Tem alguns requisitos sobre os quais deve tomar nota, se desejar reunir vinhos numa coleção ou garrafeira.

Spiral-Wine-Cellar-02
Mantenha os seus vinhos frescos. Temperaturas superiores a 21ºC (70ºF) contribuem para envelhecer rapidamente os vinhos bem como cozê-los literalmente.

Manter vinhos em refrigeração demasiado tempo também não é muito bom. com temperaturas médias abaixo dos 7,5ºC (45ºF), secarão a rolha e permitirá entrada de ar nas garrafas.

cellar a
A maioria dos vinhos deve ser consumida rapidamente; alguns dentro de poucos meses,outros ainda aguentam alguns anos.

Esquema simplificado de guarda de vinhos - não generalizado

Esquema simplificado de guarda de vinhos – não generalizado

Se pretende adquirir vinhos de guarda, certifique-se que compra os tipos certos de néctar dos deuses, e tem uma boa garrafeira ou armário que mantenha temperaturas relativamente frescas e em ambiente seco.

Cellar-Entry-680x445
Leia sempre atentamente o que dizem as provas quanto aos anos que os vinhos durarão e até necessitarão amadurecer mais.

simbolos 2
Escolha bem o que pretende beber. Se lhe interessa experiências diversas, existem atualmente listas e Guias Online, como os que o Clube de Vinhos Portugueses publica, e não julgue que necessita de despender muito dinheiro para ter uma garrafeira diversa.

Veja aqui

Procure também escolher ao seu estilo.

Esquema simples de temperaturas de serviço

Tenha em atenção a harmonização correta com comida (Wine Pairing) e as recomendadas. Em todas as apreciações de vinhos, o Clube de Vinhos Portugueses publica um prato com receita.

Pode seguir por aqui: Notas de Prova

Por vezes bastam uns frutos secos crocantes ou um pouco de queijo para reforçar a sua experiência.

wine pairing
Diferentes vinhos, requerem diferentes temperaturas de armazenamento e temperaturas ideais de serviço.

Temperatura vinho
Por instância, tintos são servidos e conservados a temperaturas superiores que vinhos brancos.