O Ministério Francês dos Negócios Estrangeiros e do Desenvolvimento Internacional em colaboração com chefs mundialmente conhecidos, propõem um “menu solidário” para celebrar a gastronomia francesa no dia do pai, 19 de março de 2015

IMAGENS DE ALGUNS DOS PARTICIPANTES

(clique nas imagens para ampliar)

José Avillez no “Belcanto”, Justa Nobre no “Nobre”, Dieter Koschina no “Vila Joya”, Vincent Farges na “Fortaleza do Guincho” e Joachim Koerper no “Eleven”, são alguns dos chefs dos 17 restaurantes, que em Portugal foram selecionados para participar no evento gastronómico mundial “Goût de France / Good France”, que propõe um “Menu Francês” com menos gordura, menos açúcar e menos sal e ainda o compromisso de entregar 5% das vendas deste jantar à APCOI – Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil, que desde 2010 desenvolve projetos com vista à melhoria da nutrição e da saúde das crianças.

LISTA DOS PARTICIPANTES

(clique nas imagens para ampliar)

a b

Este evento reunirá, a 19 de Março de 2015, mais de 1000 chefs mundialmente conhecidos, da alta cozinha ao “bistrot” de qualidade que, nos cinco continentes, irão servir nos seus respectivos restaurantes um “Menu Francês” para celebrar a gastronomia francesa que desde há muito transporta uma mensagem de excelência, de vitalidade e de respeito pela saúde e pelo ambiente, associando uma dimensão calorosa dos prazeres da mesa a uma confecção com produtos frescos, da época e provenientes de produtores locais.
Em Portugal, foram escolhidos por um júri presidido pelo Chef Francês Alain Ducasse, 17 restaurantes que através desta iniciativa solidária irão realçar a combinação entre a tradição portuguesa e a gastronomia francesa com espírito de criatividade e de modernidade, assim como a qualidade dos menus baseados numa cozinha responsável com menos gordura, menos açúcar e menos sal.

OS ORGANIZADORES

Goût de France/Good France”

Iniciativa do Ministério Francês dos Negócios Estrangeiros e do Desenvolvimento Internacional e uma das primeiras ilustrações concretas da inscrição da gastromia francesa no património mundial da UNESCO e da sua influência através do mundo.

APCOI

A Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI) é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, fundada em 2010, cuja missão é ajudar a criar um mundo melhor para as futuras gerações, através de iniciativas que valorizem a saúde das crianças, promovam o combate ao sedentarismo ou à má nutrição e previnam a obesidade infantil e todas as doenças associadas. A APCOI é composta por um grupo de voluntários preocupados com a saúde infantil, que se mobilizam em torno da responsabilidade de transmitir melhores hábitos de vida às crianças, ajudando-as a escolher as opções mais saudáveis. «O nosso modelo de atuação incide na criação de ações e campanhas de prevenção, projetos de intervenção social e programas de formação sobre nutrição e exercício físico dirigidos às crianças, às famílias e às comunidades escolares» (Mário Silva, presidente e fundador da APCOI). Desde Dezembro de 2010, a APCOI já beneficiou 154.925 crianças através das seguintes iniciativas: 136.205 inscritas em três edições do projeto «Heróis da Fruta»; 6.415 em ações de distribuição gratuita de fruta; 7.500 estiveram nas três edições da «Corrida da Criança»; 3.230 participaram em oficinas de alimentação saudável e exercício físico; 1.475 foram atendidas por nutricionistas em rastreios gratuitos.