Ingredientes:  1,200 kg de polvo  1 cebola picada finamente  2 dentes de alho  1 raminho de salsa picada  2 dl de azeite +-  1 dl de vinagre +-  2 ovos cozidos Confecção: Limpe e sove o polvo, lave-o e leve ao lume a cozer em pouca água. Quando estiver cozido, escorra-o, deixe arrefecer e depois corte-o em pedaços e tempere com sal. Disponha os bocados de polvo numa travessa previamente forrada com folhas de alface. À parte, misture a cebola, os dentes de alho e a salsa picada e tempere tudo com azeite, vinagre, sal e pimenta. Deite o molho sobre o polvo, decorada com os ovos cortados aos gomos. Sirva fria.

Ingredientes:
1,200 kg de polvo
1 cebola picada finamente
2 dentes de alho
1 raminho de salsa picada
2 dl de azeite +-
1 dl de vinagre +-
2 ovos cozidos
Confecção:
Limpe e sove o polvo, lave-o e leve ao lume a cozer em pouca água.
Quando estiver cozido, escorra-o, deixe arrefecer e depois corte-o em pedaços e tempere com sal.
Disponha os bocados de polvo numa travessa previamente forrada com folhas de alface.
À parte, misture a cebola, os dentes de alho e a salsa picada e tempere tudo com azeite, vinagre, sal e pimenta.
Deite o molho sobre o polvo, decorada com os ovos cortados aos gomos.
Sirva fria.

Ingredientes:  800 gr de lombo de bacalhau  100 gr de presunto  2 dl de azeite  1 dl de vinagre de vinho branco  1 colher de café de colorau  1 kg de batatas  2 kg de couve coração  500 gr de cebola às rodelas  6 dentes de alho  1 ovo cru + 1 ovo cozido  Farinha triga q.b.  Sal e pimenta q.b.  Óleo para fritar  2 folhas de louro  Salsa picada q.b. Confecção: Corta-se o bacalhau pelo menos com 48 horas de antecedência, coloca-se em água fria, mudando a mesma três vezes ao dia. No dia da confecção passam-se as postas por farinha e ovo batido, fritando-se de seguida em bastante óleo. Em simultâneo, faz-se a cebolada da seguinte forma: mete-se num tacho ao lume com azeite, presunto em tiras finas, cebolas (rodelas) e alho (rodelas), deixa-se ferver e junta-se o colorau, sal, pimenta, louro e refresca-se com vinagre. Coze-se a couve em água e sal e arrefece-se, para depois a saltear em azeite, alho (picado), sal, pimenta e vinagre. Levam-se à mesa as postas no meio de uma caçarola baixa de loiça tradicional, ficando de um lado batatas fritas às rodelas, do outro a couve salteada, em cima a cebolada e polvilha-se com salsa, ovo (picados) e azeitonas.

Ingredientes:
800 gr de lombo de bacalhau
100 gr de presunto
2 dl de azeite
1 dl de vinagre de vinho branco
1 colher de café de colorau
1 kg de batatas
2 kg de couve coração
500 gr de cebola às rodelas
6 dentes de alho
1 ovo cru + 1 ovo cozido
Farinha triga q.b.
Sal e pimenta q.b.
Óleo para fritar
2 folhas de louro
Salsa picada q.b.
Confecção:
Corta-se o bacalhau pelo menos com 48 horas de antecedência, coloca-se em água fria, mudando a mesma três vezes ao dia. No dia da confecção passam-se as postas por farinha e ovo batido, fritando-se de seguida em bastante óleo.
Em simultâneo, faz-se a cebolada da seguinte forma: mete-se num tacho ao lume com azeite, presunto em tiras finas, cebolas (rodelas) e alho (rodelas), deixa-se ferver e junta-se o colorau, sal, pimenta, louro e refresca-se com vinagre. Coze-se a couve em água e sal e arrefece-se, para depois a saltear em azeite, alho (picado), sal, pimenta e vinagre.
Levam-se à mesa as postas no meio de uma caçarola baixa de loiça tradicional, ficando de um lado batatas fritas às rodelas, do outro a couve salteada, em cima a cebolada e polvilha-se com salsa, ovo (picados) e azeitonas.

CURIOSIDADE Esta receita nasceu na cidade nos anos sessenta numa inovação do croque-monsieur que um emigrante tantas vezes fizera em França, onde trabalhava. A sua forma abundante na quantidade e na diversidade dos artigos que a acompanham, adubada com um molho de marisco picante, veio de facto ao encontro das gentes do Porto que gostam de comidas com sabores carregados e de bom sustento. É, pois, um prato jovem, de convívio, grande na porção, quente no palato, inventivo na receita.  Ingredientes para o molho:  1 cerveja  1 caldo de carne (knorr)  2 folhas de louro  1 colher de (sopa) de margarina  1 calice de Brandy ou Porto       1 colher de (sopa) de maizena  2 colheres de (sopa) de polpa de tomate  1/2 copo ( +- 1dl ) de leite  piri-piri q.b.  chouriça ou presunto Ingredientes para a Sandes:  Sandes para 1 Pessoa  2 fatias de pão de forma não fatiado  fiambre q.b.  queijo q.b.  salsichas q.b.  linguiça q.b. carne assada ou bife q.b. Confecção: Dissolve o caldo Knorr na cerveja, leva ao lume e vai  juntando os outros ingredientes. Por fim dissolve bem a maizena com leite frio e junta-a ao preparado mexendo sempre até engrossar um  pouco. Antes de servir retira-lhe o louro e a chouriça. Fazer uma sandes com os ingredientes cobrir com queijo, colocar no centro de um prato e regar com o molho, e levar ao forno a gratinar.

CURIOSIDADE
Esta receita nasceu na cidade nos anos sessenta numa inovação do croque-monsieur que um emigrante tantas vezes fizera em França, onde trabalhava. A sua forma abundante na quantidade e na diversidade dos artigos que a acompanham, adubada com um molho de marisco picante, veio de facto ao encontro das gentes do Porto que gostam de comidas com sabores carregados e de bom sustento. É, pois, um prato jovem, de convívio, grande na porção, quente no palato, inventivo na receita.
Ingredientes para o molho:
1 cerveja
1 caldo de carne (knorr)
2 folhas de louro
1 colher de (sopa) de margarina
1 calice de Brandy ou Porto
1 colher de (sopa) de maizena
2 colheres de (sopa) de polpa de tomate
1/2 copo ( +- 1dl ) de leite
piri-piri q.b.
chouriça ou presunto
Ingredientes para a Sandes:
Sandes para 1 Pessoa
2 fatias de pão de forma não fatiado
fiambre q.b.
queijo q.b.
salsichas q.b.
linguiça q.b.
carne assada ou bife q.b.
Confecção:
Dissolve o caldo Knorr na cerveja, leva ao lume e vai juntando os outros ingredientes. Por fim dissolve bem a maizena com leite frio e junta-a ao preparado mexendo sempre até engrossar um pouco. Antes de servir retira-lhe o louro e a chouriça.
Fazer uma sandes com os ingredientes cobrir com queijo, colocar no centro de um prato e regar com o molho, e levar ao forno a gratinar.

Ingredientes:  leite 1 l  ovos 6  açúcar 250 g  pão 150 g  colher de sopa de mel 1  framboesas 200 g Confecção: Corte o pão em cubinhos e leve-os a tostar um pouco ao forno. Leve ao lume o leite com o mel e o açúcar. Deixe ferver e misture os ovos batidos. Unte uma forma de bolo inglês com manteiga e polvilhe com açúcar. Coloque no fundo o pão e regue com o preparado do leite. Leve ao forno a 150ºC durante 30 minutos. Retire e deixe arrefecer. Leve as framboesas ao lume com igual peso de açúcar e deixe ferver durante 5 minutos, passando depois pelo passe-vite. No prato de servir coloque um fundo de molho de framboesas e uma fatia de pudim de pão.

Ingredientes:
leite 1 l
ovos 6
açúcar 250 g
pão 150 g
colher de sopa de mel 1
framboesas 200 g
Confecção:
Corte o pão em cubinhos e leve-os a tostar um pouco ao forno.
Leve ao lume o leite com o mel e o açúcar.
Deixe ferver e misture os ovos batidos.
Unte uma forma de bolo inglês com manteiga e polvilhe com açúcar.
Coloque no fundo o pão e regue com o preparado do leite.
Leve ao forno a 150ºC durante 30 minutos.
Retire e deixe arrefecer.
Leve as framboesas ao lume com igual peso de açúcar e deixe ferver durante 5 minutos, passando depois pelo passe-vite.
No prato de servir coloque um fundo de molho de framboesas e uma fatia de pudim de pão.