Com mais de 35 anos, a Associação Portuguesa de Enologia tem no seu espírito e génese, além da defesa de uma classe profissional, o aprofundamento sobre vinhos, enologia e viticultura.

No passado mês de Dezembro fui um observador privilegiado de poder assistir primeiro à sua Assembleia Geral que decorreu nas instalações da Adega de Borba para eleição dos seus Corpos Sociais, seguido de um animado almoço no Restaurante Espiga.

CORPOS SOCIAIS ELEITOS

Clique nos painéis para ampliar.

APE- Lista -A – Documento Oficial

Além da eleição que referi, debateu-se o alargamento e abrangência da Associação, no sentido de aglomerar também a Viticultura, designando-se assim Associação Portuguesa de Enologia e Viticultura.

PJE2009

Discutiu-se também o retorno ao Prémio Jovem Enólogo no sentido de estimular além de novas adesões à associação, valorizar a renovação que felizmente o setor tem assistido.

Visitou-se depois a novíssima Adega de Borba da qual saí bastante bem impressionado com toda a estrutura.

No fim deste programa passou-se então à palestra sobre uma casta importantíssima quer em Portugal como em toda a Península Ibérica. Relativamente a esta assunto irei falar num artigo em separado deste. Fica aqui o meu testemunho sobre a Associação Portuguesa de Enologia.

Fique aqui a saber mais um pouco sobre o que foram as

III Palestras de Outono da APE em Borba

(clique no link)

Após esta palestra seguiram-se um conjunto de homenagens, das quais destaco o mais que merecido prémio de carreira ao Engº António Saramago cuja pessoa dispensa apresentações até para quem está pouco familiarizado com o mundo dos vinhos. Afinal de contas é meio século de carreira. Bem haja pelo seu trabalho, Sr. Engº António Saramago!

CONHEÇA AINDA: