Lojas do Produtor Produtores Turismo Vinhos Vinhos do Tejo Wines

Adega do Cartaxo

logo-ac-cartaxo

Vinho carrascão ?!

Conhece o termo “Carrascão” ? Pois, é um termo injustamente atribuídos aos vinhos saídos desta adega. Ao termo referido no primeiro parágrafo, prefiro chamar “muito encorpado“, aos vinhos produzidos pela Adega do Cartaxo.

ALGUM PORTEFÓLIO

De ano para ano, e fruto de um trabalho de equipa entre o Diretor Geral, Fausto Silva, a responsável de Marketing, Inês Alves, culminando no muito importante enólogo, Eng. Pedro Franco, que além desta função é o coordenador da Câmara de Provadores da CVR do Tejo.

A Adega do Cartaxo é hoje um exemplo de modernidade, ainda com a casa em reparações, mas os seus vinhos conquistam cada vez mais mercados, especialmente além-fronteiras!

Vindimas 2016

A marca Plexus teve uma expansão meteórica, vinhos frisantes de baixo teor alcoólico, mas com um sabor suberbo e boa pressão interior, a rondar os 3,5-5 bar.

Vinhas entre o Barro e o Campo

A Adega do Cartaxo vai voltando aos poucos a conquistar um lugar relevante no quadro da produção nacional de vinhos de qualidade.

Favorecida pelo clima e pela riqueza dos solos, a área vitivinícola do Cartaxo compreende duas zonas com características distintas:

  • o Campo, zona de castas predominantemente brancas,
  • e o Bairro, onde predominam as castas tintas.

Pequena História

Fundada em 1954, a Adega Cooperativa do Cartaxo funcionou até 1974 nas instalações da Junta Nacional do Vinho, hoje convertida no Instituto do Vinho e da Vinha, no Cartaxo.

Há mais de duas décadas, a Adega inaugurou as actuais instalações, onde labora desde então, sempre à procura do reforço da capacidade humana e tecnológica ao serviço da melhor produção vinícola.

4 Comentários

  1. Senhor Cipriano, por acaso ou não eu conheço um vinho pelo mastigar, tive bons professores nessa área. Mas desculpe, o Snr. lançou o repto de carrascão e muito bem. O carrascão do Cartaxo é conhecido em todo o Portugal e não só.

    1. É muito importante para o Clube de Vinhos Portugueses que os seus artigos informam e agradam aos seus leitores. Cumprimentos. Jorge Cipriano

  2. Conheço os Vinhos Bridão, aliás, conheço um dos descendentes dos criadores.
    Realmente associar os Vinhos do Cartaxo ao Vinho Carrascão, é de alguém que parou no tempo.
    Cada vez mais, a qualidade é um factor crescente nesta área e o Bridão é prova disso.
    Portanto, há que ultrapassar esse passado e aproveitar o que este presente oferece a pensar num futuro sustentável e de enorme potencial.
    Ps: também bebo vinhos caseiros, biológicos, para os lados de Vila Chã de Ourique. Maravilha!
    João Bárbara

    1. O termo que empreguei, “Carrascão” foi uma provocação propositada. Os vinhos a mastigar, pouca gente conhece verdadeiramente.

Deixe o seu comentário