Eventos Outros Sabores PORTUGAL VÍNICO Restauração Roteiros TERRAS DE PORTUGAL Turismo Vinhos Wines

BOLSA DE TURISMO DE LISBOA 2017

Turismo em mudança!

De acordo com os dados do Turismo de Portugal, o paradigma de procura turística alterou-se nos últimos 10 anos. a BTL 2017 mostrou o grande momento que o Turismo nacional atravessa! Ao todo foram mais de 1500 expositores na edição deste ano.

Enoturismo supera Sol e Mar

O que a Bolsa de Turismo de Lisboa também veio demonstrar, é que a procura por visitas a produtores de vinho, enoturismo e atividades afins, superou a procura por praias, Sol e Mar!

Região de Vinhos de Lisboa com boa representação

copia-de-dsc08561

O vinho além do romantismo que representa, é também história que aliado à vertente gastronómica permite caraterizar-nos como povo e cultura.

Em terras de Ribacôa

dsc08541

Uma questão cultural

Portugal tem a cultura duma mesa cheia de gente, com boa gastronomia e cada vez mais, bons vinhos, em que os consumidores têm sempre uma palavra a dizer.

O conceito de “porta aberta” ainda está longe de atingir números mais aceitáveis, e cada vez mais é urgente alterar este cenário!

Arcos de Valdevez

Além das receitas extra, os consumidores estrangeiros que nos procuram para estas experiências e tendo acolhimento de excelência junto dos produtores de vinho portugueses, procuram os vinhos, especialmente das casas vínicas que os acolhem.

É um dado assente e demonstrado!

Alguns dados estatísticos

(Fonte: Turismo de Portugal)

Aproximadamente 57% destas unidades têm parcerias com outros operadores turísticos, e uma boa parte apenas abre portas nestas ocasiões.

É inútil um visitante saber num mapa da Google por exemplo a sua localização, e depois desloca-se e tem tudo fechado, e nem um ponto de venda.

caracterizacao-da-oferta

Há ainda a registar a falta de sistema de marcações online de serviços enoturísticos e a dificuldade em dominar pelo menos mais dois idiomas estrangeiros.

Os países de maior peso são o Reino Unido e a França; temos ainda o Brasil, a Espanha, a Alemanha e Estados Unidos.

procura-internacional-de-enoturismo
Cerca de 75% do universo de visitantes vem para efetuar provas de vinhos, e a permanência média no produtor raramente ultrapassa as 2 horas.

permanencia-media-do-visitante-na-unidade-de-enoturismo

Dentro da Oferta Enoturística, de referir que temos duas situações: 85% dos operadores referem que é necessária a marcação prévia e que 22% exigem um número mínimo de visitantes.

Sendo que em 61% dos casos as atividades têm custos para o visitante.

De assinalar ainda que 88% das unidades têm uma loja própria para comercialização, sendo que na maioria dos casos, estão encerradas e sem horário definido. é necessário bater à porta, algo que obviamente, poucos irão fazer.

contributo-da-unidade-de-enoturismo

Esta mesma proporção dispóe de sala própria para provas de vinhos. Temos ainda alojamento em 31% dos casos e 16% possuem restaurante. 26% dispõem de núcleos museológicos.

Ligação das Unidades com as Rotas e Regiões Demarcadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *