Numa iniciativa da Vinalda, decorreu na Garrafeira de Campo de Ourique uma prova dos estupendos vinhos da Quinta da Covela, que incluiu ainda o seu muito saboroso e leve azeite!

Chegando cedo ao evento, fui gentilmente recebido pelo Sr. Arlindo Santos, o proprietário de raíz desta garrafeira que conta com quase 3 décadas! Mas da Garrafeira de Campo de Ourique darei conta mais tarde.

Esta mostra e provas contaram com a participação do sempre ativo e simpático, Sr. Tony Smith. Obrigado pelo bom bocado caro amigo pela forma como me explicou um pouco do seu projeto.

Confesso que pouco conhecia deste produtor e seus vinhos, mas fiquei fã! Originalidade, muito trabalho, vinhos únicos! E que vieram para ficar.

OS VINHOS PROVADOS E DESTAQUES

COVELA Edição Nacional Avesso 2014 – Um vinho único! Excelente côr cítrica, com ótimo bouquet cítrico, muito mineral, em grande forma, herbáceos, acidez, vinho fresco, com volume, leve e de longo fim de boca!

COVELA Colheita Seleccionada Tinto 2012 – Feito com Touriga Nacional e Cabernet Sauvignon. Cor muito profunda e opaca, de tonalidade violácea. Impacto inicial da Touriga com notas de couro, grafite, fumadas, pimentos da Cabernet, bem como especiaria, muito concentrado, taninos sedosos, redondos e também com final de fino recorte.

COVELA Rosé Touriga Nacional 2014 – Feito apenas com Touriga Nacional. Aromas com sugestões de fruta vermelha mas sem sobressair, um toque tropical, diferente da maioria dos rosés, salino, de boa estrutura, leveza, frutado e de final médio, o que não é defeito para um rosé. Muito pelo contrário.

Vale bem a pena provar Quinta da Covela!