A Confraria dos Enófilos do Alentejo organizou, a segunda edição do “Concurso Melhores Vinhos do Alentejo”, cujos premiados foram dados a conhecer este sábado, 15 de novembro, no Hotel Convento do Espinheiro em Évora. A iniciativa pretende distinguir a qualidade da produção do Alentejo e dar a conhecer aos consumidores o que de melhor é produzido na região. Esta segunda edição do concurso, que se prevê de carater anual, seguindo o atual formato, “demonstra que os vinhos da região têm conseguido elevar e manter os padrões de qualidade, existindo um reconhecimento tanto no mercado nacional como internacional” afirma Francisco Mata, Juiz da Confraria.

ORGANIZAÇÃO: Confraria dos Enófilos do Alentejo, em colaboração com a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA)

O Concurso foi aberto aos vinhos produzidos no Alentejo, certificados como Denominação de Origem Controlada Alentejo ou Indicação Geográfica Alentejano. Não houve restrições quanto ao número máximo de vinhos a concurso, por cada produtor, sendo que todos os vinhos devem estar engarrafados e legalmente rotulados, com indicação do ano de colheita e ostentando os correspondentes selos de certificação. Foram admitidos a concurso vinhos tranquilos, brancos, rosados e tintos.

O júri, composto por representantes da Associação Portuguesa de Enologia, Associação Nacional de Escanções, Universidade de Évora, Câmara de Provadores da CVRA, Confraria dos Enófilos do Alentejo, Revista Wine e 4 jornalistas da especialidade internacionais (3 alemães e 1 sueco), avaliou os concorrentes durante 1 dia.

EXCELENCIA

LISTA DE PREMIADOS E MEDALHADOS