Alvarinho Casta cultivada particularmente na sub-região de Monção e Melgaço, mas que dada a sua elevada qualidade tem sido levada para outros pontos da região e do país. Produz mostos muito ricos em açúcares e, contudo, apresenta um bom teor em ácidos orgânicos. O vinho elementar caracteriza-se por uma cor intensa, palha, com reflexos citrinos, aroma intenso, distinto e complexo, que vai desde o marmelo, pêssego, banana, limão, maracujá e líchia (caráter frutado), a flor de laranjeira e violeta (caráter floral), a avelã e noz (caráter amendoado) e a mel (caráter caramelizado), sendo o sabor complexo, macio, redondo, harmonioso, encorpado e persistente.
Avesso Casta branca de alta qualidade, recomendada nos concelhos de Baião, Cinfães e Resende, onde se limita a sua área de cultivo. Produtiva e rústica. Dá origem a vinhos com aroma e casta, harmoniosos e saborosos.
Azal Casta branca de qualidade, recomendada nas Sub-Região de Basto, Penafiel e Amarante e nos concelhos mais a sul da Região Demarcada. Muito produtiva e rústica. Dá origem a vinhos de aroma delicado mas pouco intenso, ligeiramente acídulos e afrutados.
Batoca Casta branca de qualidade média, autorizada em quase toda a Região Demarcada com excepção das Sub-regiões de Monção, Lima e Amarante; muito produtiva, embora irregular dada a susceptibilidade a doenças criptogâmicas, e rústica; dá origem a vinhos com aroma sem destaque a casta, macios mas sem qualidade.
Loureiro Casta branca de alta qualidade, recomendada em grande parte da Região Demarcada, com excepção das Sub-Regiões de Basto e Amarante e concelhos de Baião, Cinfães e Resende; de área de cultivo em grande expansão, é oriunda da Ribeira-Lima; muito produtiva; dá origem a vinhos com aroma acentuado a casta, harmoniosos e saborosos.
Arinto (Pedernã) Casta branca de qualidade, recomendada em toda a Região Demarcada com excepção da Sub-Região de Monção; de área de cultivo em grande expansão é oriunda da zona interior da Região muito produtiva; dá origem a vinhos com aroma a casta, equilibrados e harmoniosos.
Trajadura Casta branca de qualidade, recomendada em grande parte da Região Demarcada com excepção das Regiõesde Basto e Amarante e concelhos de Baião, Cinfães e Resende; de área de cultivo em grande expansão é oriunda da Sub-Região de Monção; produtiva; dá origem a vinhos com aroma delicado e pouco acentuado, saborosos, mas com tendência a vinhos desequilibrados.
Amaral (Azal Tinto) Casta tinta de qualidade, recomendada nos concelhos (6) mais a sul da Região Demarcada, onde é mais intensamente cultivada; pouco produtiva e rústica; dá origem a vinhos de cor vermelha rubi, com aroma sem destaque a casta, ligeiramente acídulos e encorpados.
Borraçal Casta tinta de qualidade, recomendada em toda a Região Demarcada com excepção da Sub-Região de Monção, encontrando-se largamente disseminada; produtiva e rústica; dá origem a vinhos de cor vermelha rubi, com aroma a casta, equilibrados, harmoniosos e saborosos.
Alvarelhão (Brancelho) Casta tinta de qualidade, recomendada na Sub-Região de Monção, onde é mais intensamente cultivada; pouco produtiva; dá origem a vinhos de cor rubi a rubi clara, com aroma delicado a casta, harmoniosos e saborosos.
Espadeiro Casta tinta de qualidade, recomendada em grande parte da Região Demarcada, com excepção da Sub-Região de Monção e concelhos (6) mais a sul da Região; muito produtiva e rústica; dá origem a vinhos de cor rubi clara a rubi, de aroma e sabor a casta e acídulos.
Padeiro Casta tinta de qualidade média, autorizada em quase toda a Região Demarcada com excepção da Sub- Região de Monção e concelhos (6) mais a Sul da Região; muito produtiva; dá origem a vinhos de cor vermelha rubi a vermelha granada, de aroma e sabor a casta, harmoniosos e saborosos.
Pedral Casta tinta de qualidade, recomendada na Sub-Região de Monção, área onde se cultiva mais intensamente; produtiva e rústica; dá origem a vinhos de cor rubi clara a rubi, de aroma e sabor a casta e harmoniosos.
Rabo-de-Anho Casta tinta de qualidade média, recomendada na Sub-Região de Basto, onde é cultivada mais intensamente e com representatividade; altamente produtiva e rústica; dá origem a vinhos de cor rubi e sem destaque de qualidade.
Vinhão Casta tinta de qualidade, recomendada em toda a Região Demarcada; como única casta regional tintureira é a mais expandida na Região; produtiva; dá origem a vinhos de cor vermelha granada, vinosos, encorpados, harmoniosos e saborosos.
…a atribuição do selo do Vinho Verde, deveria ser muito mais criteriosa, para securisar o consumidor final…pois existe muito vinho “tranquilo” a que se adiciona gás carbónico para se chamar V.Verde…e até existe adocicado e tambem rosé, com a denominação de V.Verde…daí, para mim a descredibilização, do selo de garantia !!
…a atribuição do selo do Vinho Verde, deveria ser muito mais criteriosa, para securisar o consumidor final…pois existe muito vinho “tranquilo” a que se adiciona gás carbónico para se chamar V.Verde…e até existe adocicado e tambem rosé, com a denominação de V.Verde…daí, para mim a descredibilização, do selo de garantia !!