Eventos Turismo Vinhos Vinhos da Moldávia Wines

I Capitulo Confraria da Enologia e Gastronomia da Moldova – Constituição

1-ccegm-11

Há já algum tempo que estou ligado e vou conhecendo os vinhos da Moldávia através do seu representante em Portugal.

Diga-se em abono da verdade que muitos destes néctares são de extrema qualidade e que em nada ficam atrás de vinhos do resto da Europa, e até mesmo de Portugal.

No fim-de-semana passado teve lugar a constituição da Confraria da Enologia e Gastronomia da Moldova, Capítulo I, que decorreu no imponente Palácio do Marquês de Pombal, precedido de receção no Salão Nobre da Câmara Municipal de Oeiras e pelo seu Presidente, Dr. Paulo Vistas.

Sessão Solene na Câmara Municipal de Oeiras

Ao fundo vê-se o conhecido quadro do Marquês de Pombal, que é mundialmente famoso. Aqui vemos o original!

Cerimónia na Igreja

Uma fadista maravilhosa !

Victoria Leuca foi uma surpresa ! Canta fado divinalmente, e sem sotaque num português perfeito!

A cerimónia contou com a presença do Sr. Embaixador da Moldávia em Portugal, Dumitru Socolan, do meu amigo Simion Croitoru, representante dos Vinhos da Moldávia e ainda Valentina Buliga, representante do Governo da Moldávia.

Sobre o Povo Moldavo em Portugal

Valentina Buliga, Presidente da Comissão Parlamentar de Politíca Externa e Integração Europeia, assim falou:

  • Romeno: “Sunteti extraordinari ! Oameni cu demnitate, initiativa, dragoste de neam si tara, respectati de autoritatile portugheze.
    Moldova trebuie sa redeschida usile pt cei care vor sa vina acasa, dar daca decizia lor e alta sa promivam astfel de politici ca ei sa se simta bine oriunde vor fi”
  • Português:Vocês são incríveis! São homens com dignidade, iniciativa, amor e país, respeitados pelas autoridades portuguesas.
    A Moldávia tem de reabrir as portas para aqueles que querem voltar para casa, mas se a sua decisão for outra para paragem, promovam essas políticas, e sintam-se bem onde quer que estejam.

Não poderia estar mais de acordo. O povo da Moldávia residente em Portugal, apesar de ser de Leste, é um grande exemplo de integração, boa formação, acabei por fazer grandes amigos deste pequeno, jovem mas belo país.

1-ccegm-4

Conversando com o Sr. Embaixador da Moldávia
Conversando com o Sr. Embaixador da Moldávia

Afinal, cultura, vinhos e gastronomia são um grande fator de amizade.


Para grandes amigos como o  Simion Croitoru, guardo sempre o meu melhor brinde !
Para grandes amigos como o Simion Croitoru, guardo sempre o meu melhor brinde !

Bem hajas Simion Croitoru pelo teu convite.


2 Comentários

  1. Caro Jorge
    Tenho seguido as suas interessantes incursões na vinicultura moldava. Excelentes trabalhos. Mas resta-me sempre uma dúvida: onde posso adquirir estes vinhos porque alguns aparentam ser deveras interessantes.
    Obrigado e receba daqui um abraço

    1. É muito importante para o Clube de Vinhos Portugueses que os seus artigos informam e agradam aos seus leitores. O distribuidor está no logo dos “Vinhos da Moldávia”. Basta clicar no banner. Cumprimentos. Jorge Cipriano

Deixe o seu comentário