Sabores de Portugal

Cavala um peixe azul e baixo em colestrol1
Cavala um peixe azul e baixo em colestrol
Cavala um peixe azul e baixo em colestrol Na costa marítima portuguesa, capturamos a Cavala um peixe azul e baixo em colestrol. Falar de sabores nacionais é falar também de harmonização dos vinhos com a gastronomia. E esta maravilha nacional dá pano para mangas !!! Portugal tem inúmeros sabores e paladares endógenos, logo, diversas formas de combinarmos vinhos e gastronomia. Sendo a Cavala um peixe azul e baixo em colestrol, envolvemos uma combinação…
Única e singular Maçã Bravo de Esmolfe DOP
Única e singular Maçã Bravo de Esmolfe DOP
Única e singular Maçã Bravo de Esmolfe DOP A Única e singular Maçã Bravo de Esmolfe DOP é uma pequena maçã outonal de aroma intenso e polpa macia, autóctone da região de Esmolfe, Penalva do Castelo, na Beira Alta. É conhecida desde o século XVIII e terá sido obtida a partir de uma árvore de semente cujos frutos eram muito apreciados. Por essa razão, o material de enxertia foi muito…
Fonte da foto: Confraria do Queijo São Jorge
Queijo São Jorge DOP
Queijo São Jorge DOP Relata-se que o início da produção do queijo São Jorge DOP é aproximado à descoberta daquela ilha (meados do século XV). O seu fabrico foi incentivado pela comunidade flamenga, experientes produtores de bens alimentares como carne, leite e lacticínios. Estes encontraram na ilha um clima semelhante ao das suas origens, ideal à produção do distinto queijo. Este facto aliado ao bairrismo do povo da Ilha de…
O popular e apreciado polvo 3
O popular e apreciado polvo
O popular e apreciado polvo O popular e apreciado polvo, é uma espécie bentónica qye vive em fundos rochosos de águas tropicais, subtropicais e temperadas. As profundidades oscilam entre os 60 a 100m. A espécie caça durante a noite e de dia encontra-se, normalmente, em esconderijos (covas ou tocas). Nome Comercial: Polvo-Vulgar – Octopus Nome Científico: Octopus Vilgaris Taxonomia Filo – Moluscos Classe – Cefalõpedes Ordem – Octopoda Família –…
ourico Castanha DOP Marvao e Portalegre
Castanha DOP Marvão e Portalegre
Castanha DOP Marvão e Portalegre Falando sobre a Castanha DOP Marvão e Portalegre, partilhamos uma zona menos falada. O habitual é falar-se de castanhas da zona norte de Portugal, como Beiras, Serranas ou Transmontanas. Contudo no Alentejo também temos uma castanha de excelência. A Castanha DOP Marvão e Portalegre ! Consideram-se os frutos obtidos a partir do castanheiro (Castanea sativa Mill), das variedades Bárea, Clarinha ou Enxerta, e Bravo. Área…
sopa da Pedra 123_burned
A típica Sopa da Pedra ou Sopa Escura de Almeirim
A típica Sopa da Pedra ou Sopa Escura de Almeirim A típica Sopa da Pedra ou Sopa Escura de Almeirim é um prato emblemático e genuíno da gastronomia portuguesa. A Cidade de Almeirim fica situada no coração da região do Ribatejo, e é considerada a capital da sopa da pedra. Harmonização com vinhos O facto de estarmos perante um prato forte com carnes, é sempre de considerar a correta a…
amamentar
Raça de Porco Malhado de Alcobaça
Raça de Porco Malhado de Alcobaça A raça de porco Malhado de Alcobaça, a 3ª raça autóctone portuguesa, enfrenta nos dias de hoje risco eminente de extinção. A carne é tenra, muito saborosa, criada quase com pasto, alimentos naturais e como tal tem a sua identidade, a raça de porco Malhado de Alcobaça. Uma raça em risco de extinção Muitos exploradores da região oeste têm vindo a tomar medidas para preservar…