Ribatejo Turismo Vinhos Vinhos do Tejo Wines

VILA DA AZAMBUJA

Brasao C_M_Azambuja

Brasao C_M_Azambuja

 

A história da vila de Azambuja remonta a tempos remotos.

De acordo com alguns historiadores, a localidade já existia na época romana, com o nome de Oleastrum, que significa “zambujeiro”.

Com a invasão dos muçulmanos em 711 da era cristã, a vila foi ocupada pelos Árabes. Estes deram-lhe a designação de Azanbujâ, que significa “oliveira brava”.


Azambuja foi conquistada aos mouros por D. Afonso Henriques, que do termo da Azambuja fez doação em 1147 a D. Childe Rolim, filho do conde de Chester, como recompensa pelo heroísmo demonstrado no cerco de Lisboa. Era nessa altura designada por Vila Franca.

GE DIGITAL CAMERA
O nome de Vila Franca reapareceu no reinado de D. Sancho I, que lhe deu Foral em 1200, ano em que dela fez doação a D. Rolim de Moura, filho do primeiro donatário. Foi possível depreender da Carta de Doação, que Azambuja já era povoada e que a sua doação tinha como intuito legalizar e definir claramente essa ocupação.


A designação Vila Franca manteve-se até ao início do século XIII, época em que foi substituída pelo topónimo Azambuja, como foi confirmada por D. Afonso II no foral em 1218.

Palacio_Matos_Azambuja_ou_Casa_dos_Arcos
Em 1296, D. Dinis, “o Rei Lavrador”, mandou semear nas redondezas, mais precisamente nas Virtudes, o célebre Pinhal de Azambuja, muitas vezes referido por Almeida Garrett, na obra Viagens da Minha Terra.
D. Manuel veio a conceder um novo Foral ao concelho em 1513.
Ao longo dos séculos seguintes, o concelho de Azambuja foi ganhando cada vez mais importância a nível político, administrativo e económico.


No inicio do século XIX, com o aumento da população, promulgou-se um decreto para reestruturar o Concelho, ficando Aveiras de Cima e Aveiras de Baixo como freguesias do município de Azambuja. Após a ameaça do concelho de Azambuja se anexar ao Cartaxo, a população revoltou-se e conseguiu manter a independência. No ano seguinte, juntaram as freguesias de Vila Nova da Rainha, desanexada de Alenquer, Manique do Intendente e Alcoentre, do extinto concelho de Alcoentre.

IMG_1844
Após vários restauros e depois da introdução das nove freguesias – Alcoentre, Aveiras de Baixo, Aveiras de Cima, Azambuja, Maçussa, Manique do Intendente, Vale do Paraíso, Vila Nova da Rainha, Vila Nova de São Pedro – a configuração administrativa do concelho de Azambuja ficou, finalmente, concluída.