Lojas do Produtor Produtores Turismo Vinhos Vinhos de Lisboa Wines

Quinta da Murta, DOP Bucelas – O vinho de Shakespeare / the wine of Shakespeare

logo

logo

 

Contatos Gerais

 Vera Ribeiro
(+351) 210 155 190
(+351) 932 857 750
(+351) 210 155 193

qmurtageral@hotmail.com

Adega

 Hugo Mendes

(+351) 934 655 976
Quinta da Murta, Estrada Velha do Boição nº 300, 2670-632 Bucelas Portugal

 

 

Bem perto da grande metrópole, a cerca de 20km, encontramos a Quinra da Murta, em Bucelas.

16

É o mais afamado vinho branco português numa zona onde há mais de dois milénios se conserva o terrior, a casta e forma de condução da vinha. Legado deixado pelos Romanos.

5

Shakespeare provou-o e referiu-se ao “Charneco” na sua peça Henrique VI, em 1594. Há mais de cinco séculos que os ingleses conhecem o vinho branco de Bucelas! Bucelas é também vinho de celebração, principalmente no regresso dos marinheiros que andavam nas caravelas a caminho da Índia.

2

Também durante as invasões francesas, o vinho de Bucelas seduziu o Duque de Wellington, além de habitual consumidor, também enviada delicioso néctar para Jorge III, e por aqui permaneceu.

Wine.2

Bucelas tem três grandes vantagens: proximidade a Lisboa, extraordinárias condições de micro-clima para produção principalmente de vinhos brancos de excelência e a casta Arinto que encontrou aqui as condições perfeitas para se poder expressar em toda a sua plenitude. Fica a sugestão de visita a quem reside perto desta área. Vale bem a pena ter um espaço destes assim tão perto.

3

A Quinta da Murta situa-se numa zona encruzilhada de estradas romanas e próximo da fortificação contra as invasões francesas, protegidas pelas tropas Luso-inglesas contra as tropas de Napoleão.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Condições de terroir:

Solo: Calcário e marga vermelho.

Vento: Rodeada de montes, está protegida dos diversos ventos, evitando secura e conservando o fruto fresco.

Clima: Invernos húmidos e frígidos, Verões secos e quentes, originando maturações lentas.

Altitude máxima: 250 m

Os fatores enumerados contribuem para vinhos de frescura crocante, excelente mineralidade e enorme complexidade, tendo em conta as vinhas estarem instaladas em solo fóssil onde se encontram conchas de bivalves marinhos.

 

Casta original e nativa de Bucelas

uva arinto bucelasA Arinto é casta branca autóctone, é cultivada em todo o país com especial destaque na DOP Bucelas, apresentando no geral boa afinidade com os porta-enxertos tradicionais.

Com grande valor do ponto de vista enológico, os vinhos apresentam geralmente uma cor cítrica aberta e boa acidez, com aromas cítricos e por vezes algum mineral, medianamente intensos e com elevada capacidade de envelhecimento.

“Com a idade, estes néctares desenvolvem um bouquet de limão e mineralidade salgada que os tornam únicos. Esta casta, tem a sua máxima expressão no seu terroir natural, Bucelas. Aqui, atingem toda a sua grandiosidade.” ( Fonte: Quinta da Murta )

Uma viticultura tradicional onde se privilegia a bio-dinâmica

Antes da plantação da vinha, há mais de 20 anos atrás, o solo calcário encontrava-se ocupada por arbustos com bagas de murta. O solo foi mexido a 2 metros de profundidade, esterco de cavalo e vaca foram espalhados e enterrados antes do plantio.

A vinha é cultivada naturalmente numa área protegida com respeito à biodiversidade da fauna e flora. Plantada com uma baixa densidade de plantas (4.000 plantas / há) é podada duas vezes, uma durante o inverno e outra na primavera. Usa-se o cordão Royat bilateral como sistema de condução escolhido.

Adubação orgânica e irrigação gota a gota, são reduzidas ao seu nível mais baixo e é usado um sistema de controlo integrado de pragas, privilegiando sempre biodinâmica, permitindo a colheita de alta qualidade e uva aromática a um baixo rendimento de 6t/ha.

A vinha é renovada, com excelência, numa base anual, tendo especial atenção para as necessidades do modelo de condução escolhido. Actualmente, aplica-se estrume de cavalo Lusitano, rua sim rua não, com a finalidade de garantir a saúde da vinha, melhorando a saúde das uvas.
Tudo isto para fazer o melhor vinho da DOC Bucelas.” ( Fonte: Quinta da Murta )

2 Comentários

Deixe o seu comentário