MENU ENTRADA Amêijoas na CataplanaEspumante São Domingos Elpídio Branco Bruto PEIXE	Atum à Algarvia	São Domingos Colheita Branco 2012 CARNE	Favas à Algarvia	São Domingos Reserva Tinto 2008 SOBREMESA	Morgado de Figo	Espumante São Domingos Reserva Meio Seco

MENU
ENTRADA Amêijoas na Cataplana Espumante São Domingos Elpídio Branco Bruto
PEIXE Atum à Algarvia São Domingos Colheita Branco 2012
CARNE Favas à Algarvia São Domingos Reserva Tinto 2008
SOBREMESA Morgado de Figo Espumante São Domingos Reserva Meio Seco

 Amêijoas na Cataplana

Ingredientes: Para 4 pessoas 1,5 kg de amêijoas ; 5 cls de azeite ; 300 grs de tomates frescos ; 2 dentes de alho ; 150 grs de cebolas ; 100 grs de chouriço ; 60 grs de presunto ; 1 dl de vinho branco seco ; 1 folha de louro ; 1 ramo de salsa ; pimenta q.b. ; sal q.b. Confecção: Lave bem as amêijoas em água fria. Cubra-as com água salgada, ou, na falta desta, utilize água e sal, algumas horas antes da sua confecção. Descasque a cebola e pique grosseiramente. Descasque, também, o alho e pique bem fino. Leve um tacho ao lume com o azeite. Junte o alho, a cebola e a folha de louro. Adicione o ramo de salsa. Deixe refogar. Junte o vinho branco e deixe reduzir (apurar). Entretanto, corte o presunto em pedaços peuqenos e ponha a demolhar em água fria. Corte, também, o chouriço em meias luas. Retire os pés aos tomates, escalde estes em água a ferver e limpe de peles e sementes. Corte-os em dados pequenos e ponha-os no tacho. Junte igualmente o presunto e o chouriço. Deixe estufar tudo durante 5 a 10 minutos. Retire o ramo de salsa e a folha de louro. Tire as amêijoas da água salgada e lave novamente em água fria. Leve uma cataplana ao lume e ponha uma camada do conteúdo do tacho. Sobre esta camada coloque as amêijoas e cubra com o restante conteúdo do tacho. Tape a cataplana e leve a lume não muito forte. Quando passarem 5 minutos volte a cataplana e deixe ao lume mais 10 a 12 minutos para que as amêijoas abram. Conselho: Utilize amêijoas grandes e a cataplana só deve ser aberta em presença de quem a vai comer. fonte: Região de Turismo do Algarve

Ingredientes:
Para 4 pessoas
1,5 kg de amêijoas ;
5 cls de azeite ;
300 grs de tomates frescos ;
2 dentes de alho ;
150 grs de cebolas ;
100 grs de chouriço ;
60 grs de presunto ;
1 dl de vinho branco seco ;
1 folha de louro ;
1 ramo de salsa ;
pimenta q.b. ;
sal q.b.
Confecção:
Lave bem as amêijoas em água fria. Cubra-as com água salgada, ou, na falta desta, utilize água e sal, algumas horas antes da sua confecção.
Descasque a cebola e pique grosseiramente. Descasque, também, o alho e pique bem fino.
Leve um tacho ao lume com o azeite. Junte o alho, a cebola e a folha de louro. Adicione o ramo de salsa. Deixe refogar.
Junte o vinho branco e deixe reduzir (apurar).
Entretanto, corte o presunto em pedaços peuqenos e ponha a demolhar em água fria. Corte, também, o chouriço em meias luas. Retire os pés aos tomates, escalde estes em água a ferver e limpe de peles e sementes. Corte-os em dados pequenos e ponha-os no tacho.
Junte igualmente o presunto e o chouriço.
Deixe estufar tudo durante 5 a 10 minutos.
Retire o ramo de salsa e a folha de louro. Tire as amêijoas da água salgada e lave novamente em água fria.
Leve uma cataplana ao lume e ponha uma camada do conteúdo do tacho. Sobre esta camada coloque as amêijoas e cubra com o restante conteúdo do tacho.
Tape a cataplana e leve a lume não muito forte.
Quando passarem 5 minutos volte a cataplana e deixe ao lume mais 10 a 12 minutos para que as amêijoas abram.
Conselho: Utilize amêijoas grandes e a cataplana só deve ser aberta em presença de quem a vai comer.
fonte: Região de Turismo do Algarve

Atum à Algarvia

Ingredientes: Atum ; grelos ; batatas ; limão ; alho ; sal ; pimenta ; cebolas ; vinagre ; farinha ; Confecção: Tempere o atum com sumo de limão, alho, sal e pimenta e deixe a marinar. Depois, passe por farinha e frite. À parte faça uma cebolada, adicione o vinagre e deite por cima do atum. Guarneça o prato com os grelos salteados e as batatas cozidas. fonte: Câmara Municipal de Portimão

Ingredientes:
Atum ;
grelos ;
batatas ;
limão ;
alho ;
sal ;
pimenta ;
cebolas ;
vinagre ;
farinha ;
Confecção:
Tempere o atum com sumo de limão, alho, sal e pimenta e deixe a marinar.
Depois, passe por farinha e frite.
À parte faça uma cebolada, adicione o vinagre e deite por cima do atum.
Guarneça o prato com os grelos salteados e as batatas cozidas.
fonte: Câmara Municipal de Portimão

Favas à Algarvia

Ingredientes: Para 4 pessoas 800 grs de favas (descascadas) ; 150 grs de chouriço preto (morcela) ; 150 grs de chouriço vermelho ; 2 dentes de alho ; 1 quarto de dl de azeite ; 150 grs de bacon ou toucinho entremeado fresco ; 1 molho de coentros, rama de alho e de cebolam Confecção: Descasque as favas. Lave em água fria e escorra num passador. Leve um tacho ao lume. Adicione um pouco de água, junte as favas e coza cerca de 8 minutos. Escorra as favas e retire-as do tacho. Descasque os dentes de alho e pique fino. Corte o chouriço preto e o vermelho ás rodas e o bacon em fatias pequenas. Leve novamente o tacho ao lume, depois de lavado e limpo. Deite o azeite e deixe aquecer. Junte o alho e deixe alourar, sem queimar. Em seguida, junte as favas e um pouco de água. Tape e deixe cozinhar. À parte, numa frigideira frite as carnes. Junte ás favas que estão a cozinhar e mexa envolvendo as carnes com favas. Deixe apurar. Polvilhe com coentros, ramas de alho e de cebola picadas. Conselho: No caso de não ter favas frescas, use congeladas. Utilize chouriços do tipo caseiro. Se utilizar chouriços do tipo industrial, deverá ter o cuidado de retirar a pele. fonte: Região de Turismo do Algarve

Ingredientes:
Para 4 pessoas
800 grs de favas (descascadas) ;
150 grs de chouriço preto (morcela) ;
150 grs de chouriço vermelho ;
2 dentes de alho ;
1 quarto de dl de azeite ;
150 grs de bacon ou toucinho entremeado fresco ;
1 molho de coentros, rama de alho e de cebolam
Confecção:
Descasque as favas. Lave em água fria e escorra num passador.
Leve um tacho ao lume. Adicione um pouco de água, junte as favas e coza cerca de 8 minutos.
Escorra as favas e retire-as do tacho. Descasque os dentes de alho e pique fino.
Corte o chouriço preto e o vermelho ás rodas e o bacon em fatias pequenas.
Leve novamente o tacho ao lume, depois de lavado e limpo. Deite o azeite e deixe aquecer. Junte o alho e deixe alourar, sem queimar. Em seguida, junte as favas e um pouco de água. Tape e deixe cozinhar.
À parte, numa frigideira frite as carnes. Junte ás favas que estão a cozinhar e mexa envolvendo as carnes com favas. Deixe apurar.
Polvilhe com coentros, ramas de alho e de cebola picadas.
Conselho: No caso de não ter favas frescas, use congeladas. Utilize chouriços do tipo caseiro. Se utilizar chouriços do tipo industrial, deverá ter o cuidado de retirar a pele.
fonte: Região de Turismo do Algarve

Morgado de Figo

Ingredientes: 500 g de figos secos ; 500 g de amêndoa ; 500 g de açúcar ; 50 g de chocolate ; 10 g de canela ; 3 g de erva-doce ; 1 limão grande ; açúcar em pó Confecção: Torram-se ligeiramente os figos e as amêndoas. Depois de frios rala-se a amêndoa (só uma passagem na máquina) e pica-se o figo finamente com uma faca ou tesoura. Num tacho, de preferência de arame, deita-se um copo de água (2 dl). Junta-se o açúcar, o chocolate, a canela, a erva-doce, a raspa da casca do limão e deixa-se ferver até fazer ponto de cabelo. Adiciona-se então a amêndoa, mexe-se, deixa-se ferver durante 5 minutos e junta-se o figo. Mexe-se tudo muito bem para misturar e deixa-se ferver mais 5 minutos. Deixa-se arrefecer um pouco. Tem-se uma tábua polvilhada com açúcar pilé, sobre a qual se deita a massa de figo. Dá-se-lhe a forma redonda amparando-a com um cincho de folha ou com uma tira de papel grosso. Comprime-se bem. Quando completamente frio, pincela-se o morgado com uma cobertura de açúcar como se disse para o morgado de amêndoa e enfeita-se a superfície com grangeia de várias cores. Contorna-se com franjinhas brancas de papel de seda, cristal e celofane. É com esta massa que se moldam as galinhas, coelhos, presuntos e outros motivos, que são parte importante da doçaria algarvia. Há quem suprima a erva-doce e reforce a quantidade de limão: para 500 g de figo a raspa da casca de 5 limões médios. O chocolate pode juntar-se ao mesmo tempo que a amêndoa, podendo a porção ser maior ou em parte substítuida por cacau. Há também quem não torre o figo. fonte: Região de Turismo do Algarve

Ingredientes:
500 g de figos secos ;
500 g de amêndoa ;
500 g de açúcar ;
50 g de chocolate ;
10 g de canela ;
3 g de erva-doce ;
1 limão grande ;
açúcar em pó
Confecção:
Torram-se ligeiramente os figos e as amêndoas. Depois de frios rala-se a amêndoa (só uma passagem na máquina) e pica-se o figo finamente com uma faca ou tesoura.
Num tacho, de preferência de arame, deita-se um copo de água (2 dl). Junta-se o açúcar, o chocolate, a canela, a erva-doce, a raspa da casca do limão e deixa-se ferver até fazer ponto de cabelo. Adiciona-se então a amêndoa, mexe-se, deixa-se ferver durante 5 minutos e junta-se o figo. Mexe-se tudo muito bem para misturar e deixa-se ferver mais 5 minutos. Deixa-se arrefecer um pouco.
Tem-se uma tábua polvilhada com açúcar pilé, sobre a qual se deita a massa de figo. Dá-se-lhe a forma redonda amparando-a com um cincho de folha ou com uma tira de papel grosso. Comprime-se bem. Quando completamente frio, pincela-se o morgado com uma cobertura de açúcar como se disse para o morgado de amêndoa e enfeita-se a superfície com grangeia de várias cores. Contorna-se com franjinhas brancas de papel de seda, cristal e celofane.
É com esta massa que se moldam as galinhas, coelhos, presuntos e outros motivos, que são parte importante da doçaria algarvia.
Há quem suprima a erva-doce e reforce a quantidade de limão: para 500 g de figo a raspa da casca de 5 limões médios. O chocolate pode juntar-se ao mesmo tempo que a amêndoa, podendo a porção ser maior ou em parte substítuida por cacau. Há também quem não torre o figo.
fonte: Região de Turismo do Algarve