V CONCURSO DE VINHOS DO TEJO   O Clube de Vinhos Portugueses mais uma vez presente num grande evento. A Gala de Vinhos do Tejo 2014 contou com mais de 200 pessoas presentes, entre os quais eu como convidado na categoria de Comunicação Social. concurso Apesar de amador e sem quaisquer fins promocionais pessoais, o blogue começa a ser tido em conta no panorama vitivinícola Nacional.

 

Uma palavra de agradecimento à Confraria Enófila Nossa Senhora do Tejo pelo convite que me foi endereçado na pessoa da Sra. Dra. Teresa Batista. Nem hajam, porque foi com toda a honra e prazer que me fiz representar e saí com absoluta convicção de que os Vinhos do Tejo a breve prazo estarão de volta à ribalta nacional. Assim se continuem a conjugar esforços. Da minha parte cá estarei para também fazer parte desse mesmo esforço promocional, pelo que os produtores da região dos Vinhos do Tejo poderão sempre contar com o Clube de Vinhos Portugueses.

2

Requinte e sofisticação

O CONCURSO

Entre os dias 23 e 24 de Abril foram efetuadas as provas por alguns dos mais credenciados provadores, escanções e especialistas, de 115 vinhos de toda a região, dentro do Concurso de Vinhos Engarrafados do Tejo organizado pela Comissão Vitivinícola Regional do Tejo (CVR Tejo), emparceria com a Confraria Enófila Nossa Senhora do Tejo. É a 5ª edição deste concurso que terá naturais repercussões na opinião do consumidor final e no estímulo de todos os produtores e agentes envolvidos na região.  As provas tiveram lugar nas instalações do Museu Rural e do Vinho do Cartaxo. Em concurso estiveram perto de 30 produtores, que puderam competir num máximo de 8 vinhos em 5 categorias: – tranquilos, espumantes, frisantes, licorosos e aguardentes. Qualquer destes vinhos tinha como condição a apresentação de denominação de origem protegida (DOP) ou indicação geográfica protegida (IGP) do Tejo. Na avaliação estiveram presentes enólogos, escanções e provadores inclusivamente de diversas regiões, além dos Vinhos do Tejo; vieram até da Península de Setúbal e da região dos Vinhos de Lisboa.

 

A GALA

 

A Gala teve lugar no Convento de São Francisco em Santarém que teve o cuidado de intercalar refeições com entrega de prémios. O menu da Gala iniciou com uma receção inicial comum cocktail de receção, sempre acompanhados com os vinhos da região. O Jantar entrou com uma Sopa Rica de Peixe, seguida de um prato principal  Lombinho de Porco Recheado com Queijo de Cabra, Aplerces e Nozes, terminando com uma sobremesa feita de Trouxa de  ovos queimada com Carpaccio de ananás.

 

DESTAQUES DA NOITE

 

O primeiro destaque da noite vai para a Encosta de Sobral e o respetivo timoneiro. o Eng. Pedro Sereno que receberam os prémios de Empresa de Excelência e melhor Enólogo 2013.

 (clique nas fotos para ampliar) Depois e com mais de quinhentas mil garrafas certificadas a Quinta dos Penegrais recebeu o Prémio Empresa Dinamismo, pelo esforço efetuado no ano passado em melhorar continuamente todos os processos. E avaliando pelo que se provou, o corolário de todo um grandes esforço desde há 10 anos a esta parte.

PRÉMIOS DE EXCELÊNCIA E MEDALHAS

Os Prémios de Excelência

Os Prémios de Excelência

De entre os diversos prémios e medalhas aqui atribuídos, além dos nomes referidos anteriormente saltam-me desde já à vista quatro produtores. O primeiro uma confirmação, a Adega Cooperativa de Almeirim.

ac almeirim

Um Prémio de excelência, duas medalhas de ouro e uma medalha de prata. De salientar que as referência premiadas deste produtor são todas vinhos Low-Cost, ou seja, nem sempre preço elevado significa qualidade elevada.

Medalha Excelência Vinho Branco Portas do Tejo 2013 da Adega de Almeirim a Romeu Gonçalves

Medalha Excelência Vinho Branco Portas do Tejo 2013 da Adega de Almeirim a Romeu Gonçalves

Outro destaque da noite vai para a Quinta da Ribeirinha, com um Prémio de Excelência e duas medalhas de ouro.

ac cartaxoO segundo nome e com quatro medalhas de ouro representa o renascer duma mítica adega que reaparece em grande força. Refiro-me à Adega Cooperativa do Cartaxo, cujo resultado, é a confirmação de um esforço contínuo.

 

 

 

Em terceiro lugar, referência para o Casal do Conde que arrebatou duas medalhas de ouro e uma medalha de prata. Mais um esforço recompensado.

Por fim uma confirmação do excelente trabalho já feito e que tem tido a responsabilidade de confirmar ano após ano toda a sua qualidade. Refiro-me à Quinta do Casal da Coelheira, representada na pessoa do Sr. Engº Nuno Falcão Rodrigues, que conseguiu arrebatar três medalhas de ouro.

LISTA DE PREMIADOS DA NOITE MEDALHAS ESCELENCIAMEDALHAS OUROMEDALHAS DE PRATA   A todos os premiados e distinguidos da Gala, o Clube de Vinhos Portugueses endereça os parabéns e votos de continuação do bom trabalho realizado até agora. a quem não se viu mencionado pelo Concurso o Clube de Vinhos Portugueses envia uma palavra de estímulo e ânimo, porque acredita que mesmo muitos não premiados merecem ser mencionados e provados e tenho a experiência de que muitas vezes surgem grandes surpresas destes lotes. O esforço é sempre compensado. Bem hajam a todos!   VÍDEO RESUMO DA GALA [youtube=http://youtu.be/FjVzUhETD5Q]   Fontes de fotos e agradecimentos: Confraria Enófila do Tejo e Reserva da Comenda do meu caro amigo Rui Barradas Pereira