Vinhos Wines

CONCURSO INTERNACIONAL “SELEZIONE DEL SINDACO” IRÁ DECORRER EM OEIRAS

LA SELEZIONE DEL SINDACO
OEIRAS, 29, 30 e 31 de Maio de 2015
Palácio Marquês de Pombal
LA SELEZIONE DEL SINDACO OEIRAS, 29, 30 e 31 de Maio de 2015 Palácio Marquês de Pombal
LA SELEZIONE DEL SINDACO
OEIRAS, 29, 30 e 31 de Maio de 2015
Palácio Marquês de Pombal

Pela primeira vez, o Concurso Internacional de Vinhos “Selezione del Sindaco” vai ser realizado fora de Itália, cabendo ao município de Oeiras a honra de o acolher entre os dias 29, 30 e 31 de maio.

Enólogos, técnicos de vinho, provadores, sommeliers e jornalistas da especialidade de várias nacionalidades, num total de cerca de uma centena de pessoas, estarão em Oeiras de 29 a 31 de Maio na XIV edição do prestigiado Concurso Internacional “LA SELEZIONE DEL SINDACO” o qual se realiza pela 1ª vez fora de Itália. Dentro do mundo dos concursos de vinhos, o “Selezione del Sindaco” ou a “Selecção do Presidente da Câmara” é o único concurso que prevê a participação conjunta de produtores e de municípios onde os vinhedos estão localizados, sendo que a participação é limitada a vinhos de qualidade (DOCG, DOC, IGT).

Este slideshow necessita de JavaScript.

Por sugestão da Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), escolhida para receber este certame pelas entidades que tradicionalmente o organizam – RECEVIN (Rede Europeia das Cidades do Vinho) e Associação Nacional “Cittá del Vino”, recaiu no Município de Oeiras a responsabilidade de acolher as provas principais do Concurso.

Palácio Marquês de Pombal
Palácio Marquês de Pombal, Oeiras

Determinantes para tal escolha foram a centralidade de Oeiras e a beleza do Palácio Marquês de Pombal, local onde decorrerá este certame. E decisivo terá sido o facto do Município de Oeiras ter sido agraciado na edição de 2012 com a Grande Medalha de Ouro no “Selezione del Sindaco”.

Três outros objectivos deste concurso são o reconhecimento dos vinhos espumantes mais característicos provenientes das diferentes regiões europeias; a valorização dos vinhos ecológicos/biológicos e o apoio a dar aos Presidentes dos Municípios com vocação vitivinícola no seu papel de líderes do desenvolvimento económico local.

Destaque, nesta edição do “Sindaco”, para o “país convidado” – Brasil – e para uma programação que inclui um conjunto de actividades, tais como a realização de um Concurso de Rótulos, de um concurso de fotografia “A Melhor Paisagem” e de um outro sobre “A Melhor Adega”.
Haverá ainda lugar para uma exposição de rolhas e para um simpósio sobre a importância da cortiça na indústria vinícola, no âmbito da “FICOR 2015”, em Coruche. Ainda em Oeiras, será organizada uma “Festa de Vinhos Europeus” nos dias 5, 6 e 7 de Junho de 2015.

Exposição Universal de Milão
Por último, saliente-se que a cerimónia de atribuição dos prémios do presente concurso decorrerá nos primeiros dez dias do próximo mês de Julho integrada na programação da Exposição Universal de Milão.

 

Deixe o seu comentário