Adega Mãe - Sociedade Agrícola, LDA Estrada Municipal 554 - Fernandinho 2565-841 // Ventosa // Torres Vedras Portugal T. 00351 261 950 100 F. 00351 261 958 626 E. geral@adegamae.pt S. www.adegamae.pt

Adega Mãe – Sociedade Agrícola, LDA
Estrada Municipal 554 – Fernandinho
2565-841 // Ventosa // Torres Vedras
T. 00351 261 950 100
F. 00351 261 958 626
E. geral@adegamae.pt
S. www.adegamae.pt

Antes de começar este artigo, tenho que enaltecer o brilhantismo com que o Diogo Lourenço conduziu a minha visita à Adega Mãe. Mostrou competência, conhecimento e que é a pessoa certa, no emergente mercado do Enoturismo.

EDIFÍCIO

Todos os amantes de vinhos e visitantes por este país fora devem vir aqui.

A Adega Mãe é um caso de sucesso meteórico e de rápido crescimento. Tanto mais inserido num DOC difícil como o de Torres Vedras, principalmente devido à imagem deixada no passado. Posso afirmar que se trata duma lufada de ar fresco!

VINHAS

Com perto de 50 hectáres de vinha, a grande diversidade de gamas e engarrafamento já patenteados mostram uma grande dinâmica e uma enorme vontade de deixar também a sua marca.
Pertencente ao Grupo Riberalves, é Bernardo Alves quem principalmente toma as rédeas da Adega Mãe, nome atribuído em homenagem à Sra. Da. Manuela Alves.

PORTEFÓLIO

Assim daqui saem 3 linhas mestras de produtos: Adega Mãe (em homenagem à Matriarca da família Alves e esposa do Sr. João Alves), Dory (pequenas embarcações que eram utilizados na faina do bacalhau) e Pinta Negra (alguém que nos entende sempre, vinhos simples e simpáticos).

O projeto do Grupo é relativamente recente, tem menos de 5 anos, mas a sua evolução não estranha: equipa enológica competente encabeçada com a enorme experiência do Engº Anselmo Mendes e a Direção Geral assumida por Bernardo Alves.

Enólogos  Anselmo Mendes e Diogo Da Fonseca Lopes

Enólogos Anselmo Mendes e Diogo Da Fonseca Lopes

A dupla que comanda a enologia, Engºs Anselmo Mendes e Diogo Lopes, iniciaram a odisseia do projeto vinícola da Adega Mãe, com resultados palpáveis e uma notável coordenação de toda a restante equipa da Adega Mãe que trabalha qual roda dentada.

Dados do terroir

Clima: Mediterrânico com marcada influência atlântica, mas protegidos dos ventos pela Serra do Socorro que se vê desde o edifício.
Solos: Argilo-calcários.
Castas: Dentro da Região de Lisboa, é o DOC com maior apetência para produção de vinhos brancos de qualidade, facto este que me foi indicado por Diogo Lourenço, sendo esta a grande aposta da Adega Mãe, apesar do plantio de vinha ser paritário entre castas brancas e tintas. Castas brancas: Sauvignon Blanc, Chardonnay, Arinto, Viosinho, Viognier, Riesling e Alvarinho; Castas tintas: Aragonez, Caladoc, Alicante Bouschet e Syrah.
Vinhas: Implantadas em encostas com ligeira inclinação para poente. Significa boa exposição ao sol em fase de maturação.

ENOTURISMO

O enoturismo começa a ser um ponto forte da Adega Mãe. Com uma muito bem equipada sala de provas idealizada pelo Engº Mário Louro, uma sala de eventos bastante bem equipada e com uma vista deslumbrante sobre o meio envolvente, uma loja, excelente atendimento por profissionais, zona de lazer entre outras coisas.

CAVES

Posteriormente serão efetuadas provas de cujas notas serão publicadas, assim como menus completos com receitas de grandes chefes, como já vem sendo hábito no Clube de Vinhos Portugueses. Até lá, desfrutem destes excelentes vinhos!