Dão Produtores Turismo Vinhos Wines

Quinta do Carvalhão Torto

QUINTA C T

QUINTA C T

 

Carvalhão Torto
Soc. Vinhos Unipessoal, Lda.
Rua Dr. Eurico Amaral, 39
3520-050 Nelas
Tel. / Fax. +351 232 944 385
Telemóvel +351 912 637 676
carvalhao.torto@sapo.pt

Mesmo no coração da região do Dão, em Nelas fica um dos centros mais representativos deste zona vinícola. Diria que é de onde saem grande parte das referências quer em termos de Castas, quer em termos de terroir.

 

A Quinta do Carvalhão Torto conseguiu, sem que se perdesse a identidade e alma próprias do Dão, proceder a uma ampla modernização em todos os aspetos e processos há mais de 10 anos atrás.

 

Todos os processos de controlo de condução da vinha têm acompanhamento constante e diário, permitindo assim escolher com maior precisão todos os vários e importantes momentos do encepamento, principalmente as fases da floração e maturação, e isso nota-se em cada gota que se prova dos vinhos produzidos nesta casa que já é referência na região.

Castas principais: Touriga Nacional, Tinta Roriz, Alfrocheiro, Jaen, Encruzado e Malvasia Fina.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Assim em 2006 sai o primeiro engarrafado próprio feito com um lote de Touriga Nacional e Tinta Roriz, e um outro feito com Alfrocheiro e Jaen, num total de 10000 garrafas, resultantes das vindimas em 2004.

De referir que os vinhos aqui produzidos dispensam o estágio em madeira. E daí a principal razão para haverem bons taninos por estes processos, conferindo aos vinhos grande capacidade de envelhecimento, para mais de 10 anos.

A nível de graus alcoólicos também são muito equilibrados, raramente excedem os 13-13,5º. Em tempo de apertado rigor na estrada, o consumidor agradece. Tudo isto, sem os vinhos perderem mínima qualidade, saliente-se isto!

O aspeto quer da casa envolvente, quer da adega, é tudo muito simples, mas com sinais de tratamento, tudo muito limpo e pronto a receber quem visita.

Aproveito esta última deixa para agradecer publicamente ao Engº Luís Oliveira, o enólogo, a amabilidade que teve quer no fornecimento de dados da Quinta quer nas referências que me fez chegar e me permitiram efetuar um trabalho de melhor qualidade, que será complementado com algumas provas e sugestões de harmonização. Bem haja.