Estremadura Vinhos Vinhos de Lisboa Wines

GASTRONOMIA NA REGIÃO OESTE

Torres Vedras
Para 12 pessoas

300 g de rissol; 200 g de redenho; 1 cebola grande; 3 dentes de alho; 1 ramo de salsa; 1,5 kg de figado de porco; 500 g de baço de porco; 1 litro de água-pé branca; 300 g de sangue cozido; 2 colheres de sopa de colorau; sal; pimenta; vinagre

Cortam-se em bocados o rissol (gordura que envolve as tripas do porco) e o redenho (véu de porco) e levam-se a derreter em lume brando até se obterem torresmos secos e bem loiros. Retiram-se com uma escumadeira e, na gordura que ficou, aloiram-se a cebola, os dentes de alho e a salsa picada.
Entretanto, têm-se cortados o figado e o baço em pedaços regulares e pequenos. Juntam-se ao refogado, mexe-se e rega-se tudo com a água -pé, que deve ser de boa qualidade. Deixa-se ferver durante cerca de 10 minutos. Junta-se então o sangue esfarelado, os terresmos e tempera-se com sal, pimenta e colorau. Leva-se a apurar em lume muito brando. Rectifica-se o paladar e, se for necessário, junta-se um pouco de vinagre.
Acompanha-se com fatias de pão de milho.


PRATOS APRESENTADOS

PEIXES  
Caldeirada à Moda da Nazaré Quinta de S. Francisco Branco 2013
Salada de Bacalhau Assado com Pimentos Quinta das Cerejeiras Reserva Branco 2013
CARNES  
Cachola de Porco Quinta de S. Francisco tinto 2011
Arroz de Matança Quinta das Cerejeiras Reserva Tinto 2008
SOBREMESAS  
Pão-de-ló do Painho Quinta de S.Francisco Licoroso Doce
Bolo de Pêra Rocha Quinta de S.Francisco Licoroso Doce

 

Caldeirada à Moda da Nazaré

 

Ingredientes: Para 8 a 10 pessoas * 12 sardinhas * 1 kg de lulas * 1 kg de safio * 1 kg de cação * 1 kg de cantaril * 500 g de raia * 12 enguias (finas) * 1 kg de batatas * 1 kg de cebolas * 500 g de tomate * 2 pimentos * 2 dl de azeite * 2 colheres de sopa de banha * 7,5 dl de vinho branco * 3 dentes de alho * 1 ramo de salsa * sal * 1 colher de sopa de colorau * 2 malaguetas picantes (piripiri) * 2 folhas de louro Confecção: Cortam-se as cebolas e os alhos às rodelas e colocam-se num tacho de barro com o azeite, a banha, o tomate em bocados, as folhas de louro cortadas ao meio e os pimentos às tiras. Junta-se um ramo de salsa e deixa-se refogar. Enquanto o refogado apura, cortam-se os peixes grandes em postas e amanham-se as restantes espécies. Dispõem-se as lulas sobre o refogado e, depois, em camadas, os peixes cortados alternados com rodelas de batata. Polvilham-se as diferentes camadas de peixe com colorau e bocadinhos de piripiri. Por fim introduzem-se as sardinhas e rega-se tudo com o vinho. Tapa-se o tacho e deixa-se cozer a caldeirada sem nunca se mexer, agitando apenas o tacho. A caldeirada é servida no tacho em que foi cozinhada.
Ingredientes:
Para 8 a 10 pessoas
* 12 sardinhas
* 1 kg de lulas
* 1 kg de safio
* 1 kg de cação
* 1 kg de cantaril
* 500 g de raia
* 12 enguias (finas)
* 1 kg de batatas
* 1 kg de cebolas
* 500 g de tomate
* 2 pimentos
* 2 dl de azeite
* 2 colheres de sopa de banha
* 7,5 dl de vinho branco
* 3 dentes de alho
* 1 ramo de salsa
* sal
* 1 colher de sopa de colorau
* 2 malaguetas picantes (piripiri)
* 2 folhas de louro
Confecção:
Cortam-se as cebolas e os alhos às rodelas e colocam-se num tacho de barro com o azeite, a banha, o tomate em bocados, as folhas de louro cortadas ao meio e os pimentos às tiras.
Junta-se um ramo de salsa e deixa-se refogar.
Enquanto o refogado apura, cortam-se os peixes grandes em postas e amanham-se as restantes espécies.
Dispõem-se as lulas sobre o refogado e, depois, em camadas, os peixes cortados alternados com rodelas de batata.
Polvilham-se as diferentes camadas de peixe com colorau e bocadinhos de piripiri.
Por fim introduzem-se as sardinhas e rega-se tudo com o vinho. Tapa-se o tacho e deixa-se cozer a caldeirada sem nunca se mexer, agitando apenas o tacho.
A caldeirada é servida no tacho em que foi cozinhada.

 

Salada de Bacalhau Assado com Pimentos

 

 

 

Ingredientes: Para 4 pessoas * 4 postas de bacalhau (pequenas) ; * 4 pimentos grandes ; * 4 dentes de alho ; * 2 dl de azeite ; * sal ; * pimenta ; * vinagre Confecção: Demolha-se o bacalhau durante 48 horas. Lava-se e enxuga-se bem. Pincela-se com azeite e leva-se a assar na brasa. Lavam-se e assam-se os pimentos. Picam-se finamente os alhos para uma saladeira. Desmancham-se as postas de bacalhau em lascas e colocam-se na saladeira, alternando com os pigmentos já pelados e cortados ás tiras. Rega-se com o azeite, rectifica-se o sal e tempera-se com pimenta. Querendo, pode juntar-se um pouco de vinagre. fonte: Editorial Verbo
Ingredientes:
Para 4 pessoas
* 4 postas de bacalhau (pequenas) ;
* 4 pimentos grandes ;
* 4 dentes de alho ;
* 2 dl de azeite ;
* sal ;
* pimenta ;
* vinagre
Confecção:
Demolha-se o bacalhau durante 48 horas. Lava-se e enxuga-se bem. Pincela-se com azeite e leva-se a assar na brasa.
Lavam-se e assam-se os pimentos. Picam-se finamente os alhos para uma saladeira.
Desmancham-se as postas de bacalhau em lascas e colocam-se na saladeira, alternando com os pigmentos já pelados e cortados ás tiras.
Rega-se com o azeite, rectifica-se o sal e tempera-se com pimenta.
Querendo, pode juntar-se um pouco de vinagre.
fonte: Editorial Verbo

Cachola de Porco

qsft
Torres Vedras Para 12 pessoas 300 g de rissol; 200 g de redenho; 1 cebola grande; 3 dentes de alho; 1 ramo de salsa; 1,5 kg de figado de porco; 500 g de baço de porco; 1 litro de água-pé branca; 300 g de sangue cozido; 2 colheres de sopa de colorau; sal; pimenta; vinagre Confeção: Cortam-se em bocados o rissol (gordura que envolve as tripas do porco) e o redenho (véu de porco) e levam-se a derreter em lume brando até se obterem torresmos secos e bem loiros. Retiram-se com uma escumadeira e, na gordura que ficou, aloiram-se a cebola, os dentes de alho e a salsa picada. Entretanto, têm-se cortados o figado e o baço em pedaços regulares e pequenos. Juntam-se ao refogado, mexe-se e rega-se tudo com a água -pé, que deve ser de boa qualidade. Deixa-se ferver durante cerca de 10 minutos. Junta-se então o sangue esfarelado, os terresmos e tempera-se com sal, pimenta e colorau. Leva-se a apurar em lume muito brando. Rectifica-se o paladar e, se for necessário, junta-se um pouco de vinagre. Acompanha-se com fatias de pão de milho.

Arroz de Matança

 

Torres Vedras Para 6 a 8 pessoas 1 lingua de porco; 1 coração de porco; 1,2 kg de entrecosto; vinagre; molho de carne assada; 600 g a 800 g de arroz (100 g por pessoa); sal Preparam-se e lavam-se muito bem a lingua e o curação. O entrecosto é lavado com vinagre. Cozem-se estas carnes em água e sal. Mede-se, lava-se e escorre-se o arroz. Toma-se três vezes o volume do arroz de água de cozer as carnes. Junta-se-lhe o molho de carne assada. Deixa-se levantar fervura e introduz-se o arroz, que não deve ficar muito solto mas um pouco molhado. adiciona-se um «golpe» de vinagre e serve-se em travessa de barro, dispondo por cima as carnes cortadas em bocados.
Torres Vedras
Para 6 a 8 pessoas
1 lingua de porco; 1 coração de porco; 1,2 kg de entrecosto; vinagre; molho de carne assada; 600 g a 800 g de arroz (100 g por pessoa); sal
Preparam-se e lavam-se muito bem a lingua e o curação. O entrecosto é lavado com vinagre. Confeção: Cozem-se estas carnes em água e sal.
Mede-se, lava-se e escorre-se o arroz. Toma-se três vezes o volume do arroz de água de cozer as carnes. Junta-se-lhe o molho de carne assada. Deixa-se levantar fervura e introduz-se o arroz, que não deve ficar muito solto mas um pouco molhado. adiciona-se um «golpe» de vinagre e serve-se em travessa de barro, dispondo por cima as carnes cortadas em bocados.

Pão-de-ló do Painho

Ingredientes: * 9 ovos * 200 g de açúcar * farinha. Juntam-se 6 gemas e mais 3 ovos inteiros com o açúcar, batendo por 10 min. a cada adição do ovo. Peneira-se a farinha e incorpora-se directamente na massa, mas sem bater. Forra-se a forma com papel de chá, leva-se ao forno e bate-se levemente nas paredes desta, voltando-se a colocá-la no forno, para que o pão-de-Ló fique “molhado” no interior, parecendo, assim, que está recheado com ovos moles.
Ingredientes:
* 9 ovos
* 200 g de açúcar
* farinha.
Juntam-se 6 gemas e mais 3 ovos inteiros com o açúcar, batendo por 10 min. a cada adição do ovo. Peneira-se a farinha e incorpora-se directamente na massa, mas sem bater. Forra-se a forma com papel de chá, leva-se ao forno e bate-se levemente nas paredes desta, voltando-se a colocá-la no forno, para que o pão-de-Ló fique “molhado” no interior, parecendo, assim, que está recheado com ovos moles.

Bolo de Pêra Rocha

Ingredientes: * 9 ovos * 200 g de açúcar * farinha. Juntam-se 6 gemas e mais 3 ovos inteiros com o açúcar, batendo por 10 min. a cada adição do ovo. Peneira-se a farinha e incorpora-se directamente na massa, mas sem bater. Forra-se a forma com papel de chá, leva-se ao forno e bate-se levemente nas paredes desta, voltando-se a colocá-la no forno, para que o pão-de-Ló fique “molhado” no interior, parecendo, assim, que está recheado com ovos moles.
Ingredientes:
* 9 ovos
* 200 g de açúcar
* farinha.
Juntam-se 6 gemas e mais 3 ovos inteiros com o açúcar, batendo por 10 min. a cada adição do ovo. Peneira-se a farinha e incorpora-se directamente na massa, mas sem bater. Forra-se a forma com papel de chá, leva-se ao forno e bate-se levemente nas paredes desta, voltando-se a colocá-la no forno, para que o pão-de-Ló fique “molhado” no interior, parecendo, assim, que está recheado com ovos moles.


Ingredientes:

* ovos
* farinha
* manteiga
* erva doce Pêra Rocha

De produção artesanal, o bolo de pêra Rocha da Zira surge por proposta de diversas entidades da Região Oeste, com a intenção de obter um doce que represente e ajude a divulgar esta qualidade de pêra exclusiva da região.
Experimentado, pela primeira vez, na Festa das Adiafas do Cadaval, em Outubro de 2003, aconselhamos a sua degustação.

 

2 Comentários

Deixe o seu comentário