Algarve Vinhos Wines

ROSÉS DO ALGARVE – Vinhos de Verão!

roses

É certo que o Algarve aos poucos vai deixando de ser o parente pobre no Mundo dos vinhos. Pegando nas palavras do Engº Paulo Laureano, os “os vinhos não melhores nem piores que os de outras regiões, são diferentes“. E é esta diferença que importa assinalar!

No caso concreto dos rosés, o Algarve tem todas as condições para produzir estes vinhos em excelente qualidade! Além de tudo o mais, é dos estilos que mais se adequa à gastronomia apresentada no verão. São vinhos multifacetados, versáteis, sofisticados e muito frescos. Beneficiando da brisa marinha combinada com quase 3000 horas de sol ao longo do ano.

Este terroir composto por solos argilo-calcários na maioria, alguns arenosos, com clima Atlântico de litoral e às castas utilizadas, conjuga-se para que os rosés tenham um toque de leveza, mineralidade, algumas nuances salinas e muito frutados. Apesar de alguns dizerem que são um pouco curtos no fim de boca, eu concordo plenamente, mas não é menos verdade que dadas as combinações com comida, como saladas, mariscos simplesmente cozidos e até pastas italianas, é sempre conveniente que o comprimento final da prova seja um pouco mais curto que em outros vinhos. Caso contrário, provamos vinhos, e não saboreamos a comida!

Exemplos de pratos que podem ser combinados com rosés do Algarve:

VINHOS ROSÉS DO ALGARVE PROVADOS ATÉ AGORA

(para notas de prova clique nas referências)

PROVADOS EM 2015 Nota
Malaca Rosé 2014 18,5
Marquês dos Vales Selecta Rose 2011 17,0
João Clara Rosé 2014 17,0
Lacóbriga Rosé 2014 17,0
Porches Rosé 2014 16,0
   
PROVADOS EM 2014 Nota
JOÃO CLARA ROSÉ 2013 18,0
Herdade dos Pimentéis Rosé 2013 17,0
Porches Rosé 2013 16,5
Lacóbriga Rosé 2013 16,5

E com este esclarecimento e informações espero que numa próxima visita sua ao Algarve, procure algo mais que o habitual em termos de vinhos. Grandes surpresas o aguardam!

Deixe o seu comentário