Vinhos Wines

Aromas do Vinho ( D, E )

aromas

Aromas do Vinho, letras D e E.

Damasco Um dos aromas frutados mais delicados que um vinho pode apresentar. É mais frequente nos vinhos brancos, sobretudo quando são ricos em açúcares.
Damasco
Um dos aromas frutados mais delicados que um vinho pode apresentar. É mais frequente nos vinhos brancos, sobretudo quando são ricos em açúcares.

Dissolvente Odor desagradável que recorda a acetona que se utiliza para eliminar o verniz das unhas. Aparece em certos vinhos que desenvolveram excessiva acidez volátil (acetato de etilo, vinagre).
Dissolvente
Odor desagradável que recorda a acetona que se utiliza para eliminar o verniz das unhas. Aparece em certos vinhos que desenvolveram excessiva acidez volátil (acetato de etilo, vinagre).

Doces de fruta Odor frutado que aparece nos vinhos maduros (brancos, rosados ou tintos) e que evoca o das marmeladas e frutas que foram cozidas durante muito tempo, com características aromáticas muito concentradas devido à cozedura.
Doces de fruta
Odor frutado que aparece nos vinhos maduros (brancos, rosados ou tintos) e que evoca o das marmeladas e frutas que foram cozidas durante muito tempo, com características aromáticas muito concentradas devido à cozedura.

Ébano Aroma a madeira resinosa, característico dos vinhos envelhecidos em barricas de madeira verde, pouco queimada.
Ébano
Aroma a madeira resinosa, característico dos vinhos envelhecidos em barricas de madeira verde, pouco queimada.

Enxofre Odor químico que recorda o do anidrido sulfuroso (aroma de enxofre, enxofrado).
Enxofre
Odor químico que recorda o do anidrido sulfuroso (aroma de enxofre, enxofrado).

Erva-cidreira Odor floral parecido com o do limão, mas mais silvestre e mais vegetal, que recorda o da erva-cidreira, da verbena odorífica, etc.
Erva-cidreira
Odor floral parecido com o do limão, mas mais silvestre e mais vegetal, que recorda o da erva-cidreira, da verbena odorífica, etc.

Espargo Odor vegetal característico de alguns vinhos brancos.
Espargo
Odor vegetal característico de alguns vinhos brancos.

Especiaria Odor e sabor a especiarias (pimenta, cravo, cominho, etc.). O carvalho dá aos vinhos aromas a especiarias e baunilha.
Especiaria
Odor e sabor a especiarias (pimenta, cravo, cominho, etc.). O carvalho dá aos vinhos aromas a especiarias e baunilha.

Espinheiro-alvar Odor floral e muito suave, delicado e sustentado, que evoca o que é exalado pelas flores desta espécie botânica.
Espinheiro-alvar
Odor floral e muito suave, delicado e sustentado, que evoca o que é exalado pelas flores desta espécie botânica.

Espinheiro-branco Aroma aldeídico e floral muito delicado que recorda esta rosácea de cor branca, que nasce num arbusto espinhoso, muito espalhado em matagais. Quando aparece em vinhos tintos, costuma misturar-se com a violeta, a amora e a framboesa.
Espinheiro-branco
Aroma aldeídico e floral muito delicado que recorda esta rosácea de cor branca, que nasce num arbusto espinhoso, muito espalhado em matagais. Quando aparece em vinhos tintos, costuma misturar-se com a violeta, a amora e a framboesa.

Eucalipto Odor vegetal, balsâmico, resinoso, que evoca o agradável aroma das folhas de eucalipto
Eucalipto
Odor vegetal, balsâmico, resinoso, que evoca o agradável aroma das folhas de eucalipto

Deixe o seu comentário