Vinhos Wines

Aromas do Vinho ( A – B )

aromas

Sabia que existem centenas de aromas que pode encontrar num vinho?

 

São inúmeras as sensações e sugestões de aromas quando degustamos um vinho, sendo que neste campo temos os sentidos olfativos e gustativos.

aromas

 

Dado serem inúmeras as sensibilidades, irei dividir alfabeticamente toda esta lista de impactos ao saborearmos um vinho.

 

 

Abrunho Aroma a caroço de fruta que recorda o da aguardente de abrunho.
Abrunho
Aroma a caroço de fruta que recorda o da aguardente de abrunho.

 

 

Acácia, flor de Aroma floral que se encontra em alguns brancos muito delicados.
Acácia, flor de
Aroma floral que se encontra em alguns brancos muito delicados.

Açafrão Aroma a especiarias, que recorda o açafrão.
Açafrão
Aroma a especiarias, que recorda o açafrão.

Alcachofra Aroma desagradável, ácido e acre, que lembra esta verdura. O aroma que se percebe na degustação é o que se produz ao cozer a alcachofra.
Alcachofra
Aroma desagradável, ácido e acre, que lembra esta verdura. O aroma que se percebe na degustação é o que se produz ao cozer a alcachofra.

Alcaçuz Aroma amadeirado e doce que se detecta em grandes vinhos de estágio. É mais frequente em vinhos tintos nobres; mas pode, por vezes, detectar-se em vinhos licorosos.
Alcaçuz
Aroma amadeirado e doce que se detecta em grandes vinhos de estágio. É mais frequente em vinhos tintos nobres; mas pode, por vezes, detectar-se em vinhos licorosos.

Alcanfor Odor picante e vegetal, que aparece em certos vinhos elaborados com uvas muito ricas em componentes terpénicas.
Alcanfor
Odor picante e vegetal, que aparece em certos vinhos elaborados com uvas muito ricas em componentes terpénicas.

Alcatrão Odor fumado e torrefacto que se detecta em alguns tintos muito profundos e maduros.
Alcatrão
Odor fumado e torrefacto que se detecta em alguns tintos muito profundos e maduros.

Alfarroba Aroma adocicado e torrefacto, rústico como a alfarroba, que caracteriza certos vinhos doces ou brandies.
Alfarroba
Aroma adocicado e torrefacto, rústico como a alfarroba, que caracteriza certos vinhos doces ou brandies.

Alfavaca Odor picante que evoca esta planta e que recorda a mistura da sálvia e do tomilho.
Alfavaca
Odor picante que evoca esta planta e que recorda a mistura da sálvia e do tomilho.

Alho Aroma e sabor indesejáveis que podem aparecer em vinhos que foram submetidos a uma má vinificação e aos que se acrescentou, como conservante, um excesso de ácido sórbico.
Alho
Aroma e sabor indesejáveis que podem aparecer em vinhos que foram submetidos a uma má vinificação e aos que se acrescentou, como conservante, um excesso de ácido sórbico.

Balsâmico Aroma resinóide que pode ser devido à variedade, às características do terreno, ou ao estágio (incenso, cedro, pinho, cânfora, etc.).
Balsâmico
Aroma resinóide que pode ser devido à variedade, às características do terreno, ou ao estágio (incenso, cedro, pinho, cânfora, etc.).

Baunilha Odor balsâmico descoberto em numerosos vinhos, que recorda o perfume da baunilha, com origem num éster proveniente de um aldeído fenol ou da baunilha (aldeído também conhecido com o nome de vanilina). A madeira de carvalho das barricas pode dar compostos baunilhados em combinação com os polifenóis do vinho.
Baunilha
Odor balsâmico descoberto em numerosos vinhos, que recorda o perfume da baunilha, com origem num éster proveniente de um aldeído fenol ou da baunilha (aldeído também conhecido com o nome de vanilina). A madeira de carvalho das barricas pode dar compostos baunilhados em combinação com os polifenóis do vinho.

Benzol Odor que recorda o de um dissolvente ou de um verniz.
Benzol
Odor que recorda o de um dissolvente ou de um verniz.

Deixe o seu comentário