Outros Sabores Turismo Vinhos Wines

Bacalhau, Um Sabor Português – Enquadramento Marítimo

Introdução

Para este primeiro apontamento sobre o Fiel Amigo Bacalhau, optei por um prato simples, mas elaborado e por um enquadramento sobre aquilo que foi e ainda é apesar de em menor escala, a Epopeia secular da captura de bacalhau!

Uma receita!

Ingredientes:

  • Óleo de palma 1 colher de sopa
  • Cebola picada 1 unidade
  • Alho picado 1 dente
  • Gengibre picado 5g
  • Pimento vermelho em cubos 50g
  • Pimento verde em cubos 50g
  • Polpa de tomate 3 colheres de sopa
  • Leite de coco 200ml
  • Bacalhau desfiado 500g
  • Coentros picados a gosto
  • Malagueta picada 1 unidade
  • Flor de Sal Rui Simeão
  • Pimenta a gosto

Preparação:

Coloque uma colher de óleo de palma num tacho para fazer um refogado tradicional.
Quando o óleo estiver quente junte a cebola, o pimento vermelho, o pimento verde, alho e gengibre.
Após 5 minutos junte a polpa de tomate, o leite de coco e o bacalhau.
No final, juntam-se coentros picados e uma malagueta picada.

Vinhos Recomendados


Enquadramento

Portugal é um país europeu atlântico, com uma posição geográfica que favoreceu uma expansão marítima que é fundamental na constituição da identidade nacional.

Distribuição global de Bacalhau
Distribuição global de Bacalhau

A singularidade portuguesa, face a outros países marítimos europeus, não se cinge apenas à nossa posição geográfica e às relações com os outros continentes, mas também, ao aproveitamento que Portugal retirou ao mar.

Evolução de capturas e biomassa disponível

Esta característica da sua identidade, não foi sempre permanente, assumindo variadíssimas formas ao longo dos tempos.

Espécies de Bacalhau

Gadus Morhua do Atlântico - mais consumido
Gadus Morhua do Atlântico – mais consumido

 

“O mar português, mais do que o mar do passado, é o mar do futuro”, uma influência determinante na história de Portugal, que esteve presente durante todas as épocas da história portuguesa, “do nascimento, ao apogeu, à decadência e às tentativas de regeneração”, e foi esta dependente influência do mar, que permitiu conquistar e perder património do mar.

Esta sua presença foi deixando marcas no território e até mesmo nas pessoas, e por isso constitui o património marítimo.

Bacalhoeiros e Doris

Uma das heranças do passado, que em parte foi descurada e se encontra algo afastada das atenções dos portugueses, torna-se o centro das atenções nesta abordagem ao bacalhau.

bacalhau-gadus-morhua-2

Deste modo, num país com tanta tradição e património marítimo, torna-se pertinente cuidar do património e das memórias que ainda restam de momentos marítimos passados, como é o caso da indústria da pesca do bacalhau.


 

5 Comentários

  1. Excelente artigo de pesquisa,conhecimento e informação.Grato a Jorge Cipriano por toda a informação e formação ,fundamentalmente enológica que me proporciona .

    1. É muito importante para o Clube de Vinhos Portugueses que os seus artigos informam e agradam aos seus leitores. Cumprimentos. Jorge Cipriano

  2. O prato pare-me apetitoso deve saber muito bem, e só tem produtos favoráveis à saúde, o oleo de palma e o oleo de coco e flor de sal são óptimos, e o bacalhau é um peixe que maior parte das pessoas gosta, não deve estar muito salgado, basta ter mais tempo a demolhar e o Chefe sabe mais do que eu. Obrigada e bom apetite.
    Claro junte-se o útil ao agradável como Portuguesa que sou, não esqueçam de acompanhar com um bom vinho PORTUGUÊS !

    1. Boa tarde. É muito importante para o Clube de Vinhos Portugueses que os seus artigos informam e agradam aos seus leitores. Cumprimentos. Jorge Cipriano

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *