Vinhos Wines

Como Guardar Uma Garrafa de Vinho – Ventilação, humidade e posição.

guardar-vinho-adega

Ventilação

 

É desejável evitar cheiros suscetíveis de alterar o sabor e aromas do vinho, mantendo o local de armazenagem convenientemente arejado. É por isso desaconselhável guardar químicos, tintas e outros produtos no mesmo local.

Humidade

termo-higrometro

A humidade relativa adequada à conservação do vinho é de 60%, mas pode subir até 75%, sem que os efeitos sejam muito negativos. Acima disso, existe o risco de formação de bolores, que podem danificar os rótulos e as rolhas.

A humidade excessiva pode ser combatida espalhando areia no chão, pondo sal de cozinha num recipiente (se for um espaço pequeno) ou utilizando um desumidificador. Mas também se devem evitar valores muito baixos, pois as rolhas podem secar, favorecendo assim uma certa evaporação do vinho.

Posição

As garrafas de vinho devem ser guardadas na horizontal, isto porque uma garrafa deitada permite que o vinho embeba a rolha, melhorando a função desta e fazendo com que a quantidade de oxigénio que penetra na garrafa através da rolha seja praticamente nula.

Se assim não for, a rolha pode secar e encolher, permitindo a entrada de ar e a consequente oxidação do vinho e mesmo a sua evaporação.

Deixe o seu comentário