LOGO SANGUINHAL

Com o apoio

Com o apoio

Morada:     Quinta das CerejeirasLOJAS
                     Apartado 5 
                     2544-909 BombarralBombarral (foto loja)
Telefone:     (+351) 262 609 190Morada:     Quinta das Cerejeiras
Fax:              (+351) 262 609 191Telefone:     (+351) 262 609 197
Email:           info@vinhos-sanguinhal.ptHorário:      2ª a 6ªfeira das 10-13h e das 14-18:30h                     
                      Sábados  das 10-18h
ENOTURISMO / EVENTOS                     Domingos e Feriados das 11-13h e das 14-18h
 Lisboa
Telefone:    (+351) 262 609 190Morada:   Garrafeira Internacional
Tlm:             (+351) 914 493 231                   Rua da Escola Politécnica, 15/17
Email:          enoturismo@vinhos-sanguinhal.ptTelefone:  (+351) 213 476 292
                     eventos@vinhos-sanguinhal.pt 

ROTEIROS

(clique nos mapas para ampliar)

O manancial de história que constitui o Roteiro inteiro ao dispor do visitante da Companhia Agrícola do Sangiunhal, é algo único. Que nos remete ao passado. À história de uma das primeiras empresas a apostar no Enoturismo atualmente muito em voga e tudo contado pelo Sr. Carlos João Pereira da Fonseca, neto de Abel Pereira da Fonseca, nome incontornável no mundo dos vinhos, principalmente na área da Região dos Vinhos de Lisboa! Foi-me reproduzido de forma fiel todo o roteiro que o visitante poderá usufruir ao visitar esta enorme estrutura.

25 anos de Enoturismo! 6000 visitantes/ano. Dois séculos de história! Prensas na Quinta do Sanguinhal de 1871! Uma prensa hidráulica de esgotamento, das primeiras utilizadas em Portugal! A isto tudo junta-se cultura! Sim, Fernando Pessoa era assíduo frequentador do edifício situado no Poço do Bispo, em Lisboa, conhecido e amigo do meu interlocutor de hoje!

(clique nas fotos para ampliar)

E aqui existe um conceito único! Visitante e não turista, conforme o Sr. Carlos João fez questão de referir. quem visita não constitui um número, mas um visitante, e um visitante é um convidado, alguém que gostamos de acolher e dar tudo o que temos de melhor. Nada como a Companhia Agrícola do Sanguinhal! Prémio de Enoturismo 2013 pela Revista de Vinhos com nota máxima de 20!

DSC01524

FALEMOS ENTÃO DAS COMPONENTES DA OFERTA ENOTURÍSTICA DO SANGUINHAL!

QUINTA DAS CEREJEIRAS

A Quinta das Cerejeiras é adquirida pelo Sr. Abel Pereira da Fonseca em 1911. O edifício que é no fim de contas o rosto da quinta, constitui um palacete projetado pelo arquiteto em voga na altura, Nobre Júnior, igualmente responsável pelo projeto que ainda hoje se veêm no Poço do Bispo em Lisboa, os armazéns da Abel Pereira da Fonseca!

(clique para ampliar)

O palacete, e conforme o Sr. Carlos João me referiu, apenas é aberto o seu interior a grupos temáticos, como escolas de arquitetura, artes, etc.

“No Bombarral, deixou uma traça de “estilização portuguesa”, irmanada com a actividade económica característica da região e do seu proprietário; para o efeito, serviu-se do repertório formal de beirais, espaços alpendrados, floreiras, janelas de pequenos vidros e azulejos, num conjunto animado pela multiplicidade de corpos e telhados desnivelados.
A moradia seria palco para actuação de outros reconhecidos artistas da capital: a oficina de vitrais de Ricardo Leone; e José António Jorge Pinto, autor dos azulejos da fachada, onde putti brincam entre cachos de uva e folhas de videira, e do interior, que ilustram o fabrico do vinho.” (FONTE: Gazeta das Caldas)

E aqui começa um roteiro!

No espaço contíguo fica situada a Wineshop, que além de poder adquirir vinhos, poderá ser dada ao visitante a possibilidade de efetuar algumas provas!

DSC01500

Tudo com um acolhimento de excel~encia, pessoal muito bem preparado, e até para o visitante expontâneo, que aparece sem avisar!

(clique para ampliar)

E muito mais haveria a contar, mas terá que ser o leitor o próximo visitante a descobrir!


QUINTA DO SANGUINHAL

A visita a esta quinta constitui um regresso a um passado mais contemporâneo! História de inovação para a época com prensas do século XIX e uma prensa hidráulica bastante antiga de inícios do século XX.

PROGRAMA:

Visita à antiga destilaria, lagar com 5 prensas de fuso e vara (1871) e cave de envelhecimento com 36 tonéis;
Visita às vinhas e passeio pelos jardins do séc. XIX da casa de família;

Prova de 7 vinhos (2 vinhos brancos, 1 vinho rosé, 3 vinhos tintos, 1 vinho licoroso)

As visitas deverão ser previamente marcadas podendo ser realizadas em várias línguas (Inglês, Francês, e Alemão)

E o tempo parou realmente aqui. Em conversas diversas, muito mais haveria a falar, certo, Sr. Carlos João Pereira da Fonseca? Melhor assim. Sempre não se esgota assunto e haverão mais motivos para nos juntarmos.

JARDINS E VINHA

(clique para ampliar)

DESTILARIA

(clique para ampliar)

OUTROS RECANTOS

E por aqui me fico em termos de texto. Se despertei a curiosidade, fica aqui o convite! Venha até à Companhia do Sangiunhal!


RESUMO DO ROTEIRO ORGANIZADO

QUINTA DAS CEREJEIRAS: Wineshop e provas;

QUINTA DO SANGUINHAL: Visita à quinta no programa já mencionado.


ALGUM PORTEFÓLIO