Turismo Vinhos Wines

Visita à Casa de Compostela em Famalicão

Capa C Compostela

A Casa de Compostela representa um Minho genuíno, produtor do seu Vinho Verde, típico, único e que se iniciou como Empresa através do Comendador Manuel Gonçalves.

DSC00215
Estamos no seio da Rota Camiliana em Requião, freguesia do Concelho de Famalicão, onde Camilo Castelo Branco passou os seus últimos anos ao lado de Ana Plácido, também ela escritora novelística e ambos condenados por adultério.

Casa de Camilo Castelo Branco
Casa de Camilo Castelo Branco

A Casa de Camilo Castelo Branco pertencia ao ex-marido de Ana Plácido.

Legado que chegou aos dias de hoje.


A visita coincidiu com um dia frio mas solarengo, e cuja paisagem outonal das vinhas fazem lembrar a Côte d’Ôr na Borgonha, mas com uma componente dourada mais acentuada.

O produtor cumpre os mais rigorosos requisitos de controlo, tendendo ainda para alguma inovação, como a introdução de castas bem adaptadas, como a Sauvignon Blanc.

A completar, temos Loureiro, Trajadura, Arinto – as mais típicas; e ainda Alvarinho e Fernão Pires, introduzidas há alguns anos com o objetivo de dar um toque pessoal, sob enologia do Eng. Joaquim Dias, que conduziu toda a visita.

Paralelamente provaram-se colheitas de 2016 e vinhos em fase terminal de estabilização, diretamente das cubas na adega.

DSC00232
Os néctares mostram a generosidade deste ano de 2017, com vinhos mais redondos, sem acidez tão acentuada, mas mais leves também.

Instalações diversas

Cá aguardamos os novos engarrafados !


logo-casa-da-compostela

Deixe o seu comentário