Vinhos

Borrego Serra da Estrela DOP uma carne única

Borrego Serra da Estrela DOP

A última sexta-feira 13 de Maio, estivemos num evento em Lisboa promovido pela ESTRELACOOP – COOPERATIVA DE PRODUTORES DE QUEIJO SERRA DA ESTRELA, CRL, onde a estrela maior foi a carne de Borrego da Serra da Estrela DOP e o Queijo da Serra, ambos acompanhados por Vinhos do Dão. Borrego Serra da Estrela DOP uma carne única no mundo e neste Jantar que esteve nas mãos do Chef Chakall e foi realizado no Restaurante a’BEIRA-te, sito em Lisboa na Avenida de Berna, 11-A.

O empresário Fernando Tavares Pereira, Joaquim Lé de Matos Presidente da Estrela Coop, e o Chef Chakall foram os generosos e excepcionais anfitriões deste Jantar, receberam simpaticamente todos os presentes e no ínicio do evento tiveram o cuidado de prestar o tributo ao Borrego da Serra da Estrela DOP.

Relativamente ao Jantar o Borrego Serra da Estrela DOP uma carne única no mundo, teve como propósito proporcionar uma experiência que serve de momento para divulgar a carne e excelente iguaria Portuguesa.

Borrego Serra da Estrela DOP uma carne única no mundo.
Borrego Serra da Estrela DOP uma carne única no mundo.

Em primeiro lugar importa conhecer que entende-se por “Borrego Serra da Estrela” as carcaças refrigeradas obtidas a partir de animais, machos e fêmeas, da raça Serra da Estrela, filhos de pai e mãe inscritos no livro genealógico da raça. 

Estamos perante um produto com denominação de origem protegida (DOP) que mereceu este jantar com o tema Borrego Serra da Estrela DOP resulta numa carne única no mundo, que deverá merecer mais réplicas e oportunidades como esta, aliás decorre em vários restaurantes na região serrana “festival” para divulgar esta fantástica carne.

Quando valores como a sustentabilidade, produção local, tradição e qualidade estão na ordem do dia, não podemos ignorar a história e a relação com o meio ambiente.

Os ovinos, incluindo o borrego, tem de ser produzidos em explorações de sistema de produção extensivos, ou seja, em regime de produção ao ar livre em todas as fases de produção. Também intrinsecamente relacionado com a produção do famoso Queijo da Serra da Estrela.

Este evento sobre Borrego Serra da Estrela DOP uma carne única no mundo, um borrego leve, criado exclusivamente com leite materno, com peso vivo até 12 Kgs. e de carcaça até 7 Kgs.

Além do Jantar com o Borrego Serra da Estrela DOP uma carne única no mundo teve como entrada um Queijo da Serra da Estrela, e teve a companhia de dois Vinhos, Picos do Couto, Branco, Chardonnay e um Vinho Tinto Picos do Couto, ambos Dão DOC.

Parabéns à organização que saudamos pela iniciativa, todas são poucas para enaltecer o que de melhor se faz em Portugal, carne, queijo e claro Vinhos Portugueses.

Experimentem e tenham bom proveito 😉

Borrego Serra da Estrela DOP uma carne única no mundo.
Borrego Serra da Estrela DOP uma carne única no mundo.

 

 

 

Deixe o seu comentário