Fonte das receitas: TeleCulinária

 

Ingredientes:  300 g de miolo de camarão  300 g de cogumelos portobello  30 g de sementes de sésamo  1 cebola grande  2 dentes de alho  1 dl de azeite  2 colheres (sopa) molho de soja  Cebolinho q.b.  Sal e pimenta q.b.   Preparação: Lave os cogumelos, escorra-os e corte-os em lâminas. Descasque a cebola e os dentes de alho, corte a cebola em rodelas e pique os alhos. Aqueça o azeite numa frigideira, junte os dentes de alho e as rodelas de cebola e deixe alourar. Junte depois os cogumelos e deixe cozinhar durante 5 a 10 minutos. Adicione o camarão e o molho de soja, deixe cozinhar até ganharem cor e tempere com pimenta e sal, se necessário. No final, polvilhe com as sementes de sésamo e cebolinho picado e sirva.

Ingredientes:
300 g de miolo de camarão
300 g de cogumelos portobello
30 g de sementes de sésamo
1 cebola grande
2 dentes de alho
1 dl de azeite
2 colheres (sopa) molho de soja
Cebolinho q.b.
Sal e pimenta q.b.
Preparação:
Lave os cogumelos, escorra-os e corte-os em lâminas. Descasque a cebola e os dentes de alho, corte a cebola em rodelas e pique os alhos.
Aqueça o azeite numa frigideira, junte os dentes de alho e as rodelas de cebola e deixe alourar. Junte depois os cogumelos e deixe cozinhar durante 5 a 10 minutos.
Adicione o camarão e o molho de soja, deixe cozinhar até ganharem cor e tempere com pimenta e sal, se necessário. No final, polvilhe com as sementes de sésamo e cebolinho picado e sirva.

Ingredientes:  700 g de bifes de espadarte  300 g de batatinhas novas  180 g de feijão-verde  1 colher (sopa) de azeite  1 colher (sopa) de manteiga  1 lima  Sal e pimenta q.b.   Preparação: Leve ao lume uma frigideira com a manteiga e a lima cortada em rodelas, deixe derreter, junte os bifes de espadarte e deixe cozinhar. Coza as batatinhas num tacho com água temperada com sal. Arranje e corte o feijão-verde em pedaços pequenos e coza também em água por cerca de 3 a 4 minutos. Retire a pele às batatas, esmague-as grosseiramente, coloque numa frigideira com o azeite quente, junte o feijão-verde, envolva bem e rectifique os temperos.

Ingredientes:
700 g de bifes de espadarte
300 g de batatinhas novas
180 g de feijão-verde
1 colher (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de manteiga
1 lima
Sal e pimenta q.b.
Preparação:
Leve ao lume uma frigideira com a manteiga e a lima cortada em rodelas, deixe derreter, junte os bifes de espadarte e deixe cozinhar.
Coza as batatinhas num tacho com água temperada com sal. Arranje e corte o feijão-verde em pedaços pequenos e coza também em água por cerca de 3 a 4 minutos.
Retire a pele às batatas, esmague-as grosseiramente, coloque numa frigideira com o azeite quente, junte o feijão-verde, envolva bem e rectifique os temperos.

Ingredientes:  500 g de feijão vermelho cozido  1 embalagem de tortilhas de trigo mexicanas  1/2 frango assado  1 chouriço de carne  1 cebola  3 dentes de alho  1 lata de tomate em pedaços  1 dl de azeite  2 colheres (chá) de piripiri (chili)  1 molho de coentros  1 folha de louro  1 pitada de cominhos em pó  Sal q.b.   Preparação: Descasque e lave a cebola e os dentes de alho e pique-os. Corte o chouriço em pedacinhos ou cubinhos. Deite a cebola, os alhos e o chouriço para um tacho, junte o azeite, leve ao lume e deixe saltear até a cebola ficar macia. Adicione o tomate em pedaços e a folha de louro e deixe cozinhar mais 5 minutos. Desfie o frango assado rejeitando pele e ossos e junte ao tacho. Adicione também o feijão vermelho cozido, mexa, tempere com sal, coentros picados, o chili e a pitada de cominhos em pó. Deixe cozinhar em lume brando mais 2 ou 3 minutos para apurar. Rectifique os temperos, retire do lume e sirva decorado a gosto e com as tortilhas mexicanas.

Ingredientes:
500 g de feijão vermelho cozido
1 embalagem de tortilhas de trigo mexicanas
1/2 frango assado
1 chouriço de carne
1 cebola
3 dentes de alho
1 lata de tomate em pedaços
1 dl de azeite
2 colheres (chá) de piripiri (chili)
1 molho de coentros
1 folha de louro
1 pitada de cominhos em pó
Sal q.b.
Preparação:
Descasque e lave a cebola e os dentes de alho e pique-os. Corte o chouriço em pedacinhos ou cubinhos. Deite a cebola, os alhos e o chouriço para um tacho, junte o azeite, leve ao lume e deixe saltear até a cebola ficar macia. Adicione o tomate em pedaços e a folha de louro e deixe cozinhar mais 5 minutos.
Desfie o frango assado rejeitando pele e ossos e junte ao tacho. Adicione também o feijão vermelho cozido, mexa, tempere com sal, coentros picados, o chili e a pitada de cominhos em pó.
Deixe cozinhar em lume brando mais 2 ou 3 minutos para apurar. Rectifique os temperos, retire do lume e sirva decorado a gosto e com as tortilhas mexicanas.

Ingredientes:  200 g de açúcar  1 colher (sobremesa) de farinha maisena  4 bananas grandes  8 ovos grandes  3 dl de leite  Caramelo líquido q.b.  Margarina para untar Preparação: Numa tigela, deite o açúcar e a farinha maisena e mexa. Descasque as bananas, esmague-as com um grafo, adicione-as à tigela, junte também os ovos e bata bem. Leve o leite ao microondas durante 2 minutos a 1000 watts para aquecer e junte à mistura anterior, em fio e mexendo sempre. Unte com margarina uma forma rectangular que possa ir ao microondas e depois regue-a com um pouco de caramelo. Verta-lhe o preparado anterior e leve ao microondas a 1000 watts, durante 20 minutos. Ao fim desse tempo, espete um palito para verificar se o pudim está cozido, retire do microondas, deixe arrefecer, desenforme e sirva regado com mais caramelo líquido e decorado a gosto.

Ingredientes:
200 g de açúcar
1 colher (sobremesa) de farinha maisena
4 bananas grandes
8 ovos grandes
3 dl de leite
Caramelo líquido q.b.
Margarina para untar
Preparação:
Numa tigela, deite o açúcar e a farinha maisena e mexa. Descasque as bananas, esmague-as com um grafo, adicione-as à tigela, junte também os ovos e bata bem.
Leve o leite ao microondas durante 2 minutos a 1000 watts para aquecer e junte à mistura anterior, em fio e mexendo sempre.
Unte com margarina uma forma rectangular que possa ir ao microondas e depois regue-a com um pouco de caramelo. Verta-lhe o preparado anterior e leve ao microondas a 1000 watts, durante 20 minutos.
Ao fim desse tempo, espete um palito para verificar se o pudim está cozido, retire do microondas, deixe arrefecer, desenforme e sirva regado com mais caramelo líquido e decorado a gosto.