Clique no banner para conhecer melhor

QUEM SÃO OS NOVOS PARCEIROS?

AGROSUSTENTÁVEL

A Agrosustentável é uma empresa de vitivultura de precisão. A missão é dar à enologia e à viticultura, ferramentas para adequar a sua gestão de rega ao perfil de vinho pretendido, aumentando a sustentabilidade do negócio.

E Como o Fazem?

Consoante as reais necessidades do viticultor, actuam de forma integrada associando a viticultura de precisão pelo mapeamento NDVI à gestão da fertilização.

O mapeamento NDVI permite descobrir e localizar as suas melhores uvas e assim adequar a gestão de rega ao potencial enológico da casta. Pretende-se mapear as vinhas de “qualidade” e “quantidade”, pois um vinho de guarda não apresenta as mesmas necessidades em água que um vinho entrada de gama.

É ainda objetivo aumentar a sustentabilidade da vinha, como tal também se pretende intervir nos custos associados aos fertilizantes. Assim… são emitidos planos de fertilização adequados às reais necessidades das plantas, porque vinhas de 5.000 kg/ha não apresentam as mesmas necessidades de vinhas que produzem 10.000 Kg/ha.

Como tal o aumento da sustentabilidade do sua vinha passará sempre por um aumento da eficiencia de aplicação tanto de água como de fertilizante na parcela de vinha

HERDADE DA BARROSINHA

A Companhia Agrícola da Barrosinha compreende para além do turismo, atividades agrícolas, florestais e cinegéticas, das quais se destacam a produção de vinho, gado bovino, arroz, cortiça, pinha e caça (coelhos, lebres, javalis, perdizes, galinholas, narcejas e pombos).

Fundada em 1947, a Companhia Agrícola da Barrosinha, S.A. dispõe de um património construído que ainda reflete as atividades do passado e a sua importância do ponto de vista histórico e cultural, compreendendo duas antigas fábricas de descasque/ embalamento de arroz e produção de rações, a antiga escola primária, cantina, serração e malhadas.

Ao percorrer a herdade podemos ainda encontrar vários montes alentejanos, duas capelas (Nossa Senhora da Conceição e Senhor dos Chagas), pequenas hortas (dos moradores), adega e a aldeia da Barrosinha, onde ainda residem antigos e atuais funcionários.
A diversidade paisagística, responsável pela sua riqueza de fauna e flora, em muito se deve ao facto de ser percorrida por 8 Km do rio Sado, e de ser composta por zonas de arrozal, vinha (100 ha), serra e açude, cada uma com as suas características e particularidades.