. – Azeite q.b. – Sal q.b. Numa frigideira aquece-se o azeite, quando estiver bem quente, juntam-se os dentes de alho, e frita-se o toucinho previamente cortado às tiras. Seguidamente adiciona-se o pão cortado em fatias e o sal a gosto. Num tacho à parte ferve-se a água. Junta-se a água fervida e as batatas esmagadas ao preparado da frigideira, envolve-se tudo formando uma bola e deixa-se tostar em lume brando cerca de três minutos, mexendo sempre. (Este prato pode ser acompanhado de bacalhau ou entrecosto grelhado na brasa)

Ingredientes:
– 1 pão de trigo caseiro
– 2 dentes de alhos
– 500 gr de batata cozida
– 200 gr de toucinho
– Água q.b.
– Azeite q.b.
– Sal q.b.
Numa frigideira aquece-se o azeite, quando estiver bem quente, juntam-se os dentes de alho, e frita-se o toucinho previamente cortado às tiras. Seguidamente adiciona-se o pão cortado em fatias e o sal a gosto. Num tacho à parte ferve-se a água. Junta-se a água fervida e as batatas esmagadas ao preparado da frigideira, envolve-se tudo formando uma bola e deixa-se tostar em lume brando cerca de três minutos, mexendo sempre.
(Este prato pode ser acompanhado de bacalhau ou entrecosto grelhado na brasa)

CABRITO ASSADO NO FORNO

Ingredientes: – 1,5 Kg de perna de cabrito – 4 dentes de alho – Meio limão – 1 dl de azeite – Água – Sal, pimenta e colorau Esfrega-se a perna de cabrito com os dentes de alho pisados, o sal, o colorau, a pimenta e o sumo do limão, deixa-se assim temperado durante umas horas. Depois leva-se ao lume o azeite. Estando bem quente, aloura-se nele a perna de cabrito, dos dois lados. Coloca-se o cabrito numa assadeira de barro com o preparado. Rega-se com uns golinhos de água de vez em quando volta-se dos lados e vai-se sempre molhando, ou com o próprio molho ou com a água. Serve-se na assadeira com nabos ou com batatas fritas aos quartos, quando este está prestes a sair do forno.

Ingredientes:
– 1,5 Kg de perna de cabrito
– 4 dentes de alho
– Meio limão
– 1 dl de azeite
– Água
– Sal, pimenta e colorau
Esfrega-se a perna de cabrito com os dentes de alho pisados, o sal, o colorau, a pimenta e o sumo do limão, deixa-se assim temperado durante umas horas. Depois leva-se ao lume o azeite. Estando bem quente, aloura-se nele a perna de cabrito, dos dois lados. Coloca-se o cabrito numa assadeira de barro com o preparado. Rega-se com uns golinhos de água de vez em quando volta-se dos lados e vai-se sempre molhando, ou com o próprio molho ou com a água. Serve-se na assadeira com nabos ou com batatas fritas aos quartos, quando este está prestes a sair do forno.

TIGELADAS DE ABRANTES

Ingredientes: – 1 l de leite – 500 gr de açúcar – 125 gr de farinha – 13 ovos – raspa de limão – canela e sal q.b. Juntam-se os ovos com o açúcar, a raspa de limão, a canela e o sal, bate-se tudo muito bem. Seguidamente, junta-se o leite e a farinha a pouco e pouco. Levam-se as tigeladas de barro não vidrado ao forno de lenha, que deve Ter sido previamente aquecido (350º). Quando as tigelas estiverem quentes, enchem-se com o preparado dentro do forno, para tal deve usar um pau comprido com um púcaro, concha ou medida na ponta. As tigelas cozem durante 15 minutos.

Ingredientes:
– 1 l de leite
– 500 gr de açúcar
– 125 gr de farinha
– 13 ovos
– raspa de limão
– canela e sal q.b.
Juntam-se os ovos com o açúcar, a raspa de limão, a canela e o sal, bate-se tudo muito bem. Seguidamente, junta-se o leite e a farinha a pouco e pouco. Levam-se as tigeladas de barro não vidrado ao forno de lenha, que deve Ter sido previamente aquecido (350º). Quando as tigelas estiverem quentes, enchem-se com o preparado dentro do forno, para tal deve usar um pau comprido com um púcaro, concha ou medida na ponta. As tigelas cozem durante 15 minutos.