Estremadura Vinhos Vinhos de Lisboa Wines

NA ROTA DOS VINHOS DE LISBOA 7: Carvoeira e Labrugeira

LOGO ACC ACL

ROTEIROS

Duas adegas cooperativas que passaram por profunda reeestruturação e hoje em dia voltam ao mercado com mais alguma força.
Ambas estão dentro do DOC Alenquer, sendo que a Carvoeira durante largos anos produziu e engarrafou DOC Torres Vedras e Alenquer. Atualmente engarrafa Regionais, IG’s ou DOC Alenquer precisamente.


ADEGA COOPERATIVA DA CARVOEIRA

LOGO ACC
O roteiro iniciou-se pela Adega da Carvoeira, próxima de Torres Verdas, passando ao lado das Caves Bonifácio e de onde é possível contemplar ainda os monumentos às linhas de Torres.

panorama
À minha chegada à Adega da Carvoeira fui gentilmente recebido pelo Sr. Luís Correia a quem endereço um abraço especial de amizade e reconhecimento que ao seu leme toda a estrutura irá vingar. Têm diversas lojas próprias espalhadas pelo país.

Qualquer visitante pode desviar em Curvel, junto à Estrada Nacional 9 e adquirir vários dos seus néctares. Na boa linha dos Vinhos de Lisboa também aqui se produzem os designados Vinhos Leves Regionais de Lisboa, também estes já certificados.
A produção anual ronda os 5 a 7 milhões de litros. Sendo que e dado a proximidade a Torres Vedras, é zona altamente favorável à produção de vinho branco. Estamos em zona fresca e maturação lenta.
Mais alguns detalhes irão ser explanados mais à frente.
A Adega existe há mais de 50 anos, gere 1200 hectares de vinhas espalhadas entre freguesias dos concelhos de Alenquer e Torres Vedras.


TASCA DE SÃO MARTINHO

A Tasca de São Martinho, situada na Aldeia Gavinha, é um espaço rústico, com excelente serviço de gastronomia diversa, o vinho da casa, de ótima qualidade diga-se, é de produção própria! os preços são muito convidativos e acessíveis a quaisquer bolsas. Uma casa com um “V” de volta.


ADEGA COOPERATIVA DA LABRUGEIRA

LOGO ACLABR

Na Adega fui excelentemente recebido pelo Dr. José Afonso.
Duma vez por todas há a necessidade de vermos as Adegas Cooperativas sob diferentes perespetivas.

A condução da vinha é cada vez mais apertada, o controlo de processos vegetativos, maturações das castas, melhor caraterização de solos e climas, e ainda melhor escolha das uvas vindimadas, melhor selecionadas, uma melhor triagem, o que conduz a vinhos mais do agrado do consumidor.

São os bravos resistentes no concelho de Alenquer em termos de Adega Cooperativa, com perto de 40 anos, são a única neste zona.

Tudo fruto de muito labor e uma ótima identificação do mercado com produtos de qualidade média a toda a linha. a enologia está assegurada pelo Engº Vasco Miguel.

Mas aqui mais uma vz deixo uns traços gerais, sob ponto de vista de estrutura e como local de visita que dispõe de loja própria.

Mais adiante e na perespectiva de viticultura, irei detalhar o que é a Adega da Labrugeira. Por ora fica mais um local de visita.

Deixe o seu comentário