Vinhos Wines

Como Guardar Uma Garrafa de Vinho – Acondicionamento do Vinho e Garrafa

como-guardar-garrafas-de-vinho_bg

PATROCÍNIO

 PORTWEIN BANNER  saqav gif2
Com o apoio APOIO

Com certeza que existem inúmeros fatores e procedimentos para que seja possível guardar uma garrafa de vinho e, consequentemente conservar o seu conteúdo. Os principais irão ser abordados neste e nos próximos artigos.

FATORES E PROCEDIMENTOS A TER EM CONTA

– Acondicionamento do vinho
– Garrafa
– rolha
– Conservação do vinho
– Temperatura
– Luz
– Vibrações
– Ventilação
– Humidade
– Posição

Acondicionamento do vinho

Pode dizer-se que a elaboração do vinho é um processo que nunca acaba, por se tratar de um produto vivo, que continua a evoluir até ser consumido.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Por isso, a forma como é acondicionado é de extrema importância. Efetivamente, o recipiente escolhido deve permitir que o vinho envelheça de forma adequada e se conserve até ser consumido. Para isso, é preciso que o mesmo apresente determinadas características.

A garrafa

Com a introdução na garrafa de vidro conseguiu-se, pela primeira vez, manter o líquido hermeticamente fechado, o que permitiu aumentar a sua vida útil, impedindo-o de se transformar precocemente em vinagre.

Atualmente, a maioria dos vinhos são comercializados em garrafas dos mais diversos formatos, cores e tamanhos.

FORMATOS

Bordalesa Originária da zona de Bordéus, é a garrafa mais usada para os vinhos. O facto de ter “ombros” altos e “pescoço” abrupto dificulta a passagem de sedimentos para o copo.
Bordalesa
Originária da zona de Bordéus, é a garrafa mais usada para os vinhos. O facto de ter “ombros” altos e “pescoço” abrupto dificulta a passagem de sedimentos para o copo.

Borgonhesa Originária da região da Borgonha, é das mais antigas. Larga e curta, tem um aspeto mais estilizado, graças a um “pescoço” mais gradual e aos “ombros” em pendente. É o formato escolhido para os vinhos Dão DOC.
Borgonhesa
Originária da região da Borgonha, é das mais antigas. Larga e curta, tem um aspeto mais estilizado, graças a um “pescoço” mais gradual e aos “ombros” em pendente. É o formato escolhido para os vinhos Dão DOC.

Renana Originária da região alemã do Reno, apresenta um formato alongado e estreito, com os “ombros” pendentes.
Renana
Originária da região alemã do Reno, apresenta um formato alongado e estreito, com os “ombros” pendentes.

Alsaciana Originária da região da Alsácia, é a mais alta e delgada. Em Portugal, é usada sobretudo na região dos Vinhos Verdes.
Alsaciana
Originária da região da Alsácia, é a mais alta e delgada. Em Portugal, é usada sobretudo na região dos Vinhos Verdes.

Tamanhos e volumes

Meia-garrafa

com 37,5 cl de capacidade

Garrafa comum

com 75 cl de capacidade

Garrafa magnum com 1,5 L de capacidade

Deixe o seu comentário