FONTE DAS RECEITAS: Teleculinária

VINHOS INCLUÍDOS E JÁ CLASSIFICADOS (clique na referência para verificar):

ngredientes:  12 batatas de fritar médias  1/2 pimento vermelho  1/2 pimento amarelo  220 g de crème fraiche  1 dl de natas  Sal e pimenta q.b.   Preparação: Lave as batatas com a casca, coloque-as num tabuleiro e leve-as ao forno pré-aquecido a 160ºC durante cerca de 45 minutos. Lave os pimentos e asse-os também no forno até ficarem macios. Corte uma “tampa” às batatas, retire-lhes a polpa com ajuda de uma colher, deixando-as inteiras, esmague a polpa com um garfo e deite numa tigela. Pele e pique os pimentos finamente rejeitando-lhes as sementes e junte à tigela. Tempere com sal e pimenta, adicione o crème fraiche e as natas e mexa bem. Adicione mais um pouco de natas se necessário até obter uma textura de puré. Recheie as batatas e leve novamente ao forno, agora a 180ºC, durante 3 minutos. Retire e sirva a acompanhar pratos de peixe ou de carne.

Ingredientes:
12 batatas de fritar médias
1/2 pimento vermelho
1/2 pimento amarelo
220 g de crème fraiche
1 dl de natas
Sal e pimenta q.b.
Preparação:
Lave as batatas com a casca, coloque-as num tabuleiro e leve-as ao forno pré-aquecido a 160ºC durante cerca de 45 minutos. Lave os pimentos e asse-os também no forno até ficarem macios.
Corte uma “tampa” às batatas, retire-lhes a polpa com ajuda de uma colher, deixando-as inteiras, esmague a polpa com um garfo e deite numa tigela. Pele e pique os pimentos finamente rejeitando-lhes as sementes e junte à tigela.
Tempere com sal e pimenta, adicione o crème fraiche e as natas e mexa bem. Adicione mais um pouco de natas se necessário até obter uma textura de puré. Recheie as batatas e leve novamente ao forno, agora a 180ºC, durante 3 minutos. Retire e sirva a acompanhar pratos de peixe ou de carne.

Ingredientes:   800 g de massa folhada  500 g de camarões  1 cenoura  1 cebola  2 dentes de alho  2 colheres (sopa) de leite  1 colher (sopa) de margarina  1 colher (sopa) bem cheia de farinha  1 gema  1 malagueta  1 raminho de salsa  Sal e pimenta q.b.  Farinha para polvilhar   Preparação: Descongele os camarões, descasque-os e coza-os em água temperada de sal e pimenta. Escorra, reserve e deite as cabeças e as cascas para o tacho com a água da cozedura. Descasque e lave a cebola, a cenoura e os dentes de alho, corte tudo em pedaços, junte ao tacho, adicione igualmente um raminho de salsa e a malagueta cortada sem sementes, leve ao lume e deixe ferver durante 20 minutos. Estenda a massa folhada numa bancada polvilhada com farinha, pincele-a com água, dobre-a uma vez e corte-a em quatro círculos grandes. Depois, com um corta massas mais pequeno, corte-lhes um círculo no meio mas sem chegar ao fundo da massa. Disponha num tabuleiro polvilhado com farinha, pincele com a gema previamente misturada com o leite e leve ao forno pré-aquecido a 200ºC até que fiquem cozidos e douradinhos. Retire do forno e, com uma faca, retire-lhes o círculo mais pequeno do meio. Passe o caldo do camarão pelo passador de rede. Noutro tacho ao lume, derreta a margarina, junte a farinha aos poucos e mexendo sempre, acrescente depois 3 dl do caldo do camarão, em fio e mexendo sem parar, e deixe ferver até engrossar. Retire do lume. Reserve metade dos camarões, pique os restantes com uma faca, junte-os ao tacho, adicione um pouco de salsa picada e rectifique os temperos. Divida este creme pelo interior dos folhados, distribua o camarão cozido que reservou e sirva decorado a gosto e com as “tampas” de folhado por cima.

Ingredientes:
800 g de massa folhada
500 g de camarões
1 cenoura
1 cebola
2 dentes de alho
2 colheres (sopa) de leite
1 colher (sopa) de margarina
1 colher (sopa) bem cheia de farinha
1 gema
1 malagueta
1 raminho de salsa
Sal e pimenta q.b.
Farinha para polvilhar
Preparação:
Descongele os camarões, descasque-os e coza-os em água temperada de sal e pimenta. Escorra, reserve e deite as cabeças e as cascas para o tacho com a água da cozedura. Descasque e lave a cebola, a cenoura e os dentes de alho, corte tudo em pedaços, junte ao tacho, adicione igualmente um raminho de salsa e a malagueta cortada sem sementes, leve ao lume e deixe ferver durante 20 minutos.
Estenda a massa folhada numa bancada polvilhada com farinha, pincele-a com água, dobre-a uma vez e corte-a em quatro círculos grandes. Depois, com um corta massas mais pequeno, corte-lhes um círculo no meio mas sem chegar ao fundo da massa. Disponha num tabuleiro polvilhado com farinha, pincele com a gema previamente misturada com o leite e leve ao forno pré-aquecido a 200ºC até que fiquem cozidos e douradinhos. Retire do forno e, com uma faca, retire-lhes o círculo mais pequeno do meio.
Passe o caldo do camarão pelo passador de rede. Noutro tacho ao lume, derreta a margarina, junte a farinha aos poucos e mexendo sempre, acrescente depois 3 dl do caldo do camarão, em fio e mexendo sem parar, e deixe ferver até engrossar. Retire do lume.
Reserve metade dos camarões, pique os restantes com uma faca, junte-os ao tacho, adicione um pouco de salsa picada e rectifique os temperos. Divida este creme pelo interior dos folhados, distribua o camarão cozido que reservou e sirva decorado a gosto e com as “tampas” de folhado por cima.

Ingredientes:  300 g de farinha  200 g de chouriço serrano  50 g de manteiga  6 ovos  2 dl de leite  30 g de fermento em pó  20 g de tomilho  2 colheres (café) de sal  Margarina para untar  Farinha para polvilhar Preparação: Numa tigela, bata as claras em castelo e reserve. Numa tigela à parte, deite as gemas, o leite, a manteiga, o fermento e a farinha e misture muito bem. Adicione também o sal e o tomilho em folhinhas e mexa. Junte então as claras em castelo e envolva. Ligue o forno a 170ºC, barre uma forma com margarina e polvilhe-a com farinha. Corte o chouriço em rodelas finas, reserve algumas rodelas, junte as restantes à massa e envolva. Verta na forma, disponha as rodelas de chouriço que reservou por cima e leve ao forno durante cerca de 30 minutos ou até ficar bem cozido. Espete um palito para verificar, retire do forno, deixe arrefecer, desenforme e sirva cortado em fatias decoradas a gosto. Se levar para o emprego, coma à temperatura ambiente.

Ingredientes:
300 g de farinha
200 g de chouriço serrano
50 g de manteiga
6 ovos
2 dl de leite
30 g de fermento em pó
20 g de tomilho
2 colheres (café) de sal
Margarina para untar
Farinha para polvilhar
Preparação:
Numa tigela, bata as claras em castelo e reserve. Numa tigela à parte, deite as gemas, o leite, a manteiga, o fermento e a farinha e misture muito bem. Adicione também o sal e o tomilho em folhinhas e mexa. Junte então as claras em castelo e envolva.
Ligue o forno a 170ºC, barre uma forma com margarina e polvilhe-a com farinha. Corte o chouriço em rodelas finas, reserve algumas rodelas, junte as restantes à massa e envolva. Verta na forma, disponha as rodelas de chouriço que reservou por cima e leve ao forno durante cerca de 30 minutos ou até ficar bem cozido.
Espete um palito para verificar, retire do forno, deixe arrefecer, desenforme e sirva cortado em fatias decoradas a gosto. Se levar para o emprego, coma à temperatura ambiente.

Ingredientes:  3 colheres (sopa) de azeite  1 alheira  1 morcela cozida  1 chouriço de carne cozido  1 broa  Azeitonas pretas q.b. Preparação: Leve ao lume uma frigideira com o azeite, junte a alheira e deixe-a fritar, em lume muito brando e virando de vez em quando, até ficar bem douradinha. Retire a alheira para um prato. Corte a morcela e o chouriço cozidos em pedaços, junte-os à frigideira com o azeite de fritar a alheira e deixe aquecer bem. Sirva o chouriço, a morcela e a alheira cortada em pedaços acompanhados pela broa cortada em fatias. Decore com azeitonas e um raminho de salsa.

Ingredientes:
3 colheres (sopa) de azeite
1 alheira
1 morcela cozida
1 chouriço de carne cozido
1 broa
Azeitonas pretas q.b.
Preparação:
Leve ao lume uma frigideira com o azeite, junte a alheira e deixe-a fritar, em lume muito brando e virando de vez em quando, até ficar bem douradinha. Retire a alheira para um prato.
Corte a morcela e o chouriço cozidos em pedaços, junte-os à frigideira com o azeite de fritar a alheira e deixe aquecer bem.
Sirva o chouriço, a morcela e a alheira cortada em pedaços acompanhados pela broa cortada em fatias. Decore com azeitonas e um raminho de salsa.

Ingredientes:  1 caixa de gelatina de ananás  1 caixa de gelatina de pêssego  1 lata pequena de pêssego em calda  1 lata pequena de ananás em calda   Preparação: Escorra o ananás e o pêssego (reserve as caldas) e corte-os em pedaços pequenos. Faça a gelatina de ananás e, em separado, a gelatina de pêssego como indicam as embalagens. Junte água fria às caldas até perfazer a medida indicada e adicione-as, respeitando os sabores (calda de ananás para gelatina de ananás e calda de pêssego para a gelatina de pêssego) Passe uma forma rectangular por água fria, espalhe os pedaços de ananás no fundo, verta a gelatina do mesmo sabor e leve ao congelador durante 10 minutos ou até que comece a solidificar. Retire depois, espalhe o pêssego por cima, junte a gelatina do mesmo sabor e leve ao frigorífico até ficar bem solidificado. Depois desenforme cuidadosamente e sirva decorado a gosto.

Ingredientes:
1 caixa de gelatina de ananás
1 caixa de gelatina de pêssego
1 lata pequena de pêssego em calda
1 lata pequena de ananás em calda
Preparação:
Escorra o ananás e o pêssego (reserve as caldas) e corte-os em pedaços pequenos.
Faça a gelatina de ananás e, em separado, a gelatina de pêssego como indicam as embalagens. Junte água fria às caldas até perfazer a medida indicada e adicione-as, respeitando os sabores (calda de ananás para gelatina de ananás e calda de pêssego para a gelatina de pêssego)
Passe uma forma rectangular por água fria, espalhe os pedaços de ananás no fundo, verta a gelatina do mesmo sabor e leve ao congelador durante 10 minutos ou até que comece a solidificar.
Retire depois, espalhe o pêssego por cima, junte a gelatina do mesmo sabor e leve ao frigorífico até ficar bem solidificado. Depois desenforme cuidadosamente e sirva decorado a gosto.