Távora-Varosa Vinhos Wines

REGIÕES VITIVINÍCOLAS PORTUGUESAS – TÁVORA VAROSA: DOP TÁVORA VAROSA E IGP TERRAS DE CISTER

TÁVORA VAROSA
MAPA DA REGIÃO DE TÁVORA VAROSDA (clique para ampliar)
MAPA DA REGIÃO DE TÁVORA VAROSDA
(clique para ampliar)

DOP TÁVORA VAROSA

DOPTVAG

DOPTVCASTAS E CORG

DOPTVCARACT

IGP TERRAS DE CISTER

CASTAS

IGPRCCASTAS

Fazendo fronteira entre as regiões “Duriense” e das “Terras do Dão”, encontramos a IG “Terras de Cister” e a DO “Távora-Varosa” que sendo uma região de pequena dimensão, é todavia muito relevante na produção de espumantes, embora também nela se produzam vinhos brancos frescos e tintos suaves.
A região que fica situada no sopé das encostas da Serra da Nave, entre os rios Paiva e Távora, apresenta vestígios de ocupação humana desde a proto-história e por ela passaram Romanos, Suevos e Visigodos, tendo sido escolhida pelos Monges de Cister para aí construírem alguns dos mais belos exemplares arquitetónicos cistercienses como é o caso do Mosteiro de S. João de Tarouca, o primeiro da Península Ibérica, construído no século XII.

As suas condições edafo-climáticas únicas, de solos predominantemente graníticos e pobres em calcário, por vezes xistosos com erosão acentuada e ácidos e clima temperado continental e seco, com Invernos rigorosos, fazem com que esta região seja privilegiada na produção de vinho.

Relativamente aos vinhos brancos, a natural acidez, o intenso aroma e o carácter citrino, brilhante e fresco, permitem realçar a sua qualidade, mas de igual modo, os vinhos tintos, vêm buscar essa delicadeza no aroma e nobreza do corpo, alcançando excelentes aromas com o tempo.


GALERIA

3 Comentários

  1. Excelente artigo com muita informação e abundantes explicativas imagens. Cheguei aqui procurando informação sobre o tinto e branco de Malhadinhas. Sempre procuro informação quando acho um bom vinho a preço acessível. Compro umas 2 caixas para ir degustando da minha pequena adega. Isso foi há um ano (2019), e guardei o artigo no navegador e estou lendo novamente. Só me arrependo de não ter comprado mais do Malhadinhas.
    Moro em São Paulo onde podem se conseguir vinhos de todas partes do mundo. Invasão aparte dos vinhos chilenos. Tenho experimentado vários portugueses de preço razoavel (não considero pagar caro por vinho) e é o Malhadinhas o qual foi para a adega.
    Passo a dica pata a Sra Távora. Se consegue coisa boa a bom preço no Assai. Vale a pena comprar por caixa qdo a gente bate com um bom vinho.
    Obrigado ao articlista.

  2. Adorei achar essa página sou uma Távora e estou feliz de ver tudo aqui nesta pagina,magnifico não conhecia o vinho ou espumante Távora nem nunca provei não sabia,vi o mapa o Rio Távora muito bacana tudo isso,moro no Brasil aqui não sei onde achar o nosso produto se tem onde comprar,amoo vinhos,espumantes,uma boa bebida é tudo de bom saborea,parabens essa excelente página a voce que escreveu tudo isso com muito carinho sobre todos,gostaria de saber se caso aqui no Brasil tem onde compra-lo onde encontrar,grato. Maria Lúcia Távora Guedes,meu esposo é Portugues de Chaves também te vinhas.

    1. Viva, agradecidos pelo comentário, é muito importante para a equipa do Clube de Vinhos Portugueses o feedback dos nossos seguidores. Tenha uma boa semana e bons vinhos!

Deixe o seu comentário