Turismo Vinhos Wines

Castas Brancas – Cercial

logo-casta-cercial

Ver ainda:


Outros nomes : Esgana Cão; Cerceal; Sercial

A casta Cercial é cultivada em diferentes regiões vitícolas , com especial destaque na área da DOP Bairrada.

É uma casta precoce e de vigor médio que se adapta bem aos porta-enxertos de médio vigor bem como a qualquer sistema de condução, preferindo solo argiloso-calcário, não gosta de barros pesados e é-lhe favorável um clima medianamente seco.

De acordo com a região pode adoptar diferentes grafias e apresentar características ligeiramente diferentes.

evolucao-cercial

Fenologia

Abrolhamento: Precoce, 1 dia antes da ‘Fernão Pires’.
Floração: Época média, 5 dias após a ‘Fernão Pires’.
Pintor: Época média, 7 dias após a ‘Fernão Pires’.
Maturação: Média a tardia, uma a duas semanas após ‘Fernão Pires’.

Os vinhos produzidos apresentam bom potencial para vinhos elementares e são geralmente de muito boa qualidade caracterizando-se por um bom equilíbrio entre o teor alcoólico e a acidez, originando assim, vinhos frescos e muito aromáticos, de cor intensa e tonalidade cítrica e com elevada capacidade de envelhecimento.

São conhecidas a Cercial do Douro e do Dão, a Cerceal da Bairrada e a Sercial da Madeira, também denominada de Esgana Cão no Douro.
As principais características das variedades da Cercial são a elevada produção e boa acidez.

Esta casta produz o famoso vinho generoso Cercial da Madeira, um vinho seco que depois de envelhecer adquire características excecionais.

Os vinhos monovarietais desta casta são geralmente um pouco desequilibrados, por isso é costume lotar a Cercial com outras castas como a Bical, Fernão Pires ou Malvasia Fina.

Assim sendo e sem surpresa, neste ano de 2014, o seu Cerceal Branco conquistou o troféu de Melhor Vinho para no prestigiado concurso, International Wine Challenge, tanto para mais com uma casta autócone.
No ano de 2014, o seu Campolargo Cerceal Branco 2011 conquistou o troféu de Melhor Vinho para no prestigiado concurso, International Wine Challenge, tanto para mais com uma casta autócone.

Nestes vinhos, a característica herdada da Cercial são a acidez elevada e os aromas delicados.


Deixe o seu comentário