Alentejo Produtores Turismo Vinhos Wines

HERDADE DO PERDIGÃO

logoApartado 29

7450 – 999 Monforte

Telefone:(351)245578135

Fax:(351)245578136

Telem:(351)932312250


Do centro do Alto Alentejo chega-nos um produtor surpreendente, com um portfólio de vinhos de grande categoria, principalmente premiados além-fronteiras. Desde já endereço um agradecimento especial à Sra. Da. Sandra Chaves pela a amabilidade das referências que me forneceu para que pudesse classificar algumas delas, e não dei o meu tempo por perdido. Pelo contrário, permitiu-me confirmar algo que já sabia um pouco.

 

A Herdade do Perdigão goza da proximidade à Serra de São Mamede, tendo um micro-clima muito especial que permite produzir vinhos muito diferentes do apenas típico alentejano.

 

A cultura de vinha remonta há mais de dois milénios, iniciada pelos romanos, que inovaram em técnicas de vinificação diversas. Apenas as altas patentes tinham o privilégio de saborear estes néctares.

A Herdade conta com 40 hectares de vinha, de onde saem as uvas que dão o mosto aos vinhos aqui produzidos.

Como é do conhecimento, Portugal foi assolado pela Filoxera no século XIX, o que levou ao abandono quase total das vinhas que existiam na zona, ficando então e felizmente a Herdade do Perdigão.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

 

Dados Técnicos ( Fornecidos pela Herdade )

 

Clima

 

Amplitude Térmica: [6ºC, 45º]

Temperatura Média Anual: 20º

Insolação Anual: 3100 horas

Precipitação: 1100 mm. Com predominância nos meses de Inverno.

 

A estes factores climáticos como humidade, altas temperaturas e concentração da chuva nos meses de Inverno, criam-se as condições ideais de maturação, com elevadas concentrações de açúcar. Por outro lado as baixas temperaturas no Inverno, permitem que o crescimento vegetativo das vinhas seja controlado.

 

Terroir

 

Os solos são caracterizados por Saibro ácidos, derivados de granitos, o que favorece o “Terroir”, promovendo que o crescimento das diferentes variedades de uva, seja feito sem um excessivo teor de água. Com estas condições únicas, é possível obter vinhos únicos, com aromas densos a frutos vermelhos, especiarias e mineral.

 

Castas

 

A política da empresa é apostar maioritariamente nas castas autoctones ou locais. Existem cerca de 82 hectares de vinha, cujo encepamento é maioritariamente composto por castas tintas (80%), com predominância nas castas Trincadeira e Aragonez, complementadas por uma menor área de Alfrocheiro, Touriga Nacional, Alicante Bouschet e Cabernet Sauvignon, utilizadas para complementar os “blends”. Relativamente às castas brancas, o encepamento é composto por Antão Vaz, Arinto e Verdelho.

 

Método de Vinificação

 

A qualidade é imperativa, no que diz respeito à selecção das uvas. Dessa forma as melhores uvas são escolhidas pelo enólogo da Herdade, para poderem ser utilizadas na produção dos vinhos de Reserva, Escolha e Colheita.

ALGUM PORTFÓLIO

 

 

Enólogo da Herdade do Perdigão: David Patrício