Vinhos apresentados:

 

Terras de Monforte Rosé 2013
Terras de Monforte Branco 2011
Terras de Monforte Tinto 2009
Espumante Herdade do Perdigão Bruto Branco 2012

 

ngredientes: Azeite, 1 cebola media, 3 tomates médios sem pele e sem grainhas, 1 raminho de poejos, 1 ramo de oreganos, 1 pimento verde, 4 batatas médias cortadas às rodelas grossas, 4 postas de peixe (cação, corvina ou robalo), um pão alentejano cortado às fatias. Preparação: Faz-se um refogado com o azeite, a cebola e o pimento. Quando a cebola estiver branca adiciona-se o tomate, os poejos, os oregãos e deixa-se apurar durante +/- 15 minutos mexendo de vez em quando.Junta-se 1,5 litros de àgua e deixa-se levantar fervura. Quando a àgua ferver junta-se-lhe as batatas e o peixe. Quando as batatas estiverem cozidas serve-se imediatamente, colocando algumas fatias de pão num prato fundo e colocando-se as batatas e uma posta de peixe juntamente com bastante caldo para ensopar o pão.

Ingredientes: Azeite, 1 cebola media, 3 tomates médios sem pele e sem grainhas, 1 raminho de poejos, 1 ramo de oreganos, 1 pimento verde, 4 batatas médias cortadas às rodelas grossas, 4 postas de peixe (cação, corvina ou robalo), um pão alentejano cortado às fatias.
Preparação: Faz-se um refogado com o azeite, a cebola e o pimento. Quando a cebola estiver branca adiciona-se o tomate, os poejos, os oregãos e deixa-se apurar durante +/- 15 minutos mexendo de vez em quando.Junta-se 1,5 litros de àgua e deixa-se levantar fervura. Quando a àgua ferver junta-se-lhe as batatas e o peixe.
Quando as batatas estiverem cozidas serve-se imediatamente, colocando algumas fatias de pão num prato fundo e colocando-se as batatas e uma posta de peixe juntamente com bastante caldo para ensopar o pão.

Ingredientes: 1 lampreia, 1 sável, 1 enguia, 1 muge, 1 safio, 1 picão, 3 carpas, poejos, hortelã da ribeira, folhas de cebola, tomate, azeite, alho, pão, água. Preparação: Corta-se o peixe em pedaços pequenos, juntam-se todos os temperos, água até tapar o peixe e põe-se a cozer. Espera-se 15 minutos, prova-se de sal e serve-se numa terrina com pão duro cortado às fatias.

Ingredientes: 1 lampreia, 1 sável, 1 enguia, 1 muge, 1 safio, 1 picão, 3 carpas, poejos, hortelã da ribeira, folhas de cebola, tomate, azeite, alho, pão, água.
Preparação: Corta-se o peixe em pedaços pequenos, juntam-se todos os temperos, água até tapar o peixe e põe-se a cozer. Espera-se 15 minutos, prova-se de sal e serve-se numa terrina com pão duro cortado às fatias.

Ingredientes: 2 perdizes, 200 g de toucinho defumado, 200 g de cenouras picadas em tiras, 200 g de cebolas picadinhas, 5 dentes de alho, 1 ramo de salsa, 1 raminho de manjerona, 2 colheres (de sopa) de margarina, 1 copo de vinho do Porto, piripiri, vinho branco de boa qualidade, para cobrir as perdizes, um fio de azeite, sal a gosto Preparação: Põem-se as perdizes a marinar por duas horas. Entretanto, corta-se o toucinho em cubinhos, para serem fritos e, na sua banha, põe-se a cebola para alourar. Quando começar a alourar, deitam-se as perdizes nesse molho para fritarem até ficarem douradas. Nessa altura, juntam-se as cenouras e o vinho branco, até cobrir as perdizes. Deixa-se ferver, com a panela destapada, até evaporar o vinho e formar-se um molho espesso, ponto em que junta-se o vinho do Porto, até ferver. Retificam-se os temperos e retira-se do fogo. Sirva as suas perdizes à moda do Alentejo com batatas fritas em cubinhos e um repolho refogado.

Ingredientes: 2 perdizes, 200 g de toucinho defumado, 200 g de cenouras picadas em tiras, 200 g de cebolas picadinhas, 5 dentes de alho, 1 ramo de salsa, 1 raminho de manjerona, 2 colheres (de sopa) de margarina, 1 copo de vinho do Porto, piripiri, vinho branco de boa qualidade, para cobrir as perdizes, um fio de azeite, sal a gosto
Preparação: Põem-se as perdizes a marinar por duas horas. Entretanto, corta-se o toucinho em cubinhos, para serem fritos e, na sua banha, põe-se a cebola para alourar. Quando começar a alourar, deitam-se as perdizes nesse molho para fritarem até ficarem douradas. Nessa altura, juntam-se as cenouras e o vinho branco, até cobrir as perdizes.
Deixa-se ferver, com a panela destapada, até evaporar o vinho e formar-se um molho espesso, ponto em que junta-se o vinho do Porto, até ferver. Retificam-se os temperos e retira-se do fogo. Sirva as suas perdizes à moda do Alentejo com batatas fritas em cubinhos e um repolho refogado.

Ingredientes: 650 gr de açúcar, 500 gr de amêndoas peladas, 1 colher de chá de canela, 11 claras de ovos, 1 pitada de cravinho da índia, 4 colheres de sopa farinha, 16 gemas de ovos Preparação: Bata o açúcar, as gemas, as claras, o cravinho e a canela, e quando a massa fizer castelinho, ou seja, quando ao levantar um pouco de massa ela ficar moldada, junte a amêndoa ralada e a farinha. Depois de bater bem deite a massa numa forma untada com margarina e polvilhada com farinha e leve a forno brando. Depois de cozido desenforme e raspe a farinha. Corte em fatias e passe por calda de açúcar em ponto fraco (pasta) e depois por açúcar e canela.

Ingredientes: 650 gr de açúcar, 500 gr de amêndoas peladas, 1 colher de chá de canela, 11 claras de ovos, 1 pitada de cravinho da índia, 4 colheres de sopa farinha, 16 gemas de ovos
Preparação: Bata o açúcar, as gemas, as claras, o cravinho e a canela, e quando a massa fizer castelinho, ou seja, quando ao levantar um pouco de massa ela ficar moldada, junte a amêndoa ralada e a farinha. Depois de bater bem deite a massa numa forma untada com margarina e polvilhada com farinha e leve a forno brando. Depois de cozido desenforme e raspe a farinha. Corte em fatias e passe por calda de açúcar em ponto fraco (pasta) e depois por açúcar e canela.